sábado, 20 de junho de 2020

Do Aeroporto de Abu Dhabi para o centro da cidade

Do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi para o centro da cidade
Abu Dhabi 

Como ir do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi para o centro da cidade


O Aeroporto Internacional de Abu Dhabi (AUH) fica a cerca de 35 quilómetros da baixa de Abu Dhabi. Sem dúvida que a forma mais fácil e rápida de chegar à cidade é apanhar um táxi ou utilizar um serviço de transporte privado, apesar de também haver um serviço de autocarros económico se não tiver restrições de tempo.

Táxi

Os únicos táxis que têm permissão oficial para trabalhar no aeroporto são os veículos Mercedes Vito pretos de 6 lugares com a indicação "airport taxi". Estes funcionam com um taxímetro e as tarifas são iguais às dos táxis comuns, apesar de o preço inicial ser de 25 AED (em vez do habitual preço inicial de 3,50 AED durante o dia ou de 4 AED durante a noite). O preço varia consoante o destino, mas normalmente fica entre 40 e 70 AED. Na ilha Abu Dhabi, a maioria das viagens demora 10 a 20 minutos, ou 30 a 40 minutos se for para mais longe.

Todos os táxis transportam-no para o aeroporto a um preço inicial de 25 AED. A autoridade regulatória, TransAd, define as tarifas de todas as empresas de táxis e proporciona um serviço de reservas centralizado através do número +971 600-535-353.

Serviço de transporte particular

Os serviços de transporte particular privados, como a Uber e a Careem, fazem a ligação entre passageiros e condutores através de uma aplicação para dispositivos móveis e/ou de um site. As tarifas cobradas podem ser superiores durante as horas de ponta.

Autocarro

O itinerário A1 verde e branco funciona 24 horas por dia, de e para o Abu Dhabi City Air Terminal na baixa, perto do Abu Dhabi Mall, com várias paragens ao longo do percurso. A tarifa é de 4 AED e a viagem completa demora entre 40 e 45 minutos, consoante o trânsito. O percurso e os horários estão listados online.

TRANSPORTES PÚBLICOS em Abu Dhabi

O sistema de autocarros abrangente é o único meio de transporte público de Abu Dhabi.

Autocarro

Os autocarros fazem paragens frequentes, por isso não são uma boa opção se estiver com pressa, mas têm ar condicionado e uma secção só para mulheres. A tarifa para qualquer lugar na cidade, cerca de 2 AED, é baixa em comparação com a tarifa dos táxis.

As passagens de autocarro são pagas através de um cartão Hafilat pré-pago (não se aceita dinheiro). Os cartões Hafilat para 14 dias custam cerca de 5 AED e podem ser comprados nas máquinas automáticas nas principais estações de autocarro, em alguns centros comerciais, no aeroporto e nos autocarros intercidades.

Pode consultar os percursos e os horários dos autocarros no site do Departamento de Transporte ou através da aplicação DARB do mesmo, particularmente útil para encontrar a paragem de autocarro mais próxima.

Táxi

Existem muitos táxis e pode chegar à maioria dos locais por menos de 30 AED. Existe um serviço de reservas centralizado que pode contactar por telefone (+971 600-535-353) ou online com a aplicação DARB. Utilizar qualquer um destes métodos de reserva acrescenta cerca de 3 AED à tarifa durante o dia e 4 AED entre as 22:00 e as 6:00.

Serviço de transporte particular

Os serviços de transportes privados como a Uber e a Careem fazem a ligação entre passageiros e condutores através de uma aplicação para dispositivos móveis e/ou de um site. As tarifas cobradas podem ser superiores durante as horas de ponta.

Informações importantes

AbuDhabi tem várias zonas comerciais, além de vários centros comerciais de dimensões médias ou grandes com ar condicionado e que vendem marcas internacionais. Os centros comerciais mais pequenos e antigos tendem a possuir lojas mais invulgares, com proprietários locais. Para uma experiência comercial mais tradicional, percorra os mercados (souks) em Al Mina.

Zonas comerciais em Abu Dhabi


A área da baixa em Al Manhal ao longo das ruas Zayed the First e Hamdan, e da zona Al Zahiyah, está repleta de pequenas lojas.

Centros comerciais em Abu Dhabi


Os centros comerciais mais antigos e, regra geral, mais pequenos costumam ter lojas independentes e situam-se nas partes mais históricas da cidade. Normalmente vendem artesanato, embora possa não ser local – o Irão e o Paquistão fornecem a maioria dos produtos.

Os grandes e modernos centros comerciais, que geralmente se situam na zona da baixa, têm uma combinação de restaurantes e lojas de marca. O Al Wahda Mall, o Marina Mall e o Abu Dhabi Mall são alguns dos centros comerciais mais conhecidos. Os megacentros comerciais mais recentes, como o Yas Mall, situam-se sobretudo fora da cidade e proporcionam um dia de compras considerável, complementado com entretenimento como cinemas e, no caso do Yas Mall, um campo de tiro a laser.

Mercados em Abu Dhabi


O Souk de Tapetes em Al Mina vende de tudo, desde pequenos tapetes de oração a tapetes com as dimensões de um salão. Nas proximidades, o Mercado de Peixe de Mina não é apenas um local para comprar produtos frescos, mas também um local onde os mesmo são preparados, fritos ou grelhados.

0 Partilhe a sua opiniāo: