quarta-feira, 17 de junho de 2020

Do Aeroporto de Dubrovnik para o centro da cidade

Do Aeroporto de Dubrovnik para o centro da cidade
Dubrovnik


Como ir do Aeroporto de Dubrovnik para o centro da cidade


O Aeroporto de Dubrovnik encontra-se a 21 quilómetros do centro da cidade. Os locais referem-se muitas vezes ao mesmo com o nome Čilipi, que é o nome da zona em que se encontra. A forma mais fácil e rápida de viajar do/para o aeroporto é de táxi, embora o autocarro shuttle seja mais económico. Também existe um autocarro público, mas este serviço pode ser pouco frequente, lento e complicado de perceber, pelo que não é a primeira escolha para os visitantes.

Táxi

As praças de táxis encontram-se à saída do terminal de chegadas. Normalmente, a viagem de táxi até ao centro da cidade demora menos de 30 minutos e custa cerca de 250 HRK. Recomenda-se que estabeleça o preço com o taxista no início da viagem.

As seguintes empresas operam no aeroporto:

  • Taxi Service Dubrovnik (+385 98-725-769)
  • Radulovic Ltd (+ 385 91-33-22-022)
  • Miro Taxi Service (+385 91-543-2906)


Serviço de transporte particular

Os serviços de transporte particular, como a Uber, são uma alternativa aos táxis que utilizam uma aplicação para dispositivos móveis para fazer a ligação entre passageiros e condutores. A Uber só está disponível em Dubrovnik durante a época alta, de junho a outubro. A viagem do aeroporto para o centro da cidade e vice-versa custa cerca de 180 HRK. Tenha em atenção que alguns serviços de transporte particular aumentam as tarifas durante os períodos de maior procura.

Autocarro

A viagem no autocarro shuttle da Atlas do/para o centro da cidade demora entre 30 minutos e 1 hora, consoante o trânsito. A paragem fica à saída do terminal de chegadas. Os lugares neste serviço são limitados e pode ser necessário fazer fila. Os autocarros circulam diariamente das 05:00 às 21:30. Um bilhete simples custa 40 HRK ou 70 HRK ida e volta, e pode comprá-los nas bilheteiras no interior do aeroporto.

O serviço de shuttle da Autotrans tem 10 serviços por dia em cada sentido, com saídas a horas certas. O preço é de 40 HRK e inclui Wi-Fi gratuito durante a viagem.

Outra alternativa, que não é muito recomendada para visitantes, é apanhar um autocarro público, operado pela Libertas Dubrovnik. Esta pode ser uma opção mais barata do que o táxi ou o autocarro shuttle, mas os serviços são lentos e pouco regulares.


TRANSPORTES PÚBLICOS em Dubrovnik


A rede de autocarros de Dubrovnik, operada pela Libertas Dubrovnik, disponibiliza percursos que atravessam a cidade. Pode comprar um passe para 24 horas na bilheteira da Libertas.

Autocarro

A Libertas Dubrovnik é responsável pela rede de autocarros da cidade. Geralmente, os autocarros são lentos devido ao trânsito. Os autocarros circulam diariamente das 05:00 à meia-noite. De junho a outubro, há um autocarro noturno até às 02:00.

Pode comprar bilhetes impressos simples, que custam 15 HRK quando comprados a bordo do autocarro ou 12 HRK quando comprados numa máquina automática ou num quiosque. As crianças com menos de 6 anos viajam gratuitamente nos autocarros.

O Dubrovnik Card é válido entre 1 e 3 dias e custa entre 150 HRK e 250 HRK. Pode comprá-lo em hotéis, centros turísticos, restaurantes, agências de viagens, quiosques e online. Este cartão também inclui a entrada em 8 atrações históricas, um guia e descontos em alguns restaurantes e lojas.

Ferry

A Lokrum Reserve opera ferries entre a Cidade Velha de Dubrovnik e a ilha de Lokrum. Há serviços diários das 09:00 às 19:00 de abril a novembro. Pode comprar os bilhetes na bilheteira ou a bordo do ferry. Os bilhetes de ida e volta para a Lokrum Reserve, com entrada na reserva natural incluída, custam 100 HRK para adultos e 20 HRK para crianças.

Táxi

Os táxis com taxímetro têm um preço inicial fixo e depois um preço por quilómetro. O preço inicial ronda habitualmente os 27 HRK, enquanto o preço por quilómetro ronda os 10 HRK. Recomenda-se que estabeleça o preço da viagem com o taxista no início da viagem. Pode ser mais barato marcar com antecedência.

As empresas que servem o centro da cidade incluem:

  • Dubrovnik Taxi Service Miro (+385 91-543-2906)
  • Plavi Taxi Dubrovnik (+385 20-33-2222)
  • Taxi Dubrovnik – Radulovic Ltd (+385 91-332-2022)


Serviço de transporte particular

Os serviços de transporte particular, como a Uber, são uma alternativa aos táxis que utilizam uma aplicação para dispositivos móveis para fazer a ligação entre passageiros e condutores. A Uber só está disponível em Dubrovnik durante a época alta, de junho a outubro. Tenha em atenção que alguns serviços de transporte particular aumentam as tarifas durante os períodos de maior procura.


Informações importantes

A principal zona comercial situa-se na Cidade Velha, onde as lojas abrem normalmente das 08:00 às 20:00 diariamente, de maio a setembro. Muitas fecham às 17:00 no inverno. Nos mercados de Dubrovnik pode encontrar de tudo, desde produtos locais a artesanato.

O imposto sobre o valor acrescentado (IVA ou PDV em croata) padrão é de 25% e é incluído no preço. Os cidadãos não residentes na UE podem pedir o reembolso do imposto através do formulário de isenção de impostos disponível na loja que devem entregar ao abandonar o país.

Zonas comerciais em Dubrovnik


A rua principal da Cidade Velha, Stradun, e as ruas estreitas circundantes estão repletas de pequenas lojas que vendem lembranças e joias de produção local. No centro comercial Doc Dubrovnik em Lapad encontra supermercados e cadeias de lojas internacionais.

Mercados em Dubrovnik


O colorido mercado matinal em Gundulićeva Poljana, junto à Catedral de Dubrovnik na Cidade Velha, vende produtos frescos das zonas rurais circundantes. Alguns dos produtos populares incluem garrafas de azeite local, rakia (brandy de fruta) e lavanda. Também encontra produtos artesanais, como toalhas de mesa bordadas, feitas em Konavle. O mercado no bairro de Gruž, junto ao porto de ferry, é especializado em peixe, mas também tem fruta e vegetais. Está aberto das 05:00 até perto do meio-dia de segunda-feira a sábado.   

0 Partilhe a sua opiniāo: