sábado, 20 de junho de 2020

Do Aeroporto de São Francisco para o centro da cidade

Do Aeroporto Internacional de São Francisco para o centro da cidade
São Francisco

Como ir do Aeroporto Internacional de São Francisco para o centro da cidade


A Bay Area Rapid Transit (BART) é a forma de transporte mais popular do Aeroporto Internacional de São Francisco para vários pontos da cidade. O autocarro da SamTrans é a opção mais económica, mas o Shuttle é também relativamente acessível. Os táxis e os serviços de transporte particular privados são as opções mais confortáveis e práticas, mas também são as mais dispendiosas.

BART

O AirTrain shuttle gratuito liga todos os terminais do aeroporto à paragem Garage G/BART Station, no piso das partidas/bilheteiras do terminal internacional. Pode apanhar aqui o comboio da BART para vários pontos da baixa de São Francisco (uma viagem de cerca de 30 minutos) ou para o bairro de Mission. As tarifas são de aproximadamente 8,50 $ para adultos e 3,50 $ para crianças dos 5 aos 12 anos, e os comboios partem a cada 15 a 20 minutos, entre as 4:15 e as 23:55.

Autocarro da SamTrans

Operados pela San Mateo County, os autocarros da SamTrans efetuam recolhas em 3 locais diferentes do aeroporto: junto ao pátio 2 do terminal 2, no pátio 4 do terminal 3 e no pátio A do terminal internacional. O destino é o cruzamento da 7th Street com Mission, em SoMa. A viagem custa cerca de 5 $ para adultos e 3 $ para crianças até aos 17 anos, e demora aproximadamente 1 hora.

Se viajar com pouca bagagem, pode optar pelo autocarro expresso KX da SamTrans (pelo mesmo preço e demora cerca de 30 minutos), que permite o transporte de passageiros com apenas 1 mala de mão. O expresso parte a cada 20 minutos desde as 6:00 às 21:00, enquanto o autocarro 292 parte a cada 10 minutos entre as 4:30 e a 1:50. O autocarro noturno 397 tem uma frequência horária entre as 2:00 e as 4:00.

Shuttle

Os serviços de shuttle partilhado, como o Go Lorrie’s Airport Shuttle e o QuakeCity Airport Shuttle (415-255-4899), oferecem viagens acessíveis em miniautocarros, do aeroporto para um endereço à escolha, por cerca de 17 $ por pessoa. Pode ter de esperar que o shuttle fique completo antes de partir do aeroporto e também fará paragens para deixar os outros passageiros ao longo do trajeto. A viagem média entre Quake City e a baixa de São Francisco demora 30 a 45 minutos.

Táxi

Os táxis partem de zonas designadas nos pisos do terminal de chegadas/recolha de bagagem de todos os terminais. A viagem de táxi demora 25 minutos até à baixa (consoante o trânsito) e custa entre 42 $ e 65 $, à qual acresce uma gorjeta (entre 15% e 20%) e uma sobretaxa de saída de 2 $.

Serviço de transporte particular

A Uber, a Lyft e outros serviços de transporte particular privados são uma alternativa aos táxis, ao estabelecer a ligação entre passageiros e condutores através de uma aplicação gratuita para dispositivos móveis. A viagem demora cerca de 25 minutos até à baixa (consoante o trânsito). Tenha em atenção que alguns serviços aumentam as tarifas durante os períodos de maior procura.

Como ir do Aeroporto Internacional de Oakland para o centro da cidade


A Bay Area Rapid Transit (BART) é a forma mais económica e, normalmente, mais rápida de viajar do Aeroporto Internacional de Oakland para a cidade, sobretudo nas horas de ponta (aproximadamente entre as 6:30 e as 10:00 e entre as 16:00 e as 18:30), quando o trânsito aumenta significativamente o tempo das viagens de automóvel. Os táxis ou os serviços de transporte particular privados são as opções mais confortáveis, mas também são as mais dispendiosas.

BART

A estação da BART do Aeroporto Internacional de Oakland situa-se no parque de estacionamento do aeroporto, diante dos terminais 1 e 2. É também aqui que o transporte automático de pessoas (monocarril) inicia a ligação do aeroporto à paragem Coliseum da BART. Os comboios partem a cada 5 minutos durante as horas de ponta (das 8:00 às 20:00) e com menos frequência no resto do dia.

Da estação Coliseum, os comboios para São Francisco (procure a plataforma em direção a Daly City) partem a cada 10 a 20 minutos, com paragens em várias localizações na baixa e no bairro de Mission. A viagem demora entre 30 e 40 minutos e custa cerca de 10 $ para adultos e 5 $ para crianças entre os 5 e os 12 anos.

Táxi

Pode encontrar as filas de táxis nas praças designadas no exterior dos terminais 1 e 2. Uma viagem até à baixa de São Francisco demora cerca de 30 minutos, mas pode demorar muito mais durante as horas de ponta de manhã e ao final da tarde. A tarifa é de cerca de 50 $, aos quais acresce a gorjeta (entre 15% e 20%).

Serviço de transporte particular

A Uber, a Lyft e outros serviços de transporte particular privados são uma alternativa aos táxis, ao estabelecer a ligação entre passageiros e condutores através de uma aplicação gratuita para dispositivos móveis. A viagem demora cerca de 30 minutos até à baixa de São Francisco (consoante o trânsito). Tenha em atenção que alguns serviços aumentam as tarifas durante os períodos de maior procura.


Como ir do Aeroporto Internacional de São José para o centro da cidade


A viagem entre São Francisco e o Aeroporto Internacional de São José é mais complicada e demorada, pois o aeroporto situa-se a 45 milhas da baixa da cidade. A viagem de comboio é, de longe, a mais económica, mas os táxis e os shuttles são mais práticos.

Comboio

O comboio suburbano da Caltrain é o meio de transporte mais acessível para viajar entre o Aeroporto Internacional de São José e São Francisco. Primeiro, tem de utilizar o shuttle gratuito da Airport Flyer, que efetua recolhas em todos os terminais a cada 15 a 30 minutos, entre as 5:30 e as 23:30, e faz ligação à estação de Santa Clara (a viagem demora cerca de 15 minutos). Desta estação, os comboios para São Francisco partem a cada 20 e 60 minutos, consoante o momento do dia. Pode demorar cerca de 90 minutos a chegar à estação da Caltrain de São Francisco, na baixa da cidade. O bilhete custa cerca de 11 $ para adultos e 5,50 $ para crianças até aos 18 anos.

Shuttle

Os serviços de carrinha shuttle partilhada, como a ABC Airport Shuttle (+1 408-314-8680), recolhem os passageiros no exterior dos terminais do aeroporto. Assim que estiver completo, o shuttle parte apara a baixa de São Francisco e demora entre 50 e 90 minutos, e custa 70 $ a 80 $, acrescidos da habitual gorjeta para o motorista. 

Táxi

Os táxis estão disponíveis no exterior de ambos os terminais do aeroporto. Uma viagem num táxi com taxímetro do Aeroporto de São José até à baixa de São Francisco custa 140 $ a 150 $, valor ao qual acresce a gorjeta, mas o preço pode aumentar nos momentos de trânsito intenso. Conte com uma viagem de 45 a 60 minutos
.

TRANSPORTES PÚBLICOS em São Francisco


O extenso sistema de transportes públicos de São Francisco disponibiliza todos os principais meios de viagem. A maioria dos transportes da cidade são geridos pela Municipal Rail System, conhecida por Muni, que opera as linhas de autocarro e de metro. Também gere os teleféricos e os elétricos históricos que percorrem a Market Street e Embarcadero. O Muni Passport é a opção de pagamento mais prática para esta rede de transportes. O BART (sistema Bay Area Rapid Transit) é um sistema de metro regional separado com 8 paragens em São Francisco e que faz ligação a várias cidades do leste da baía.

Muni Passport

Se estiver a planear utilizar frequentemente os transportes públicos, o melhor será comprar um Muni Passport à chegada. O cartão permite pagar tarifas mais reduzidas por viagem e evita a necessidade de ter o montante exato. O Muni Passport permite viajar sem limites na rede de autocarros, de metro ligeiro, de elétricos e de teleféricos da Muni. Pode comprar um nos quiosques dos transportes, em drogarias, mercearias e lojas de bebidas distribuídas pela cidade. As opções incluem 1 dia (17 $), 3 dias (26 $) ou 7 dias (35 $). Não existem descontos para crianças.

Autocarro da Muni

Existem mais de 80 linhas de autocarro pela cidade. Os tempos de espera variam entre 2 e 20 minutos, consoante a sua localização e o momento do dia.

As paragens incluem postes amarelos ou paragens cobertas, as quais têm ecrãs LED que apresentam os tempos de chegada aproximados dos trajetos ativos. Os autocarros da Muni circulam 24 horas por dia, e os autocarros "Owl" da madrugada oferecem um serviço limitado entre a 1:00 e as 5:00. O autocarro 91 OWL é particularmente útil, pois liga a Marina à baixa e passa por North Beach e Chinatown.

Se não tiver um Muni Passport, tem de pagar com o montante exato (2,25 $ para adultos, 1 $ para crianças entre os 5 e os 17 anos). Certifique-se de que tem um bilhete que permite transferências (que indica o tempo de viagem restante), pois assim pode trocar entre autocarros durante um período de 90 minutos.

Metro da Muni

A Muni opera um sistema de comboios ligeiros subterrâneos e de superfície, que circulam entre as 4:30 e a 1:30 AM. A linha F-Market & Wharves, que circula entre Castro e Fisherman’s Wharf, é particularmente relevante. O serviço é prestado por uma frota de elétricos vintage de cidades de todo o mundo, incluindo Milão, Melbourne e Nova Orleães.

Para embarcar numa das estações subterrâneas, tem de comprar um bilhete numa máquina automática da Muni antes de entrar na estação. Uma vez no interior, recomenda-se que aguarde junto à parte da frente da plataforma, que estará mais lotada. Os comboios são muito curtos e é mais fácil embarcar se estiver na parte da frente da plataforma.

Teleférico

Os icónicos teleféricos de São Francisco sobem as colinas íngremes da cidade. Os viajantes podem sentar-se no interior ou viajar em pé na plataforma exterior. De forma singular, cada teleférico é operado manualmente por um "gripman" ou uma "gripwoman".

As linhas Powell-Mason e Powell-Hyde começam ambas na baixa e circulam pela Chinatown em direção a Fisherman’s Wharf. A linha California Street circula de leste para oeste por Nob Hill.

É habitual existirem longas filas nos pontos de partida dos teleféricos, pelo que se recomenda que embarque em paragens a meio do trajeto, indicadas pelos sinais castanhos e brancos. Se estiver no passeio e fizer sinal ao operador, este para a carruagem para que possa entrar.

As viagens de teleférico custam 7 $ independentemente da idade do passageiro, mais do que as outras opções de transporte da Muni, mas estão abrangidos pelo Muni Passport.

BART

A BART possui um sistema de metro subterrâneo que inclui 8 paragens na cidade, de entre as quais se destacam as paragens do bairro de Mission e da baixa.

Os comboios circulam diariamente entre as 4:00 e as 00:30. Os preços dos bilhetes para viagens fora da cidade baseiam-se na distância percorrida, mas custam cerca de 2 $ entre as paragens da cidade.

As tabelas junto às máquinas de bilhetes apresentam as tarifas entre as estações, para que possa pagar o valor exato ou carregar o cartão com o qual pagará cada viagem. Tem de inserir o bilhete para entrar e novamente para sair no seu destino. A tarifa é deduzida automaticamente e o saldo atual é apresentado no bilhete. Se pagar com o valor exato em dinheiro, a máquina não devolve o bilhete.

Ferry

Pode utilizar um dos vários ferries disponíveis na área da baía, que ligam São Francisco a destinos no leste e no norte da baía, incluindo Oakland e Sausalito. Uma opção de diversão popular é atravessar a Golden Gate Bridge de bicicleta, parar para almoçar em Sausalito ou em Tiburon e entrar no ferry de volta para São Francisco. As tarifas variam consoante o destino, mas a maioria fica por cerca de 10 $ (adultos) e 5 $ (crianças), só a ida.

A Blue and Gold Fleet e a Golden Gate Ferry (+1 415-921-5858) são as 2 grandes empresas de ferry. A maioria dos ferries parte do Ferry Building ou do Pier 41, mas a Alcatraz Cruises parte do Pier 33.

Táxi

Existem muitos táxis na cidade, sobretudo nas zonas populares da baixa e do cais. Procure a caixa acesa em cima do táxi que indica a respetiva disponibilidade. A tarifa inicial é de 3,50 $, valor ao qual são adicionados os valores por quilómetro e as sobretaxas correspondentes a atrasos devido ao trânsito. Outra opção disponível, sobretudo nas zonas com menos táxis, é a Luxor Cab (+1 415-282-4141), um serviço fiável com uma aplicação de reservas para dispositivos móveis.

Serviço de transporte particular

Os serviços de transporte particular privados, como a Uber e a Lyft estabelecem a ligação entre passageiros e condutores através da aplicação para dispositivos móveis. Além de serem omnipresentes em São Francisco, são a alternativa preferida aos táxis. Tenha em atenção que alguns serviços aumentam as tarifas durante os períodos de maior procura, por exemplo, nos principais eventos da cidade.




Informações importantes

Os variados espaços e zonas comerciais de São Francisco incluem grandes centros comerciais e mercados, bem como centros locais de pequenas boutiques e lojas vintage. O movimento "Made in SF" apoia as lojas dedicadas à venda de produtos locais, desde artesanato e acessórios a vestuário e arte.

As lojas e os centros comerciais têm horários próprios, e as lojas independentes e outras mais pequenas podem abrir mais tarde. Ao preço de todos os artigos comprados na Califórnia acresce o imposto sobre as vendas de 7,5%.

 Zonas comerciais em São Francisco


A Union Square é a maior zona comercial da cidade, onde pode encontrar as principais marcas mundiais e também boutiques elegantes. Aqui encontra também vários armazéns comerciais grandes onde se vendem produtos que variam de vestuário sofisticado de designers a vestuário e outros produtos mais comuns.

As ruas da Chinatown estão repletas de mercearias e lojas onde se vende de tudo, desde brinquedos de plástico a artigos únicos.

As lojas sofisticadas preenchem a Fillmore Street em Pacific Heights, e a atmosfera de Hayes Valley é um pouco vintage, um pouco artística e totalmente elegante. Na Marina, a Chestnut Street tem uma mistura de lojas de cadeias e lojas independentes, enquanto as boutiques indie dominam a Union Street.

Haight e Mission são os bairros a visitar em busca de artigos peculiares, quer esteja à procura de vestuário vintage, meias modernas ou artigos divertidos.

Centros comerciais em São Francisco


Ao longo da Market Street, junto à Union Square, o centro comercial Westfield San Francisco Centre é tão grande em dimensão como em esplendor arquitetónico, com escadas envidraçadas em espiral e interiores ornamentados de antigos armazéns comerciais do século XIX. No interior, pode encontrar mais de 170 lojas e uma enorme praça alimentar.

A disposição do Embarcadero Center, 4 edifícios ligados em vários quarteirões da cidade, concede uma vertente de ar livre ao centro comercial, o qual alberga lojas de cadeias e especializadas, além de restaurantes e escritórios.

O Crocker Galleria é uma arcada de três pisos com uma redoma de vidro que alberga lojas sofisticadas, de produtos locais e opções de restauração.

Mercados em São Francisco


O San Francisco Ferry Building é um centro para os amantes de comida, onde pode encontrar fornecedores de queijo, óleo, peixe, vinho e muito mais. Tem ainda mais movimento quando o Farmers Market abre no exterior à terça-feira, à quinta-feira e ao sábado.

O Canton Bazaar interior é um enorme empório de porcelana, brocados e lanternas de seda chineses, taças tibetanas e muito mais.

Na Market Street, junto ao Civic Center, o The Market é um mercado moderno e brilhante onde pode encontrar alimentos de alta qualidade. A área alimentar aberta tem mesas altas onde os visitantes podem apreciar pequenas porções das várias bancas de comida, incluindo pizza e tacos.





0 Partilhe a sua opiniāo: