sábado, 20 de junho de 2020

Do Aeroporto de Hong Kong para o centro da cidade

Do Aeroporto Internacional de Hong Kong para o centro da cidade
Hong Kong

Como ir do Aeroporto Internacional de Hong Kong para o centro da cidade


Pode viajar para a baixa a partir do Aeroporto Internacional de Hong Kong de comboio, de autocarro ou de táxi. O comboio é a opção mais rápida, enquanto o autocarro é significativamente mais económico. Se utilizar os transportes públicos, considere adquirir cartões de viagens pré-pagos, que lhe permitem poupar tempo e dinheiro.

Comboio

A opção mais rápida é o serviço da Linha Airport Express (+852 2881-8888), que demora cerca de 20 minutos até Kowloon e 25 minutos até ao Distrito Central. Os comboios prestam serviço em intervalos de 10 a 12 minutos. Os bilhetes de ida custam 90 HK$ para Kowloon e 100 HK$ para o Distrito Central. Os bilhetes de ida e volta custam 160 HK$ e 180 HK$, respetivamente.

Autocarro

Se procura uma opção mais económica, pode optar por uma das 2 empresas de autocarros: A Cityflyer (+852 2873-0818) e a Long Win (+852 2745-4466).

Na Cityflyer:


  • Pode aceder a Kowloon ao utilizar o A21, que percorre Mong Kok, Yau Ma Tei, Jordan e desce a Nathan Road até Tsim Sha Tsui.
  • O A11 segue para a Ilha de Hong Kong e efetua paragens no Distrito Central, em Wan Chai, em Causeway Bay e em North Point.
  • Os autocarros partem em intervalos de 10 a 30 minutos, das 06:00 à meia-noite, e os bilhetes custam cerca de 33 HK$ para Kowloon e 40 HK$ para o Distrito Central e Causeway Bay. Pode também utilizar os serviços de autocarros noturnos, com o N21 a viajar para Tsim Sha Tsui e o N11 a viajar para a Ilha de Hong Kong.

Táxi

Para quem prefere a facilidade do táxi, tenha em atenção que apenas os táxis vermelhos têm permissão para viajar para Kowloon e para a Ilha de Hong Kong, pelo que deve certificar-se de que escolhe a praça de táxis certa.

Conte pagar até 300 HK$ por uma viagem até ao Distrito Central, que demora entre 35 a 50 minutos. As viagens de táxi até Tsim Sha Tsui custam cerca de 240 HK$ e demoram entre 30 a 45 minutos. Existe um acréscimo de 5 HK$ por cada mala colocada na bagageira.

TRANSPORTES PÚBLICOS em Hong Kong


Os transportes públicos de Hong Kong incluem comboios, autocarros e elétricos. Para evitar o problema de necessitar de ter as quantias certas em alguns meios de transporte, a maioria das pessoas opta por um cartão inteligente pré-pago.

Cartões de viagens pré-pagos

Pode utilizar o cartão Octopus em todos os transportes públicos, bem como nas lojas de conveniência, nas cadeias de fast-food, nos cinemas, nos parques temáticos e muito mais. Para obter um, tem de pagar uma caução reembolsável de 50 HK$ e um montante mínimo de crédito armazenado, conforme se segue:


  • Adultos: 150 HK$ (caução de 50 HK$ + montante armazenado de 100 HK$)
  • Crianças e idosos: 70 HK$ (caução de 50 HK$ + montante armazenado de 20 HK$)

Pode adquirir e recarregar os cartões Octopus nos centros de serviço de apoio ao cliente da MTR, do metro ligeiro e do pontão de ferryboat, e em lojas de conveniência selecionadas.

Os locais que aceitam pagamento com o cartão Octopus estão claramente identificados como tal, e pode ver os dispositivos de contacto nos balcões das lojas. O seu saldo é apresentado no leitor de cartões de cada vez que utilizar o pagamento por contacto.

Para visitas mais pequenas, pode adquirir o passe de viagens da Airport Express (+852 2881-8888) para 3 dias, que permite a utilização ilimitada dos transportes públicos.

Ferryboat

Uma viagem com a Star Ferry Company (+852 2367-7065) é uma forma acessível de desfrutar das vistas espetaculares de Victoria Harbour e das marginais da cidade. A viagem entre a Ilha de Hong Kong e Kowloon demora 7 minutos e custa menos de 5 HK$.

Os serviços de ferryboat para as principais ilhas, inclusive para Discovery Bay ou Mui Wo na Ilha Lantau, e Sok Kwu Wan na Ilha Lamma, operam a partir de Central Ferry Piers na Ilha de Hong Kong.

Comboio

A rede de comboios da MTR (+852 2881-8888), em Hong Kong, é moderna e fácil de utilizar. Uma viagem do Distrito Central até Wan Chai custa cerca de 4,50 HK$, e uma viagem do Distrito Central para Tsim Sha Tsui custa cerca de 9,50 HK$. Pode utilizar as casas de banho públicas existentes em algumas estações de intercâmbio. É proibido fumar, beber e comer em todos os comboios.

Pode adquirir os bilhetes de utilização única nas estações da MTR, mas os cartões Octopus pré-pagos são a forma de pagamento mais comum e conveniente.

A linha Tsuen Wan, indicada a vermelho, começa no Distrito Central e passa sob o Victoria Harbour para fazer a ligação aos principais destinos em Kowloon. A linha Island, indicada a azul, presta serviço na zona norte da Ilha de Hong Kong.

Autocarro

Os autocarros de Hong Kong são fáceis de utilizar e as viagens custam entre 4 HK$ a 10 HK$, consoante o destino. É necessário pagar com o valor certo em dinheiro, ou com um cartão Octopus pré-pago, pois os condutores não dispõem de trocos. Pode encontrar paragens de autocarro por toda a cidade, onde normalmente pode consultar as informações sobre tarifas. Alguns locais têm centros de autocarros para várias linhas, por exemplo, sob o International Finance Center e a Exchange Square.

O serviço de autocarros urbanos é operado por 2 empresas:


  • New World First Bus/Citybus (+852 2136-8888 para a NWFB, e +852 2873-0818 para a Citybus)
  • Kowloon Motor Bus (+852 2745-4466)

Elétricos

Os elétricos apenas estão disponíveis na Ilha de Hong Kong. Os veículos datam de 1904 e servem agora o Distrito Ocidental, o Distrito Central, Wan Chai e Causeway Bay. A Hong Kong Tramways presta serviços diários das 06:00 à meia-noite. O preço da viagem para adultos é uma taxa fixa de cerca de 2,50 HK$, que pode pagar com um cartão Octopus pré-pago ou com o valor exato no final da viagem. Os passageiros entram pela parte de trás do elétrico.

O Peak Tram é um veículo funicular que transporta os passageiros para o cume de Victoria Peak.

Táxi

Os táxis com uma bandeira vermelha ou um sinal luminoso estão disponíveis. Pode chamá-los na rua, embora existam algumas zonas restritas, principalmente no Distrito Central. O preço das viagens é definido através do taxímetro, que deve estar bem visível.

Os táxis têm várias cores, de acordo com as áreas geográficas:


  • Os veículos vermelhos operam na maior parte da área de Hong Kong, à exceção do lado sul e da Tung Chung Road, na Ilha Lantau
  • Os veículos verdes operam nos Novos Territórios
  • Os veículos azuis operam na Ilha Lantau

A aplicação Hong Kong Taxi Translator ajuda a converter endereços de destinos em inglês para chinês escrito e fonético. A aplicação funciona online, está disponível para iPhone e Android e custa cerca de 8 HK$.

Miniautocarro

Os pequenos autocarros para 16 passageiros são úteis para os habitantes locais, mas podem ser confusos para os visitantes. Os "autocarros ligeiros" verdes seguem trajetos fixos e cobram preços fixos. Os miniautocarros vermelhos não têm um trajeto fixo e param quando os chama ou quando um passageiro dá indicação para sair.

Informações importantes

HongKong é uma meca comercial tanto para os viajantes como para os habitantes locais que se dirigem aos centros comerciais e aos mercados de rua. Pode encontrar vários produtos isentos de impostos, e as listas da maioria dos compradores inclui vestuário, cosméticos e produtos elétricos.

Zonas e centros comerciais em Hong Kong


As compras começam ainda antes de sair do Aeroporto Internacional de Hong Kong. O SkyMart, no Terminal 1, disponibiliza uma experiência comercial de luxo, enquanto no Terminal 2, o SkyPlaza é o destino certo para adquirir produtos eletrónicos.

Ilha de Hong Kong

O Distrito Central na Ilha de Hong Kong tem vários centros comerciais de nível mundial, inclusive o The Landmark, que alberga marcas de designers e sofisticadas. O International Finance Center é um complexo contemporâneo com arranha-céus emblemáticos e um centro comercial repleto de boutiques de luxo.

Em Causeway Bay encontrará desde marcas de alto nível a lojas mais acessíveis e mercados de rua. As paragens populares incluem:


  • Times Square: um centro comercial de grandes dimensões onde encontra produtos de preço médio e de luxo, e ainda restaurantes
  • Fashion Walk: complexo de rua que disponibiliza moda sofisticada, bem como marcas japonesas e europeias de preço médio
  • SOGO Hong Kong: armazém comercial de estilo japonês

Nas redondezas, a zona de Admiralty conta com o elegante centro comercial Pacific Place e o Star Street District, famoso pelas boutiques modernas.

Mercados em Hong Kong


Os mercados oferecem os melhores negócios de Hong Kong, com uma oferta de produtos vasta e variada. Tudo depende da sua capacidade para regatear. Escolha os artigos com cuidado, pois não será possível devolvê-los.

Ilha de Hong Kong

A Ilha de Hong Kong é conhecida pelo Mercado de Stanley. Este famoso mercado é pequeno e fácil de percorrer.

Sheung Wan inclui um mercado ocidental num edifício de estilo eduardiano, bem como o mercado de antiguidades na Upper Lascar Row.

0 Partilhe a sua opiniāo: