sábado, 20 de junho de 2020

Do Aeroporto de Bangalore para o centro da cidade

Do Aeroporto Internacional de Bangalore para o centro da cidade
Bangalore

Como ir do Aeroporto Internacional de Bangalore para o centro da cidade


O Aeroporto Internacional de Bangalore (BLR), também conhecido como Aeroporto Internacional Kempegowda, fica a cerca de 30 quilómetros da estação ferroviária central de Bangalore City. Apanhar um táxi ou utilizar um serviço de transportes privados do aeroporto até à porta do hotel é a opção mais fácil e cómoda. Existe também um serviço de autocarro com ar condicionado que parte do aeroporto para destinos em toda a cidade. Apesar de os tuk tuks serem comuns no centro da cidade, não podem circular perto do aeroporto.

Táxi

Os táxis de aeroporto estão disponíveis num balcão perto da zona de recolha de bagagem. Pode reservar um táxi no balcão e pagar com antecedência. Os funcionários do balcão entregam-lhe um recibo que deve entregar ao motorista. Caso contrário, pode simplesmente colocar-se na fila e esperar que um funcionário do aeroporto lhe atribua um táxi. Graças à boa sinalização dos táxis de aeroporto (“Airport Taxi”), é fácil encontrá-los.

Os 3 operadores de táxi de aeroporto são:


  • Mega Cabs (+91 80-4747-4747)
  • Meru Cabs (+91 80-4422- 4422)
  • Karnataka Taxi (+91 80-4466-4466)

Uma viagem para o centro da cidade demora cerca de 60 minutos com pouco trânsito (entre as 22:00 e as 7:30) e cerca de 90 minutos com trânsito normal.

Os primeiros 120 quilogramas de bagagem são gratuitos, mas existe uma taxa de 5 Rs por cada 20 quilogramas adicionais. Da meia-noite às 6:00, acresce uma taxa noturna de 10% à tarifa.

Os motoristas aceitam dinheiro, cartões de crédito e de débito.

Serviço de transportes privados

Serviços como a Uber, a Ola Cabs e a Taxi for Sure são alternativas populares aos táxis. Estes serviços fazem a ligação entre passageiros e condutores através de uma aplicação gratuita para dispositivos móveis. Os preços variam significativamente consoante a empresa e a procura.

Autocarro

Os autocarros shuttle do aeroporto, conhecidos como Vayu Vajra, são geridos pelo Bangalore Metropolitan Transport Service (BMTC) (+91 80-2295-2952). O terminal de autocarros fica à saída da área de chegadas. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Os autocarros têm ar condicionado e percorrem itinerários diferentes. Todos os autocarros apresentam o número do seu itinerário e os funcionários do balcão de atendimento no terminal de autocarros podem indicar-lhe como chegar ao seu destino. O itinerário KIAS 4 para a Old Airport Road leva-o ao centro da cidade.

As tarifas vão de 170 Rs a 300 Rs, consoante o destino. Pode comprar os bilhetes com dinheiro ao motorista. Recomenda-se que pague com o montante exato. Chegar ao centro da cidade pode demorar entre 90 minutos e 2 horas, consoante o trânsito.

TRANSPORTES PÚBLICOS em Bangalore


Os transportes públicos são por vezes a forma mais rápida de se deslocar pela cidade (apesar de os serviços de transportes privados terem atualmente preços semelhantes e serem, normalmente, a escolha dos locais). As opções incluem o metro, que ainda está em fase de desenvolvimento, e autocarros.

Metro

O metro de Bangalore, também conhecido como Namma Metro, ainda está em fase de desenvolvimento. O serviço é gerido pela Bangalore Metro Rail Corporation Limited (+91 802-296-9300).

Apesar de o sistema de metro não estar ainda acabado, algumas secções já estão totalmente operacionais. Estes itinerários incluem:


  • M.G. Road–Byappanahalli
  • Sampige Road–Peenya Industry
  • Peenya Industry–Nagasandra
  • Mysore Road–Magadi Road

Se estiver a visitar estas áreas, o metro é uma forma rápida e económica de viajar. O metro funciona diariamente das 6:00 às 22:00 e parte a cada 10 – 15 minutos.

Tarifas de metro

Existem fichas disponíveis para viagens simples nas bilheteiras de cada estação. Custam entre 10 Rs e 30 Rs, consoante a distância que viajar.

Também pode comprar um cartão smart card, que oferece descontos nas tarifas, online ou nas bilheteiras das estações. O cartão em si custa 50 Rs e pode ser recarregado em múltiplos de 50 Rs nas bilheteiras, no site do Bangalore Metro ou no site da plataforma Karnataka Mobile-One. Passe a ficha ou o cartão nos portais de entrada e saída para aceder ou sair das plataformas. Ao sair, certifique-se de que deixa a ficha numa ranhura do portal – sair com a mesma é uma infração punível com uma multa de 200 Rs.

Autocarro

A Bangalore Metropolitan Transport Corporation (BMTC) (+91 80-2295-2952) opera o sistema público de autocarros. A rede é relativamente extensa e económica, mas os percursos longos e o trânsito intenso podem tornar as viagens lentas.

Os 3 principais terminais de autocarros são:


  • Kempegowda Bus Station (K.B.S), também conhecida como Majestic Bus Stand
  • K.R. Market Bus Stand
  • Shivaji Nagar Bus Depot

Todos os itinerários de autocarro possuem um número designado que é apresentado no veículo. Normalmente, os autocarros circulam das 5:00 às 23:00, mas este horário varia consoante o itinerário.

Nas horas de ponta, os autocarros costumam ficar sobrelotados (das 8:00 às 10:00 e das 17:00 às 20:00). Por isso, é possível que seja um pouco complicado entrar e sair. Cerca de 15 lugares na parte dianteira de cada autocarro são reservados a mulheres.

Tarifas de autocarros

Os autocarros sem ar condicionado circulam em todos os itinerários e os bilhetes custam entre 5 Rs e 19 Rs.

Os autocarros com ar condicionado circulam em vários itinerários, principalmente para as principais zonas empresariais da cidade (M.G. Road, ITPL (International Tech Park Ltd.), Outer Ring Road e Whitefield. As tarifas variam entre 15 Rs e 70 Rs. Pode comprar bilhetes ao motorista assim que entrar no autocarro. Recomenda-se que pague com o montante exato.

Passes de autocarro

Pode comprar um passe diário ao motorista. Custa 70 Rs e permite viajar de forma ilimitada em qualquer autocarro sem ar condicionado durante um dia.

Outros passes diários e mensais (inclusive para autocarros com ar condicionado) estão disponíveis em balcões dedicados no Shivaji Nagar Bus Depot e na Kempegowda Bus Station, mas para ter acesso a estes precisa de se inscrever para obter um cartão de identificação. Existem mais informações disponíveis online.

Táxi

Não pode mandar parar um táxi na rua, mas pode pedir um táxi por telefone através de um dos seguintes serviços de táxi:


  • Mega Cabs (+91 80-4747-4747)
  • Meru Cabs (+91 80-4422- 4422)


Tuk tuk

O tuk tuk (conhecido como "auto") é um veículo motorizado de 3 rodas que pode contratar para utilização privada. Podem apanhar facilmente um auto em toda a cidade (exceto perto do aeroporto). Esta é a forma mais prática de se deslocar por Bangalore.

Apesar de os autos terem de utilizar um contador, tal raramente acontece e os motoristas cobram frequentemente preços excessivos. Pode pagar o preço indicado ou esperar por um motorista de auto que utilize o contador (não são impossíveis de encontrar).

Uma boa alternativa é reservar um auto pré-pago através de serviços de transportes privados como a empresa Ola Autos.

Após as 21:00, os condutores exigem que pague "um e meio", ou seja, 50% acima da tarifa indicada no contador.


Informações importantes

As principais zonas comerciais da cidade situam-se ao longo e à volta da M.G. Road, Commercial Street e Brigade Road. A cidade tem uma grande variedade de centros comerciais, incluindo centros comerciais de luxo com cadeias de roupa ocidentais e indianas populares. Existem ainda bastantes lojas de rua e mercados diários de comida, vestuário e bugigangas.

Em lojas pequenas e em mercados, prepare-se para regatear e pagar em dinheiro. Nas principais lojas, pode pagar com cartão de crédito e não é adequado regatear.

Normalmente, as lojas abrem às 11:00 e fecham entre as 22:30 e as 23:00. O imposto sobre as vendas, conhecido como "imposto sobre o valor acrescentado" (VAT, ou seja, IVA) varia entre 4,5% e 14%, consoante o produto.

Zonas comerciais em Bangalore


A Commercial Street é o local ideal para encontrar comércio de rua e fazer bons negócios. As ruelas estão ladeadas de bancas improvisadas onde pode comprar calçado, vestuário, joalharia em prata e barata. A rua principal tem lojas que vendem saris indianos e outro vestuário tradicional, ganga e vestuário ocidental.

A área à volta da M.G. Road tem lojas de todas as dimensões e vários centros comerciais. A M.G. Road está repleta de lojas de artesanato onde pode comprar lembranças e bugigangas.

Na interseção com a M.G. Road, a Brigade Road possui uma combinação de marcas locais e ocidentais. A Church Street, nas proximidades, é conhecida pelas livrarias com livros em segunda mão.

Encontra grandes marcas conhecidas ao longo da 100 Feet Road, a estrada principal de Indiranagar.

Com uma considerável população de estudantes, Koramangala é um bom local para procurar bons preços.

Centros comerciais em Bangalore


Bangalore tem inúmeros centros comercias, desde locais de luxo a extensos centros comerciais:


  • O UB City é um centro comercial de luxo no coração da cidade com boutiques de estilistas.
  • O Phoenix Marketcity alberga as melhores marcas indianas e cadeias de lojas americanas e europeias. Este centro está distribuído por uma grande área e pode passar um dia inteiro a passear nele.
  • O Orion Mall em Malleswaram alberga lojas de vestuário casuais e é um bom local para comprar um sari.
  • O Garuda Mall, situado no centro da cidade, inclui lojas de cadeias populares.
  • O Forum Mall, em Koramangala, foi o primeiro centro comercial de Bangalore e é um dos mais populares, com várias marcas internacionais.
  • O Mantri Square, com mais de 250 lojas, é um dos maiores centros comerciais da cidade.

Mercados em Bangalore


O Russell Market é um grande complexo no animado bairro de Shivajinagar que inclui mercados de peixe e carne, bancas de vegetais, frutas e flores, lojas que vendem loiças e talheres, e lojas de brinquedos. Nas proximidades encontra-se o mercado especializado Beef Market.

O KR Market, ou City Market, é um movimentado mercado grossista de vegetais. De manhã cedo, por volta das 4:00, também há bancas coloridas de flores aqui.

O bairro de Chickpet possui o maior e mais conhecido mercado grossista de Bangalore. É composto por um labirinto de pequenas vias ladeadas por lojas onde pode comprar saris de seda, materiais têxteis, pratas, decoração interior, livros antigos e antiguidades a preços com desconto.

Situado nas ruas de Basavanagudi, o mercado Gandhi Bazaar está repleto de bancas que vendem vegetais, cestas de flores, grinaldas artesanais e frutas.


  

0 Partilhe a sua opiniāo: