sábado, 20 de junho de 2020

Do Aeroporto de Kuala Lumpur para o centro da cidade

Do Aeroporto de Kuala Lumpur para o centro da cidade
Kuala Lumpur 

KualaLumpur tem 2 aeroportos: O Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur (KLIA), a 60 km do centro da cidade, e o Aeroporto Sultan Abdul Aziz Shah (também conhecido como Subang Skypark), a 25 km da baixa de Kuala Lumpur. Os autocarros são a forma mais económica de viajar de ambos para o centro. Utilizar um táxi é a opção mais confortável e conveniente, mas é também a mais dispendiosa. Os serviços de comboio apenas estão disponíveis a partir do KLIA.

Como ir do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur para o centro da cidade


O Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur (KLIA), a 60 km do centro da cidade, tem 2 terminais com uma distância de 2 km entre si. O segundo terminal, KLIA2, serve a maioria das companhias aéreas económicas. O comboio é a forma mais rápida e simples de viajar de ambos os terminais para a baixa de Kuala Lumpur. Os autocarros são mais económicos, mas demoram consideravelmente mais tempo. Utilizar um táxi é a opção mais confortável, mas é também a mais dispendiosa e, no geral, pode demorar mais do que o comboio. Pode utilizar o autocarro de ligação gratuito que liga o edifício do terminal principal KLIA ao KLIA2.

Comboio

A KLIA Ekspres (+60 3-2267-8000) é a forma mais rápida para viajar entre ambos os terminais do aeroporto e a baixa de Kuala Lumpur. Os comboios circulam entre o aeroporto e KL Sentral (o principal centro de transportes da cidade), das 05:00 à 01:00. A viagem demora 28 minutos (33 minutos a partir do KLIA2) e os comboios partem de 15 em 15 minutos nas horas de ponta e de 20 em 20 minutos no resto do dia. Após a meia-noite, os comboios partem de 30 em 30 minutos. Uma única viagem custa 55 RM para um adulto e 25 RM para crianças até aos 12 anos. Pode comprar os bilhetes na estação ou online.

Autocarro

O Airport Coach com ar condicionado, que parte do Bloco C, circula de 30 em 30 minutos de/para KL Sentral, entre as 05:30 e a 00:30. A viagem demora cerca de uma hora e custa 10 RM só ida e 18 RM ida e volta. Pode comprar os bilhetes na bilheteira do KLIA, situada junto ao cais dos autocarros no aeroporto e em KL Sentral, e através do Website da Airport Coach.

No KLIA2 pode encontrar várias empresas de autocarros que prestam serviço para Kuala Lumpur e para outros destinos. Pode optar pela SkyBus (+60 16-217-6950) e pela Aerobus (+60 10-292-3888), que prestam serviços diretos de e para KL Sentral em intervalos de 30 minutos. Os bilhetes custam cerca de 10 RM e pode adquiri-los na bilheteira no interior do KLIA2 ou online antecipadamente.

Táxi

Pode utilizar 2 tipos de táxis no KLIA e no KLIA2: táxis com taxímetro e de cupões pré-pagos. No KLIA, pode encontrar os táxis com taxímetro no centro de transportes do nível 1 do edifício principal do terminal. Pode encontrar os táxis de cupões pré-pagos no exterior do terminal de chegadas, no nível 3 do edifício. No KLIA2, ambos os serviços de táxi estão disponíveis no centro de transportes no nível 1. Uma viagem até ao centro da cidade pode demorar cerca de uma hora, consoante o trânsito.

Táxi com taxímetro

Para utilizar um táxi com taxímetro, primeiro tem de adquirir um cupão de 2 RM na bilheteira e, em seguida, pagar o preço da viagem apresentado no taxímetro quando chegar ao seu destino.

Uma viagem até ao centro de Kuala Lumpur custa cerca de 75 RM nos táxis mais económicos (sedãs, normalmente vermelhos e brancos). A viagem num táxi mais luxuoso, Executivo ou Premier, custa cerca de 100 RM.

Táxi de cupões

Os preços das viagens num táxi de cupões são fixos e baseiam-se em zonas de acordo com o destino e o tipo de veículo. Tem de pagar antecipadamente pela sua viagem através da compra de um cupão no balcão situado no nível 3 do átrio de chegadas do KLIA ou no nível 1 do KLIA2. OS preços para uma viagem até ao centro da cidade começam nos 75 RM.

Como ir do Aeroporto Sultan Abdul Aziz Shah para o centro da cidade


O Aeroporto Sultan Abdul Aziz Shah, também conhecido como Subang Skypark, situa-se a 25 quilómetros do centro de Kuala Lumpur. O autocarro de ligação SkyPark é a forma mais económica de viajar do aeroporto até à baixa de Kuala Lumpur. Utilizar um táxi é a opção mais confortável, mas é também a mais dispendiosa.

Autocarro de ligação

A KLIA Ekspress (+60 3-2267-8000) é a forma mais rápida para viajar entre ambos os terminais do aeroporto e a baixa de Kuala Lumpur. Os comboios circulam entre o aeroporto e KL Sentral (o principal centro de transportes da cidade), das 05:00 à 01:00. A viagem demora 28 minutos (33 minutos a partir do KLIA2) e os comboios partem de 15 em 15 minutos nas horas de ponta e de 20 em 20 minutos no resto do dia. Após a meia-noite, os comboios partem de 30 em 30 minutos. Uma única viagem custa 55 RM para um adulto e 25 RM para crianças até aos 12 anos. Pode comprar os bilhetes na estação ou online.

Táxi

Estão disponíveis os táxis com taxímetro e os táxis de cupão pré-pagos. Pode comprar os cupões nas bilheteiras de táxi junto ao centro de informações e as praças situam-se no exterior do átrio de chegadas. Num táxi económico, conte pagar cerca de 40 RM para chegar à baixa de Kuala Lumpur e 30 RM até Petaling Jaya.

TRANSPORTES PÚBLICOS em Kuala Lumpur


As principais atrações de Kuala Lumpur estão bem servidas pelas redes de autocarros e de comboio, as quais incluem a LRT, a KTM e o KL Monorail. Dado que os autocarros são afetados pelos congestionamentos de trânsito à hora de ponta de Kuala Lumpur, recomenda-se que utilize uma combinação de transportes públicos. As crianças até aos 7 anos podem viajar gratuitamente em todos os serviços.

Cartões de viagens

Para economizar no preço das viagens, pode adquirir um cartão de valor armazenado MyRapid ou Touch 'n Go, disponíveis em qualquer estação da LRT. Deve manter um crédito mínimo de 3 RM em todos os cartões. As opções incluem:


  • Cartões MyRapid e Touch 'n Go (TnG) (comboio e autocarro), com uma taxa de subscrição de 10 RM. O preço das viagens é reduzido em cerca de 17%.
  • Cartão MyRapid Smart 7 Weekly (apenas comboio), válido durante 7 dias com uma taxa de subscrição de 2,50 RM. O carregamento mínimo é de 10 RM. Pode transferir qualquer crédito não utilizado para a semana seguinte.
  • Cartão MyRapid Bus Pass (apenas autocarro), 100 RM para viagens ilimitadas em todos os autocarros RapidKL, exceto a linha BRT Sunway, durante 30 dias.
  • Cartão MyRapid Smart 30 Monthly, para visitantes em estadias mais longas. (Os descontos para passageiros incapacitados, estudantes e idosos aplicam-se apenas a cidadãos malaios.)

Comboio

Geralmente, o comboio é a forma mais rápida de deslocação em Kuala Lumpur. A RapidKL LRT é um sistema de trânsito ligeiro que serve o Klang Valley, constituído pela linha Ampang (Star LRT) e a linha Kelana Jaya (Putra LRT). Circulam das 06:00 à meia-noite, em intervalos de 3 minutos durante as horas de ponta e de 20 minutos durante o resto do dia.

O KL Monorail elevado circunda o Golden Triangle num semicírculo. Os comboios circulam em intervalos de 5 a 12 minutos. Os preços variam de 0,90 RM a 6,30 RM.

As linhas da KTM Komuter encontram-se no centro da cidade e circulam para os subúrbios. Os comboios não são tão frequentes como a LRT ou o KL Monorail e é normal ser necessário aguardar cerca de 20 minutos.

À exceção da linha Ampang, todas as linhas convergem em KL Sentral, o principal centro de transportes da capital.

Autocarro

Existem várias empresas de autocarros que circulam pela cidade, inclusive a RapidKL Bus, a Metrobus e a Cityliner. O serviço mais abrangente é a RapidKL, que presta serviço das 06:00 às 23:00, com alguns serviços disponíveis até à meia-noite. Pode consultar os horários online. A rede está dividida em 8 zonas, com preços que vão de 1 RM a 5 RM dentro de cada zona.

Pode pagar em dinheiro ou adquirir um cartão de valor armazenado. O MyRapid Bus Pass custa 100 RM para viagens ilimitadas durante 30 dias a partir do momento da compra em todos os autocarros da RapidKL, exceto a linha BRT Sunway.

No bairro empresarial comercial, a GoKL (+60 1-800-887-723) disponibiliza um serviço de autocarro gratuito que abrange 4 trajetos de autocarro (roxo, verde, vermelho e azul).

Informações importantes

As zonas comerciais populares incluem a zona de Bukit Bintang no Golden Triangle, o centro comercial de alto nível Suria KLCC e a zona de Jalan Telawi em Bangsar. Os bazares e os mercados noturnos ao ar livre da cidade têm bancas de gastronomia, vestuário moderno e artesanato, entre muitas outras coisas. Os centros e os complexos comerciais estão, normalmente, abertos das 10:00 às 22:00.

Zonas comerciais em Kuala Lumpur



  • Na zona de Jalan Tuanku Abdul Rahman encontra sedas, têxteis e vestuário tradicional muçulmano.
  • Na Low Yat Plaza encontra artigos eletrónicos originais e sem marca, tais como telemóveis, portáteis e acessórios de computador.
  • Em Kenanga Wholesale City encontra moda a preços de grossista.
  • Na zona de Brickfields, a pequena Índia de Kuala Lumpur, encontra artigos de moda indiana e salões de beleza especializados em serviços como tatuagens henna e cuidados de sobrancelhas.
  • Em Bukit Bintang, na baixa do Golden Triangle de Kuala Lumpur, encontra boutiques locais e cadeias internacionais.
  • A rede de ruas do bairro de Bangsar, particularmente em redor de Jalan Telawi, tem boutiques modernas e lojas de especialidade. Aqui encontra também os centros comerciais Bangsar Village e Bangsar Village II.

Centros comerciais em Kuala Lumpur


Os centros comerciais vendem de tudo, de artigos de moda de designers a produtos eletrónicos, joias e artesanato.


  • O Suria KLCC, imediatamente abaixo das Petronas Twin Towers, tem marcas internacionais e de designer.
  • O centro comercial de gama média, Avenue K, disponibiliza espaços de entretenimento e moda arrojada.
  • O Star Hill é especializado em alta-costura e marcas de luxo.
  • O Pavilion Kuala Lumpur, o Mid Valley Megamall e o Berjaya Times Square são centros comerciais familiares, com lojas de moda e de estilo de vida, e opções de entretenimento para as crianças.

Mercados em Kuala Lumpur


Os pasar malam, mercados noturnos ao ar livre, são populares entre os habitantes locais. Muitas vezes lotados e húmidos, estes blocos labirínticos e bem iluminados apresentam uma variedade eclética de produtos agrícolas frescos, artigos domésticos, a moda mais recente e tendências do mercado eletrónico, bem como comida de rua. É possível chegar facilmente a dois deles através dos transportes públicos: O pasar malam de Bangsar Baru, que funciona todos os domingos, e o da Rua Petaling, aberto diariamente.

Pode encontrar artesanato no Mercado Central de Chinatown, que funciona agora mais como um centro comercial de lembranças do que como um bazar. Outra opção é o Complexo Cultural de Artesanato (Kompleks Kraftangan Kebangsaan) no bairro empresarial comercial, onde ocorrem exposições e feiras de arte e artesanato original de todo o país, várias vezes ao ano.

0 Partilhe a sua opiniāo: