sábado, 13 de junho de 2020

Do Aeroporto de Singapura para o centro da cidade

Do Aeroporto de Singapura para o centro da cidade
Singapura

Como ir do Aeroporto de Changi para o centro da cidade

O táxi é a forma mais rápida de chegar ao centro da cidade do Aeroporto de Changi (SIN), a cerca de 18 quilómetros para leste. Uma opção mais económica é utilizar o metro, conhecido como MRT (mass rapid transit), que tem várias estações distribuídas pela cidade. O autocarro é ligeiramente mais económico do que o comboio e tem paragens ao longo das principais ruas do centro. As várias formas de transporte têm ar condicionado e espaço para bagagem.

Passes de transporte


Para os transportes públicos, recomenda-se que obtenha um cartão EZ-Link de valor armazenado ou um Singapore Tourist Pass. Estes são cartões de plástico recarregáveis que pode utilizar em todos os comboios e autocarros durante a sua estadia. Pode comprá-los em qualquer loja Changi Recommends no aeroporto ou na estação Changi Airport do MRT.

Táxi


Os táxis com taxímetro estão disponíveis a qualquer hora. Pode encontrar as filas de táxis nas praças diante do piso das chegadas de todos os terminais. O tempo de viagem para o centro é de 30 a 45 minutos. O preço da viagem é de cerca de 20 S$ a 40 S$, consoante a altura do dia. Pode pagar com dinheiro ou cartão de débito/crédito, os quais têm uma sobretaxa de 10%.

Existe uma sobretaxa do aeroporto no valor de 5 S$ entre as 17:00 e a meia-noite de sexta-feira a domingo, e de 3 S$ em qualquer outra altura. Aplica-se uma sobretaxa noturna de 50% no preço final do taxímetro entre a meia-noite e as 06:00, e uma taxa de hora de ponta de 25% das 06:00 às 09:30 de segunda a sexta-feira, e das 18:00 à meia noite de segunda-feira a domingo.

Comboio (MRT)


O serviço ferroviário subterrâneo MRT (Mass Rapid Transit), que abrange toda a ilha, facilita o acesso ao centro da cidade. Pode aceder à estação Changi Airport do MRT através dos terminais 2 e 3, a uma curta distância das chegadas. O Skytrain liga o terminal 1 aos outros terminais e à estação de comboios.

Pode comprar um bilhete simples nas máquinas da estação por cerca de 2 S$. Em alternativa, pode comprar um cartão EZ-Link de valor armazenado (por 12 S$ que incluem 7 S$ de crédito de viagem e 5 S$ não reembolsáveis do custo do cartão) ou um Singapore Tourist Pass (10/16/20 S$ para 1/2/3 dias de viagens ilimitadas e 10 S$ de caução) no balcão de serviços ao passageiro.

Para chegar ao centro da cidade, pode apanhar um comboio no Aeroporto de Changi para a estação Tanah Merah do MRT, e trocar para um comboio na direção oeste (com destino a Joo Koon). A estação City Hall é o principal ponto de transbordo da cidade, de onde pode seguir para outras estações da zona do centro.

O tempo de viagem para o centro é de 55 a 60 minutos. O primeiro comboio para Tanah Merah parte às 05:30, de segunda-feira a sábado, e às 06:00 ao domingo, e o último parte às 23:15.

Autocarro


Do átrio de chegadas, pode aceder aos autocarros ao descer para as paragens subterrâneas nos terminais 1, 2 ou 3. As linhas de autocarros 36 e 36A demoram 60 a 65 minutos a chegar ao centro da cidade. Um bilhete simples de autocarro custa menos de 2 S$, que pode pagar a bordo com o montante exato em dinheiro ou através de um cartão EZ-Link ou um Singapore Tourist Pass. Pode comprar os cartões e os passes em qualquer loja Changi Recommends no aeroporto ou na estação Changi Airport do MRT.

Os autocarros circulam a cada 10 e 15 minutos, entre as 06:00 e as 23:00.


TRANSPORTES PÚBLICOS em Singapura


Singapura tem uma rede de transportes públicos extremamente bem ligada com percursos de comboios e de autocarros que abrangem todas as partes da ilha. Para chegar à ilha de Sentosa, pode utilizar o teleférico e o monocarril Sentosa Express que partem da estação HarbourFront do MRT.

Os comboios e os autocarros da cidade são geridos por 2 empresas, a SBS Transit e a SMRT. Os visitantes não têm de as distinguir, pois a rede funciona de forma coesa e o pagamento é efetuado através do sistema centralizado do cartão EZ-Link.

Cartão EZ-Link


Recomenda-se o cartãoEZ-Link para utilizar no sistema de transportes públicos de Singapura, pois é mais fácil e económico do que pagar com dinheiro.

Pode comprar este cartão inteligente de valor armazenado nos centros de serviços ao passageiro das estações de comboios. O cartão custa 12 S$, que inclui 7 S$ de valor armazenado e 5 S$ de caução não reembolsável. Pode comprá-los também nas lojas 7-Eleven por 10 S$ (5 S$ de valor armazenado e 5 S$ de caução não reembolsável). Pode recarregá-los nas estações do MRT com dinheiro ou com cartões de débito/crédito.

Para o utilizar, passe-o no torniquete das estações do MRT ao entrar e ao sair da plataforma. Nos autocarros, passe o cartão no leitor de cartões ao entrar e ao sair do autocarro. Se não passar o cartão à saída, será cobrada a tarifa máxima.

Singapore Tourist Pass


O Singapore Tourist Pass é um cartão inteligente para todo o dia que permite viagens ilimitadas nos serviços do MRT e dos autocarros. Está disponível nas estações do MRT do centro e na estação Changi Airport do MRT.

Preço por passe (ao qual acresce uma caução reembolsável de 10 S$): 10 S$ por 1 dia, 16 S$ por 2 dias e 20 S$ por 3 dias. O passe tem de ser devolvido dentro de 5 dias após a compra para receber o reembolso.

Para utilizar, passe o passe nos torniquetes sempre que entrar e sair do MRT, e no leitor de cartões ao entrar e ao sair dos autocarros.

Quando o passe expirar, pode utilizá-lo como um cartão inteligente recarregável, ao adicionar um crédito mínimo de 10 S$ ao cartão nas estações do MRT.

Bilhetes normais


Pode comprar os bilhetes normais nas máquinas automáticas das estações de comboios, com dinheiro ou com cartão de débito/crédito. Pode utilizá-los até 6 vezes num período de 30 dias a partir da data de compra e requerem uma caução de 10 cêntimos reembolsável após a terceira viagem. Recebe um desconto de 10 cêntimos na sexta viagem.

Tarifas e reduções


As tarifas dos transportes são calculadas com base na distância percorrida. A tarifa mínima (para percorrer até 3,2 quilómetros) é de 0,79 S$ com o cartão EZ-Link e 1,40 S$ se pagar com dinheiro. As tarifas máximas são aproximadamente 2 S$ com o cartão EZ-Link e 2,50 S$ se pagar com dinheiro.

As crianças até aos 7 anos viajam gratuitamente quando acompanhadas por um adulto. Os turistas têm de apresentar o passaporte da criança numa bilheteira da TransitLink, situada em várias estações do MRT, inclusive a estação Changi Airport. Pode encontrar um gabinete central conveniente na estação Orchard do MRT, aberto das 08:00 às 21:00. Não existem reduções para as crianças acima dos 8 anos, as quais podem utilizar os Tourist Passes ou os cartões EZ-Link.

Comboio


O sistema ferroviário subterrâneo de Singapura é o MRT (Mass Rapid Transit), constituído por 5 linhas identificadas com um código de cores que abrangem o centro urbano e se distribuem pela ilha. Os comboios e as estações têm ar condicionado e são eficientes.

O MRT facilita a descoberta do centro urbano, pois as estações encontram-se próximas entre si. Estão disponíveis mapas para consulta em todas as estações, os quais apresentam as atrações e as ruas na área circundante. A sinalização indica que saídas deve utilizar para encontrar um ponto de interesse.

Os primeiros comboios partem às 05:40 e circulam diariamente até cerca da meia-noite, com uma frequência de 2 minutos e 30 segundos a 5 minutos. A tarifa mínima é de 0,79 S$ com o cartão EZ-Link e 1,40 S$ se pagar com dinheiro. As tarifas máximas são aproximadamente 2 S$ com o cartão EZ-Link (2,50 S$ se pagar com dinheiro).

Autocarro


O sistema de autocarros abrange o centro da cidade e a ilha inteira, e é útil para ligar as atrações dos arredores à estação do MRT mais próxima. Se não tiver um cartão EZ-Link/Singapore Pass, é necessário ter o montante exato para pagar ao motorista.

A tarifa mínima é de 0,79 S$ com o cartão EZ-Link e 1,40 S$ se pagar com dinheiro. As tarifas máximas são aproximadamente 2 S$ com o cartão EZ-Link (2,50 S$ se pagar com dinheiro). É importante lembrar-se de passar o cartão EZ-Link no leitor quando entrar e sair do autocarro. Se não passar o leitor à saída, será cobrada a tarifa máxima.

Os autocarros circulam entre as 05:30 e a meia-noite, com uma frequência de 5 a 15 minutos. Pode consultar os horários nas paragens.

Teleférico


A Cable Car Sky Networké uma forma de viajar de Singapura para Sentosa e desfrutar de vistas elevadas da ilha, da costa e do centro da cidade. Pode entrar no teleférico em HarbourFront Centre ou na estação Mount Faber. Também existe uma linha de teleférico interna para localizações em Sentosa, com paragem no Merlion, em Imbiah Lookout e em Siloso Point.

O Cable Car Sky Pass inclui a linha Mount Faber, a linha Sentosa e a entrada na ilha de Sentosa, e custa 29 S$ para adultos e 18 S$ para crianças. Um passe simples para a linha Sentosa custa 13 S$ para adultos e 8 S$ para crianças. Os teleféricos circulam diariamente das 08:45 às 22:00 (o último embarque ocorre às 21:30).

Sentosa Express


O sistema de comboio ligeiro SentosaExpress é outra forma de transporte da/para a ilha de Sentosa. Parte da estação de Sentosa no centro comercial VivoCity em HarbourFront.

Efetua paragem nas estações Waterfront, Imbiah e Beach de Sentosa. Circula das 07:00 à meia-noite. O passe custa 4 S$ para um adulto ou uma criança e inclui a entrada na ilha de Sentosa.

SERVIÇO DE TÁXI/TRANSPORTE PARTICULAR

Táxi


Os táxis são relativamente económicos e estão amplamente disponíveis, mas são mais difíceis de encontrar durante as horas de ponta ou quando chove. Os táxis premium, de melhor qualidade e mais espaçosos, são mais dispendiosos.

Recomenda-se que procure uma praça de táxis, disponíveis na maioria dos centros comerciais e hotéis. Os táxis não podem recolher passageiros na rua durante as horas de expediente no centro da cidade.

As empresas de táxi fiáveis são a ComfortDelGro, a Premier Taxis e a SMRT.

Serviço de transporte particular


Os serviços de transporte particular, como a Uber e a Grab, são uma alternativa aos táxis que utilizam uma aplicação para dispositivos móveis para fazer a ligação entre passageiros e condutores. Tenha em atenção que os custos podem aumentar durante os períodos de maior procura.


Informações importantes

Não é de surpreender que muitos visitantes venham a Singapura apenas para fazer compras, pois existem muitos centros comerciais com ar condicionado distribuídos pelo centro da cidade e ainda zonas comerciais dedicadas. Algumas destas dedicam-se exclusivamente à moda e aos acessórios de estilista, enquanto outras se especializam em eletrónica e tecnologia. Também pode encontrar centros localizados em bairros com mercados e produtos tradicionais. As áreas suburbanas e as "novas cidades" de Singapura têm centros comerciais enormes próprios com todos os retalhistas de renome.

Os centros comerciais abrem diariamente das 10:00 às 22:00. As lojas de zonas populares como a Orchard Road ou Little India têm, ocasionalmente, horários de abertura prolongados ao fim de semana ou em véspera de feriado e mantêm-se abertos até à meia-noite ou mais tarde.

Reembolsos do GST

Os visitantes acima dos 16 anos podem fazer compras isentas de impostos ao mesmo tempo que poupam no imposto de 7% sobre bens e serviços (GST). Entre outras regras, tem de apresentar o passaporte nas lojas participantes e gastar um mínimo de 100 S$ na mesma loja e no mesmo dia. O reembolso do GST pode ser processado em quiosques eletrónicos no Aeroporto de Changi ou nos terminais internacionais do ferry. Visite o Website do governo para obter mais informações sobre a utilização do regime de reembolso turístico eletrónico (eTRS).

Zonas comerciais em Singapura

  • Pode encontrar centros comerciais futuristas e os principais armazéns comerciais ao longo da Orchard Road e em redor da Marina Bay.
  • A Raffles Boulevard tem lojas convencionais no Suntec City Mall, na Marina Square e no Millenia Walk.
  • Na Bugis Street, pode encontrar moda dedicada aos adolescentes. Nas proximidades, os centros comerciais Bugis Junction e Bugis+ estão repletos de lojas de prestígio.
  • As boutiques de moda vintage e indie preenchem a Haji Lane em Kampong Glam, que também se especializa em têxteis e batik. As lojas desta zona estão normalmente abertas do meio-dia às 20:00.
  • Pode visitar a Little India se procurar saris, tecidos, especiarias e produtos importados da Índia. O Mustafa Centre é um armazém comercial movimentado, aberto 24 horas por dia, onde pode encontrar várias promoções.
  • A Chinatown tem as tradicionais lojas de remédios, galerias de arte e artesanato, e bancas de lembranças.
  • O quartel militar de meados do século XIX em Dempsey Hill tem mobiliário antigo e carpetes artesanais.

 Centros comerciais em Singapura


Singapura tem mais de 100 centros comerciais. Na Orchard Road, pode encontrar moda de estilista de luxo concentrada nos centros comerciais PARAGON, Ngee Ann City e ION Orchard. O Tangs, com aspeto de palácio, e o Robinsons The Heeren de 5 pisos são armazéns comerciais antigos. Pode encontrar as marcas de moda local no Orchard Central e no Orchard Gateway. Na extremidade norte de Orchard situa-se o Tanglin Mall, onde pode encontrar arte, antiguidades e mobiliário asiático.

A Marina Bay está rodeada por centros comerciais, inclusive o The Shoppes at Marina Bay Sands onde pode encontrar marcas sofisticadas. A norte da marina, o CityLink Mall subterrâneo liga o Millennia Walk ao Suntec City Mall e a Raffles City, onde pode encontrar a moda mais convencional.

O centro comercial Sim Lim Square especializa-se em produtos eletrónicos e de tecnologia.

Mercados em Singapura

  • O Sungei Road Thieves Market, a oeste da Little India, é o mercado de rua mais antigo da cidade, onde os caçadores de pechinchas podem vasculhar os artigos retro e de bricabraque. Abre diariamente das 11:00 às 18:00.
  • No China Square Central Weekend Flea Market, aberto ao domingo das 11:00 às 18:00, pode encontrar artigos vintage e de colecionador.
  • O MAAD ocupa o Red Dot Design Museum durante uma sexta-feira de cada mês, onde se vendem obras de artistas e designers locais.
  • A Fleawhere organiza mercados frequentes pela cidade, onde se vende vestuário em segunda mão e moda jovem.
  • Se procurar alimentos artesanais, visite o mercado de agricultores de PasarBella em Suntec City, aberto diariamente das 10:00 às 22:00.
  • Pode encontrar produtos agrícolas e ingredientes raros em mercados de frescos tradicionais de Singapura, inclusive o Tekka Centre em Little India e o Chinatown Complex. Têm mais movimento entre as 07:00 e as 10:30. 


0 Partilhe a sua opiniāo: