sexta-feira, 19 de junho de 2020

Do Aeroporto de Praga para o centro da cidade

Do Aeroporto de Praga para o centro da cidade
Praga

Como ir do Aeroporto de Praga para o centro da cidade


O Aeroporto de Praga (PRG), cujo nome oficial é Václav Havel Airport Prague ou Letiště Václava Havla Praha situa-se no subúrbio de Ruzyně, cerca de 18 quilómetros a noroeste do centro. Tem 2 terminais de passageiros principais.

Existem vários serviços de transporte que ligam o aeroporto ao centro de Praga. A forma mais direta é de táxi ou, em alternativa, pode apanhar um autocarro da Airport Express do aeroporto ou um autocarro shuttle. A opção mais económica é combinar os autocarros públicos com o metro. As estações de autocarro e as praças de táxi situam-se no exterior de ambos os terminais.

Autocarro

Para viajar nos autocarros públicos, tem de comprar um bilhete (com moedas) nas máquinas automáticas amarelas existentes na paragem do autocarro. Tem de pagar um bilhete próprio (que custa cerca de 16 CZK) pelas peças de bagagem com tamanho superior a 25 x 45 x 70 cm e pelos carrinhos de bebé.

O serviço de autocarro 191 circula com partida nos terminais 1 e 2 entre as 5:00 e as 23:00 em intervalos de 30 minutos. A paragem final é a estação de metro Anděl (linha B, amarela). A viagem demora cerca de uma hora. Os autocarros podem estar lotados.

O serviço de autocarro da AirportExpress (+420 296-191-817) circula entre as 5:30 e as 22:30 e segue diretamente para Hlavní nádraží, a principal estação de comboios de Praga, que também está incluída na rede de metro (linha C, vermelha). A viagem demora cerca de 35 minutos. Pode comprar os bilhetes diretamente ao condutor e custam cerca de 60 CZK para os adultos e 30 CZK para as crianças dos 6 aos 15 anos (as crianças até aos 6 anos viajam gratuitamente).

Autocarro shuttle

O serviço de autocarro shuttle da Prague Airport Transfers circula entre as 6:00 e a meia-noite. O destino final é o número 40 da rua Národní no centro da cidade, junto à estação de metro Můstek (linha amarela B, linha verde A). A viagem demora cerca de 30 minutos e custa cerca de 140 CZK. Tem de comprar os bilhetes online antecipadamente.

Autocarro e elétrico noturnos

Se chegar ao aeroporto após a meia-noite, pode apanhar o autocarro noturno 510, que parte a cada 30 minutos, das 23:50 às 4:00. Terá de sair na paragem do elétrico Divoká Šárka, onde pode apanhar o elétrico noturno do trajeto 51 que o leva para o centro de Praga em cerca de 35 minutos. Pode fazer a viagem com um bilhete simples de 90 minutos, que custa cerca de 36 CZK.

Metro

Uma forma de chegar ao centro de Praga é utilizar uma combinação de autocarro e de metro.

O autocarro 119 serve ambos os terminais e parte a cada 7 minutos, entre as 4:20 e as 23:40. Segue para a estação de metro Nádraží Veleslavín, onde pode entrar na linha A (verde) do metro, que o leva para o centro de Praga em cerca de 10 a 15 minutos. Os bilhetes simples custam cerca de 24 CZK.

Pode também utilizar o autocarro 100, que parte de ambos os terminais entre as 5:40 e as 23:30 (a cada 15 minutos antes das 7:00 e a cada 30 minutos após essa hora). O destino final é a estação de metro Zličín (linha B, amarela), onde pode apanhar o metro que o leva para o centro de Praga em cerca de 20 minutos.

Táxi

O táxi com taxímetro até à baixa de Praga deve custar entre 400 CZK e 600 CZK, consoante o trânsito. Existem várias empresas de táxis licenciadas para servir o aeroporto. A mais fiável é a AAA, cujos táxis amarelos param no exterior de ambos os terminais principais (ou pode ligar para o número +420 222-333-222). Normalmente, a viagem demora cerca de 25 minutos, mas pode demorar até uma hora, consoante o trânsito.

Serviço de transporte particular

A Benzcar leva-o do aeroporto para o centro da cidade num Mercedes Benz por cerca de 33 euros. A frota da Prague Airport Transfers tem automóveis privados, autocarros shuttle e limusinas, com preços a partir de 290 CZK.

Pode também chamar um automóvel com condutor através da Uber, o serviço de transporte particular privado que estabelece a ligação entre passageiros e condutores através de uma aplicação gratuita para dispositivos móveis.


TRANSPORTES PÚBLICOS em Praga


A Prague Public TransportCompany Inc. gere a rede de metros, autocarros e elétricos da cidade. O sistema é eficiente e os serviços de metro e de elétrico, em particular, ligam grande parte do centro de Praga. A linha ferroviária funicular sobe e desce Petřín.

Os bilhetes para os transportes públicos são, geralmente, pagos em dinheiro, e pode optar pelos bilhetes simples ou por passes de viagens.

Bilhetes e passes

Pode utilizar os bilhetes simples em todos os tipos de transporte público, os quais custam 24 CZK (para 30 minutos de viagem) ou 32 CZK (para 90 minutos de viagem). As crianças até aos 6 anos viajam gratuitamente e as crianças até aos 15 anos pagam metade do preço (pode ser solicitado um comprovativo da idade). Pode comprar os bilhetes nas máquinas automáticas amarelas existentes nas estações de metro, as quais têm instruções em checo e em inglês (poucas aceitam cartões de crédito), bem como nas tabacarias. Pode comprar os passes de viagem nos mesmos locais e estes são válidos para 1 e 3 dias, e custam 110 CZK e 310 CZK respetivamente.

Metro

Geralmente, o metro dePraga é a forma mais rápida de chegar ao seu destino. As estações de metro funcionam diariamente entre as 5:00 e a meia-noite e o metro tem uma frequência de 2 a 10 minutos, consoante a altura do dia. Pode identificar as 3 linhas do metro através da cor e da letra: A (verde), B (amarela) e C (vermelha).

As estações centrais mais práticas são:

  • Muzeum, em ambas as linhas A e C na parte superior da Praça Wenceslas
  • Můstek, em ambas as linhas A e B na parte inferior da Praça Wenceslas
  • Staroměstská, na linha A, para a Praça da Cidade Velha e para a Ponte Carlos
  • Malostranská, na linha A, que serve Malá Strana (Cidade Inferior) e o Distrito do Castelo


Autocarro e elétrico

Os elétricos e os autocarros proporcionam uma experiência de visita turística, mas muitas vezes estão lotados. Os serviços frequentes de autocarros e elétricos começam a circular por volta das 4:30 e param à meia-noite. Após esta hora, pode utilizar os trajetos selecionados com horários noturnos (normalmente com uma frequência horária). Os horários estão afixados nas paragens.

As linhas de elétrico abrangem a maioria da cidade. O elétrico mais popular, o número 22 (também conhecido por "elétrico dos turistas"), passa junto às principais atrações como o Teatro Nacional e o Castelo de Praga.

Os autocarros, identificados com três números, são normalmente utilizados fora dos distritos centrais de Praga. Tenha em atenção que os bilhetes simples comprados junto do motorista custam cerca de 40 CZK, mais do que as 32 CZK do bilhete normal comprado nas estações de metro e nas tabacarias.

Linha ferroviária funicular

O funicular percorre o trajeto cénico ao subir e descer Petřín a cada 15 minutos, diariamente das 9:00 às 23:20 (a cada 10 minutos, até às 23:30, de abril a outubro), e efetua uma paragem no restaurante e hotel Nebozízek a meio da colina. Pode utilizar os passes de viagem e bilhetes normais, e pode também comprar bilhetes nas máquinas automáticas junto à entrada.

Táxi

Pode chamar facilmente um táxi na rua, mas tenha em atenção que os taxistas definem uma tarifa própria nestas circunstâncias. Para garantir as tarifas empresariais, tem de telefonar para um táxi ou apanhar um táxi numa praça oficial (indicada pelos sinais retangulares com a palavra "TAXI"). Entre as empresas de táxi disponíveis no centro de Praga, pode optar pela AAA (+420 222-333-222) e pela City taxi (+420 257-257-257).

Serviço de transporte particular

A Uber e outros serviços de transporte particular privados são uma alternativa aos táxis, ao estabelecer a ligação entre passageiros e condutores através de uma aplicação gratuita para dispositivos móveis. Tenha em atenção que alguns serviços de transporte particular aumentam as tarifas durante os períodos de maior procura.


Informações importantes

As lembranças populares de Praga incluem o cristal e o vidro boémio, os brinquedos e as marionetas artesanais em madeira e as bebidas checas, como o vinho da Morávia, a cerveja e a Becherovka (bebidas amargas à base de ervas aromáticas). O design checo está a ganhar fama. Procure a joalharia, as impressões gráficas e outros objetos de design nas galerias e nas lojas concetuais da cidade.

A maioria das lojas independentes do centro abrem das 9:00 às 19:00, de segunda a sexta-feira, e até às 15:00 ao sábado, embora os centros comerciais e as lojas dedicadas aos turistas estejam abertos durante mais tempo ao fim de semana. Os supermercados, as lojas de cadeias e os armazéns comerciais estão também abertos ao domingo.

Normalmente, o imposto sobre o valor acrescentado (IVA) é de 21%, mas os visitantes de fora da UE podem pedir o respetivo reembolso (no momento da partida no aeroporto) sobre compras de valor superior a 2000 CZK. As lojas que disponibilizam os formulários têm os sinais "Tax Free" afixados.

Zonas comerciais em Praga


  • O principal centro de comércio de Praga ocupa cerca de um quilómetro em forma de L, desde o meio da Praça Wenceslas, pela esquina de Na Příkopě e, em seguida, para a Praça Náměstí Republiky. Nesta pequena área pode encontrar galerias comerciais de vários pisos e cadeias internacionais. Pelo meio, encontra as boutiques e as lojas de antiguidades.
  • A rua Pařížská, ampla e ladeada de árvores, que vai da Praça da Cidade Velha até ao rio, está repleta de marcas de designer de luxo. Muitos jovens designers checos abriram as respetivas lojas nas ruas adjacentes.
  • Nos arredores da rua Celetná pode encontrar as melhores lojas de vidro, de porcelana e de joias da cidade. Celetná tornou-se a "rua do vidro" de Praga.
  • Na rua Dlouhá, pode encontrar lojas de moda e de design locais.
  • A rua Nerudova, que sobe desde Malá Strana, a Cidade Inferior, até ao Castelo de Praga, está repleta de livrarias antigas, galerias, lojas de antiguidades e lojas para turistas.

Centros comerciais em Praga


Existem vários centros comerciais no centro da cidade e o mais famoso é o gigante Palladium, que tem um cinema, uma praça da alimentação e várias lojas. Outras opções incluem o Obchodní dům Kotva, o OC Quadrio e o Myslbek. A maioria abre das 9:00 às 21:00.

Mercados em Praga


Os mercados de Natal de Praga, que surgem desde o primeiro domingo do advento até ao início do ano novo, são famosos na Europa. O maior ocorre na Praça da Cidade Velha e na Praça Wenceslas. As praças mais pequenas do centro da cidade também albergam bancas que vendem produtos agrícolas frescos e vendedores de lembranças durante todo o ano. Em Náplavka, ao longo da orla do rio Vltava, realiza-se um grande mercado de agricultores todos os domingos de manhã.

0 Partilhe a sua opiniāo: