sábado, 4 de julho de 2020

Do Aeroporto de Marraquexe para o centro da cidade

Do Aeroporto de Marraquexe para o centro da cidade
Marraquexe

Como ir do Aeroporto de Marraquexe Menara para o centro da cidade


Aeroporto de Marraquexe Menara fica a cerca de 8 km do centro da cidade. A única opção de transporte público no aeroporto é um serviço de autocarro frequente. No entanto, muitos visitantes usam táxis por uma questão de conveniência. Geralmente, o tempo de viagem não sofre grande impacto por escolher um transporte público, pois normalmente a duração máxima de uma viagem até ao centro de autocarro ou de táxi é de cerca de 20 minutos. Também é comum os hotéis e os riads oferecerem serviço de transferência privada aos hóspedes. 

Táxi: Ir de táxi para o centro de Marraquexe


Os táxis de Marraquexe são amarelos e existem em formato grande ou pequeno. Os de formato grande (regra geral, Mercedes antigos) percorrem distâncias maiores e funcionam normalmente por viagem partilhada. Os de formato pequeno operam dentro da cidade, mas apenas podem transportar um máximo de três passageiros. Todos os preços são fixos e estão indicados claramente na praça de táxis mesmo à saída do aeroporto. Os condutores não lhe devem cobrar a mais, mas é possível que o tentem fazer. Uma boa sugestão é tirar uma foto à tabela de preços e apresentá-la ao condutor se surgirem problemas. Custa cerca de 70 Dh e demora 10 a 20 minutos a chegar ao centro da cidade

Em alternativa, pode reservar um automóvel na Taxi Vert (+212 5 24 40 94 94). 


Autocarros para chegar ao centro de Marraquexe



ALSA (+212 5-24-33-52-70) gere a rede de autocarros da cidade e opera o serviço 19 do/para o aeroporto entre as 06:15 e as 21:30, diariamente. O autocarro parte a cada 30 minutos diretamente à saída do aeroporto e demora cerca de 15 a 20 minutos a chegar ao centro da cidade. Pode pagar o bilhete de 30 Dh, ou 3 €, ao condutor em dinheiro (evite notas de valor elevado). 

O serviço 11, que custa apenas 4 Dh, está disponível a partir da Avenida Guemassa, a uma curta distância a pé das Chegadas. Saia do aeroporto, atravesse a estrada e caminhe do lado esquerdo durante cerca de 300 metros até chegar à placa do autocarro em direção à área de Sidi Mimoun, junto à medina e à praça Jemaa El Fnaa. 


TRANSPORTES PÚBLICOS em Marraquexe


A rede de autocarros da cidade é gerida pela ALSA (+212 5-24-33-52-70), que publica mapas dos percursos e preços no respetivo Website. A cobertura é boa fora da medina interior, maioritariamente sem veículos, mas tenha em atenção que é frequente os autocarros estarem quentes e lotados. 

Autocarro para o centro de Marraquexe

A deslocação na rede de autocarros pode revelar-se difícil para os visitantes. Geralmente não há qualquer mapa para consulta na paragem de autocarro, mas pode ver os percursos no Website da ALSA. Normalmente, os condutores apenas falam francês e árabe. 

Não existem cartões de viagens nem passes especiais para utilização nos autocarros públicos. Pode comprar bilhetes ao condutor em dinheiro, de preferência em moedas em detrimento de notas grandes, pois não as costumam aceitar. Uma viagem simples custa cerca de 4 Dh para adultos. As crianças com menos de 12 anos não pagam. Os serviços estão disponíveis diariamente entre as 6:30 e as 21:30, e por vezes podem não ser pontuais. 


Tipos de táxi em Marraquexe


Além dos serviços regulares de táxi, é possível andar de tuk tuk ou numa carruagem puxada a cavalo como transporte nas áreas interditas a veículos motorizados. 

Pode chamar um táxi urbano amarelo na rua. Recomenda-se que verifique se têm o taxímetro a funcionar ou que acorde o preço da viagem antecipadamente. Pode regatear o preço se parecer demasiado elevado. Se não chegar a um acordo, é totalmente aceitável sair do táxi e procurar outro. 

Taxi Vert (+212 5 24 40 94 94) pode disponibilizar um automóvel em qualquer parte da cidade e elimina a necessidade de regatear preços. Normalmente, os condutores falam francês ou árabe e um pouco de inglês. 

Carruagens puxadas a cavalo em Marraquexe


Conhecidas localmente como "claches", as carruagens puxadas a cavalo permitem ver áreas da medina interditas a veículos motorizados. São menos adequadas se pretender chegar a algum sítio rapidamente. Normalmente, o hotel ou o riad podem reservar uma carruagem a qualquer altura durante o dia até ao final da tarde. Também as encontra em torno da praça Jemaa El Fnaa. Os preços são negociados com o condutor e não são fixos, pelo que é prática comum regatear com o condutor. 


Tuk tuk: Vantagens dos tuk tuk em marraquexe


Os tuk tuks são pequenos veículos com lugar para 2 a 4 pessoas. A vantagem deste serviço em relação aos táxis é que podem circular dentro da medina, onde não são permitidos automóveis. Geralmente, estão disponíveis a maior parte do dia até ao início da noite e pode encontrá-los em torno da praça Jemaa El Fnaa. Pode chamá-los tal como faria com um táxi. Os preços são negociados com o condutor, mas normalmente começam à volta dos 10 Dh. 


INFORMAÇÕES IMPORTANTES sobre Marraquexe


As zonas comerciais mais conhecidas de Marraquexe estão agrupadas na medina interior em torno da praça Jemaa El Fnaa. Nestes mercados ou souks, pode regatear peças artesanais como malas em couro, babouches com biqueira pontiaguda, azulejos em mosaico e candeeiros em metal batido. 

As lojas e os souks abrem das 10:00 às 20:00 à semana, e fecham mais tarde ao fim de semana. O IVA a 20% está incluído no preço, mas pode ser reembolsado no aeroporto no caso de produtos comprados em lojas com um autocolante Tax Free Shopping na montra. 


Zonas comerciais em Marraquexe


Além dos alvoraçados souks em torno da praça Jemaa El Fnaa, pode encontrar lojas mais sofisticadas em bairros como Gueliz e Sidi Ghanem. Aqui e em qualquer local fora do centro da cidade, boutiques de vestuário e lojas de artigos para o lar armazenam versões contemporâneas de artesanato marroquino tradicional. 


Mercados em Marraquexe


Concentrados na medina, os souks mais famosos da cidade especializam-se em produtos ou conhecimentos específicos: limões, fruta seca, especiarias, artigos em couro, tingimento de tecidos, marchetaria e muito mais. Em vários souks, pode ver os artesãos a fabricar peças, que geralmente podem ser personalizadas no momento. Alguns locais disponibilizam várias mercadorias. Pode procurar em Souk Semmarine um pouco de tudo, desde chinelos decorados com brilhantes a pufes em couro, enquanto o mercado de rua Souk el Khemis (à quinta-feira das 08:00 às 12:00) possui portas antigas, mobiliário colonial francês e tapetes tecidos à mão.


É essencial regatear. Recomenda-se que comece as negociações em cerca de metade do preço inicial pedido pelo vendedor. A maioria das compras realiza-se em dinheiro. Contudo, alguns vendedores aceitam cartões de crédito no caso dos artigos mais caros, ao qual adicionam normalmente uma taxa de transação até 5%.

0 Partilhe a sua opiniāo: