quinta-feira, 18 de junho de 2020

Do Aeroporto de Edimburgo para o centro da cidade

Do Aeroporto de Edimburgo para o centro da cidade
Edimburgo

Como ir do Aeroporto de Edimburgo para o centro da cidade


O Aeroporto de Edimburgo (EDI) situa-se 10 milhas a oeste da cidade. O elétrico e os autocarros expresso do aeroporto são as formas mais rápidas de chegar ao centro. A diferença do tempo de viagem entre ambos é mínima, mas o autocarro é consideravelmente mais económico. A opção mais confortável é utilizar um táxi do aeroporto até ao seu hotel e a viagem pode ficar ao mesmo preço do elétrico para uma família de 4 pessoas. A opção mais económica de todas são os autocarros normais da cidade, que fazem várias paragens e demoram até uma hora.

Elétrico

A linha do elétrico de Edimburgo (+44 131-475-0177) presta serviço para o centro da cidade e termina a viagem em York Place. A viagem demora entre 20 a 30 minutos e o bilhete para uma viagem única custa 5 £. Tem de adquirir os bilhetes nas máquinas automáticas antes de embarcar e pode pagar em dinheiro (apenas com a quantia certa) ou com cartões de débito ou de crédito. Deve manter os bilhetes pois serão verificados a bordo.

Autocarro expresso do aeroporto

Os autocarros Airlink 100 e os autocarros noturnos N22 partem do exterior do átrio de chegadas. O serviço liga o aeroporto às estações ferroviárias de Edinburgh Waverley e Haymarket. A viagem demora cerca de 30 minutos e o bilhete de utilização única custa 4,50 £. Pode adquirir os bilhetes online, numa bilheteira no exterior do átrio de chegadas, ou com dinheiro ou cartão de débito diretamente junto do condutor antes da partida. Os autocarros prestam serviço aproximadamente a cada 10 minutos entre as 04:00 e a meia-noite, e de 30 em 30 minutos durante a noite. Para obter mapas e horários, consulte o Website da Lothian Buses.

Táxi

Os "táxis pretos" (ainda assim designados, apesar de agora existirem em várias cores) com taxímetro e oficialmente licenciados partem de uma praça na garagem de estacionamento de vários pisos imediatamente em frente ao terminal. A viagem até ao centro de Edimburgo custa cerca de 20 £ a 30 £ e demora 20 a 30 minutos. Pode pagar em dinheiro ou com cartão de débito ou de crédito.

O aluguer privado de táxis deve ser reservado por telefone ou online. No aeroporto, pode chamar o táxi num quiosque no exterior do átrio de chegadas. Estes táxis apresentam preços fixos para todas as viagens. A Edinburgh City Private Hire (+44 131-555-5555) é o prestador de serviços oficial do aeroporto de Edimburgo.

Serviço de transporte particular

A Uber e outros serviços de transporte particular privados fazem a ligação entre passageiros e condutores através de aplicações para dispositivos móveis gratuitas. O preço varia significativamente consoante a procura.


TRANSPORTES PÚBLICOS em Edimburgo


O serviço de transportes públicos de Edimburgo inclui uma extensa rede de autocarros e uma única linha de elétrico entre o aeroporto e o centro da cidade. Os tipos de bilhetes variam de bilhetes de utilização única a cartões pré-pagos e livretes de bilhetes em papel.

Bilhetes e passes

Uma viagem única custa 1,60 £ e permite viajar para qualquer local na linha de elétrico de Edimburgo ou na rede da Lothian Buses, exceto para o aeroporto.

O bilhete para um dia, designado DAYticket, permite viagens ilimitadas durante 1 dia nos autocarros e nos elétricos dentro da cidade e custa 4,00 £. Os conjuntos de 10 DAYtickets custam 40 £.

Pode carregar previamente os cartões Citysmart para 20 viagens únicas pelo preço de 30 £ e pode efetuar o recarregamento online através do seu dispositivo móvel. Toque com os cartões no leitor junto ao condutor ao embarcar.

Pode adquirir todas as opções acima indicadas nas Travelshops da Lothian Buses. A aplicação da Transport for Edinburgh permite carregar bilhetes para o seu dispositivo móvel. Também pode adquirir os DAYtickets nas máquinas de bilhetes do elétrico (em dinheiro com a quantia certa ou com cartão de crédito) e aos condutores dos autocarros da Lothian (apenas com a quantia certa).

Autocarro

Os autocarros de Edimburgo, operados pela Lothian Buses, prestam serviço nos principais trajetos de 15 em 15 minutos. O preço fixo é de 1,60 £ (apenas com a quantia certa) e permite uma viagem de ida. A North Bridge, no extremo leste de Princes Street, é um local conveniente para apanhar um autocarro do centro da cidade para Leith através de Leith Walk, para Stockbridge através da Cidade Nova ou ao longo de Princes Street para West End.

A maioria dos serviços funcionam das 04:00 à meia-noite. Os autocarros noturnos operam fora destas horas, geralmente num serviço horário, mas com uma frequência de 15 minutos em alguns dos principais trajetos.

É permitida a viagem gratuita de 2 crianças até aos 5 anos em todos os autocarros, desde que acompanhadas por um adulto com bilhete pago.

Elétrico

A Edinburgh Trams (+44 131-475-0177) presta serviço diariamente entre as 05:00 e a meia-noite numa única linha entre o Aeroporto de Edimburgo e York Place, no extremo da Cidade Nova. Efetua paragens no centro da cidade na praça St. Andrew Square (para a estação ferroviária de Edinburgh Waverley), em Princes Street, no West End e em Haymarket. O elétrico é também a forma mais fácil e rápida de chegar aos eventos no Estádio BT Murrayfield.

Uma viagem única custa 1,60 £ para todas as paragens, exceto para o Aeroporto de Edimburgo. A viagem para o aeroporto custa 5 £. Tem de adquirir o bilhete nas máquinas automáticas antes de embarcar. Pode utilizar a maioria dos cartões de débito e de crédito ou pagar em dinheiro com a quantia certa.

Táxi licenciado

Os táxis licenciados (táxis pretos) estão bem distribuídos por grande parte da cidade e pode chamá-los na rua quando o sinal amarelo no tejadilho estiver aceso. O preço mínimo é de 2,10 £ e o preço médio de uma viagem no centro da cidade é de cerca de 6,00 £, pelo que se estiver num grupo de 4 pessoas, uma viagem de táxi curta pode ser tão económica como uma viagem de autocarro. Também pode encontrar os táxis nas praças em locais específicos do centro da cidade, inclusive nas estações ferroviárias de Edinburgh Waverley e Haymarket, na praça St. Andrew Square e no Omni Centre.

As seguintes empresas de táxis prestam serviço no centro da cidade e permitem reservas por telefone ou online:

  • Capital Cars (+44 131-777-7777)
  • City Cabs (+44 131-228-1211).


Aluguer privado de táxis

Os automóveis de aluguer privado são, por vezes, denominados de "minicabs", apesar de serem veículos de turismo padrão de tamanho familiar. Não os pode chamar na rua, pois têm de ser reservados por telefone ou online. Os automóveis de aluguer privado não têm contador, mas recebe um orçamento fixo para a viagem no momento da reserva. As viagens de aluguer privado são cerca de 10% mais dispendiosas do que os táxis pretos.


Informações importantes

As zonas comerciais em Edimburgo variam de ruas repletas de lojas de antiguidades e vintage a avenidas de boutiques e galerias de arte chiques. A maioria das lojas e centros comerciais no centro de Edimburgo abrem das 09:00 às 18:00 de segunda-feira a sábado e das 11:00 às 17:00 ao domingo. Em grande parte dos mercados, as bancas são montadas ao fim de semana.

Pode pagar com cartão de débito ou de crédito em quase todo o lado e o pagamento sem contacto também está amplamente disponível. Os visitantes de fora da União Europeia podem solicitar o reembolso do IVA (imposto sobre o valor acrescentado) em algumas compras.

Zonas comerciais em Edimburgo


A Royal Mile é conhecida pelas lojas de lembranças centradas em produtos locais como kilts, caxemira e réplicas de armas e armaduras medievais. As lojas de antiguidades e de vestuário vintage situam-se em Grassmarket e Victoria Street.

Princes Street é a principal artéria de compras de Edimburgo, com grandes armazéns comerciais, livrarias e fornecedores de telemóveis e dispositivos móveis. Na rua paralela, a Rua George, pode encontrar as lojas de moda de gama média e outras mais sofisticadas.

Pode também encontrar lojas requintadas que vendem vestuário e acessórios em Multrees Walk, uma rua sem trânsito perpendicular à praça St. Andrew Square, bem como lojas de artesanato e arte peculiares em Broughton Street.

Raeburn Street, em Stockbridge, é onde pode encontrar vestuário vintage, discos clássicos e livros de antiquário em lojas geridas pelas principais instituições de caridade. Próximo dali, St. Stephen Street tem mais lojas de vestuário vintage e de arte contemporânea.

Mercados em Edimburgo


Pode encontrar mercados locais de fim de semana distribuídos por toda a cidade. Normalmente, abrem ao sábado e ao domingo, entre as 09:00 e as 16:00.

Os mercados no centro de Edimburgo incluem:

O Edinburgh Farmers' Market, onde encontra carne de produção escocesa, queijos produzidos localmente, pão artesanal fresco, mel e conservas.
O Stockbridge Market, onde encontra carne de caça, marisco fresco, arte, artesanato e comida de rua eclética.

 Centros comerciais em Edimburgo


O Princes Mall, por cima da estação de Waverley, na extremidade leste de Princes Street, é um centro comercial médio que disponibiliza lojas de cadeias, lojas de lembranças e restaurantes de fast-food.
O Ocean Terminal, na margem do Leith, é um centro comercial normal repleto de lojas de vestuário e acessórios de marca. 

0 Partilhe a sua opiniāo: