sábado, 20 de junho de 2020

Do Aeroporto de Toronto para o centro da cidade

Como ir do Aeroporto de Toronto para o centro da cidade
Toronto

Saiba como chegar ao centro da cidade de Toronto depois de sair do avião


Os dois maiores aeroportos comerciais que servem a maior cidade do Canadá são o Aeroporto Billy Bishop e o Aeroporto Internacional de Pearson, sendo que ambos contrastam quando se trata de acessibilidade e opções de serviço.

Ambos os aeroportos de Toronto foram construídos no final de 1930 e serviram como bases militares durante a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, os aeroportos registaram um rápido crescimento para fazer face às necessidades das pessoas no que diz respeito a viagens aéreas.

O Aeroporto Billy Bishop é utilizado principalmente para viagens regionais entre Toronto e outros destinos domésticos.

O aeroporto oferece voos directos para:
  • Québec
  • Montreal
  • St. Johns
  • Ottawa


O Aeroporto Billy Bishop oferece também um serviço internacional limitado às principais cidades dos EUA, como Boston, Chicago e Washington DC.

Localizado nas Ilhas de Toronto, o Aeroporto Billy Bishop é acessível por ferry que pode ser levado do centro da cidade de Toronto.

Se que saber como ir do Aeroporto Billy Bishop para o centro da cidade leia o meu artigo: Do Aeroporto Billy Bishop para o centro da cidade

O Aeroporto Internacional de Pearson oferece voos directos para mais de 100 destinos em todo o mundo. Mais de 20 companhias aéreas operam neste aeroporto, incluindo a transportadora aérea Air Canada de bandeira do país e outras grandes companhias domésticas como a WestJet. Servindo mais de 35 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto Pearson é de longe o aeroporto mais movimentado do país. De facto, o Aeroporto de Pearson está directamente ligado a mais de uma dúzia de grandes destinos domésticos, incluindo Calgary, Edmonton, Montreal, Vancouver e Winnipeg.

O Aeroporto Internacional de Pearson possui uma localização muito boa para quem pretende ir para o centro da cidade, ficando localizado dentro da periferia noroeste de Toronto e mesmo perto da cidade de Mississauga.

Se que saber como ir do Aeroporto Internacional de Pearson para o centro da cidade leia o meu artigo: Do Aeroporto Internacional de Pearson para o centro da cidade

Resumidamente, podemos concluir que o Aeroporto Bill Bishop está frequentemente associado a viagens de negócios e de lazer dentro da América do Norte. Sendo que, o Aeroporto Internacional de Pearson é utilizado para praticamente qualquer tipo de viagem, incluindo voos de negócios e de lazer em todo o mundo.

TRANSPORTES PÚBLICOS em Toronto


A Toronto Transit Commission disponibiliza informações 24 horas por dia e gravações em 18 idiomas. É a entidade responsável pelos sistemas de metro, autocarro, elétrico e metro ligeiro (LRT).

Os passageiros pagam uma taxa fixa para todos os meios de transporte público. Os adultos e os estudantes acima dos 19 anos pagam 3 C$ por viagem, os idosos (acima dos 65) e os estudantes entre os 13 e os 19 anos pagam 2 C$ e as crianças até aos 12 anos viajam gratuitamente.

Fichas e bilhetes para os transportes públicos em Toronto

Pode comprar bilhetes ou fichas nos balcões ou nas máquinas existentes nas estações de metro. Algumas entradas laterais das estações de metro apenas aceitam fichas ou passes, dado que não pode passar os bilhetes pelos torniquetes.

Se comprar várias fichas ou bilhetes, obtém um desconto. Ao comprar um mínimo de 3 fichas ou bilhetes, os preços das viagens para adultos descem para 2,80 C$, e para idosos/estudantes desce para 1,95 C$.

Os passes diários custam 11,50 C$ e são válidos até às 05:30 do dia seguinte. O GTA Weekly Pass custa 61 C$ e é válido para todos os percursos de transportes de TTC, Mississauga, Brampton e York Region.

Cartão PRESTO Toronto

Pode comprar um cartão PRESTO pré-carregado para utilizar nos novos elétricos e em estações de metro selecionadas. Contém 14 C$ (com um custo de emissão de 6 C$) e pode recarregá-lo online, nos postos de atendimento ao cliente Presto, por telefone ou através do preenchimento de um contrato de carregamento automático, que debita o dinheiro diretamente da sua conta bancária ou do cartão de crédito. Também existem máquinas automáticas para recarregar os cartões.

Transbordos

Se quiser trocar entre formas de transporte durante uma viagem contínua, precisa de um documento de transbordo. Ao pagar a viagem num autocarro ou num elétrico, pode solicitar um documento de transbordo ao condutor. Nas estações do metro, pode obter estes transbordos nas máquinas após passar os torniquetes. Os portadores de passes não necessitam do documento de transbordo.

Metro de Toronto

As linhas mais importantes do metro de Toronto são a linha Bloor Street-Danforth que liga o leste e o oeste e a linha Yonge Street-University-Spadina que liga o norte e o sul; ambas passam pelo centro. A linha Scarborough serve a zona leste da cidade. A linha Sheppard faz a ligação entre o leste e o oeste pelas zonas norte da cidade.

O metro circula das 06:00 à 01:30 de segunda-feira a sábado e das 09:00 à 01:30 ao domingo.

Se ocorrer um incidente numa carruagem do metro, pressione o alarme de emergência. É uma fita amarela que aciona um alerta silencioso.

Autocarro

Se quiser viajar à superfície, pode utilizar os autocarros que circulam entre as 06:00 e a 01:30 de segunda-feira a sábado, e entre as 09:00 e a 01:30 ao domingo. Existem também vários autocarros que circulam 24 horas por dia.
Pode pagar a viagem com um bilhete, uma ficha ou pagar ao condutor com o montante exato.

Elétrico de Toronto

Os elétricos circulam nas ruas principais, como Queen Street, College Street, King Street, Bathurst Street, St. Clair Avenue, Dundas Street e no cais. O elétrico da St. Clair Avenue tem uma via dedicada.

Os elétricos circulam das 06:00 à 01:30 de segunda-feira a sábado e das 09:00 à 01:30 ao domingo. As linhas Queen, King, Carlton e Spadina funcionam 24 horas por dia.

Pode pagar a viagem com bilhetes, fichas ou com o montante exato na porta dianteira. Alguns elétricos mais recentes têm várias máquinas automáticas ao longo do veículo (o que ajuda a descongestionar a entrada).

Serviços de táxi em Toronto

O serviço de táxis é dispendioso em comparação com as opções de transportes públicos. Paga uma tarifa mínima de 4,25 C$ em qualquer viagem, acrescida de 1,75 C$ por cada milha percorrida.

As opções incluem:

  • Beck Taxi (+1-416-751-5555)
  • Co-op Cabs (+1-416-504-2667)
  • Diamond Taxicab (+1-416-366-6868)


Pode chamar os táxis na rua, os quais se distinguem pelo sinal "Taxi" no tejadilho do veículo. Se a luz estiver acesa, o táxi está disponível.

Informações importantes para quem visita Toronto

As zonas comerciais, os centros comerciais e os mercados de Toronto vendem desde vestuário vintage e mobiliário antigo a livros raros, produtos artísticos, artesanato e joalharia artesanal.

A maioria dos centros comerciais abre das 10:00 às 21:00. Geralmente, as lojas abrem às 09:00 ou 10:00 e fecham às 18:00 ou 19:00.

Zonas comerciais em Toronto

  • A Chinatown tem várias lojas de lembranças bem como lojas de antiguidades que vendem mobiliário, pinturas e entalhes em madeira.
  • O Mink Mile alberga boutiques sofisticadas de moda internacional.
  • A Queen Street West é um refúgio de lojas independentes de vestuário para homem.
  • A West Queen West possui restaurantes modernos, galerias de arte e casas de moda.


Centros comerciais em Toronto

  • O Toronto Eaton Centre oferece aos compradores uma grande variedade de lojas, lojas de roupa e restaurantes numa estrutura alta com um telhado de vidro em arco.
  • O Yorkdale Shopping Centre tem lojas de roupa, retalhistas e restaurantes, casuais e sofisticados, num complexo coberto moderno e luminoso.
  • O Fairview Mall, no nordeste do centro, é um centro comercial coberto, espaçoso e brilhante de 2 pisos com grandes lojas âncora de marcas de vestuário e uma praça alimentar.
  • O Shops at Don Mills é um centro comercial a céu aberto com boutiques de estilistas e restaurantes situados em redor de uma praça verdejante.


Mercados em Toronto

  • Para quem procura uma lembrança local, o Arts Market, que tem entrepostos em      College St. e Queen St. East, disponibiliza criações de mais de 120 artesãos. Os produtos incluem carteiras, pinturas, joias, comida, velas artesanais e vestuário.
  • O Kensington Market tem uma mistura entusiasmante de lojas de comida exótica e de vestuário vintage.
  • O St. Lawrence Market tem mais de 100 lojas, padarias, talhos e artesãos, com produtos agrícolas e antiguidades ao fim de semana.
  • O Evergreen Brick Works é um centro comunitário ambiental que inclui cafés, um centro de jardim que vende plantas nativas, lembranças e alimentos de origem local, e um mercado de agricultores.  


0 Partilhe a sua opiniāo: