quarta-feira, 17 de junho de 2020

Do Aeroporto de Copenhaga para o centro da cidade

Do Aeroporto de Copenhaga para o centro da cidade
Copenhaga


Como ir do Aeroporto de Copenhaga para o centro da cidade


A forma mais rápida e fácil de chegar à cidade a partir do Aeroporto de Copenhaga (CPH, também conhecido como Aeroporto Kastrup) é de metro. Pode utilizar também os serviços de comboio e de autocarro que circulam entre o aeroporto e Copenhaga, e que são semelhantes em termos de tempos de viagem e preços. Utilizar um táxi ou um serviço de transporte particular privado é também uma opção, mas é consideravelmente mais dispendioso e demora aproximadamente o mesmo tempo, ou até mais, do que o metro ou o comboio.

Metro

A linha M2 do metro (a linha amarela) (+45 7015-1615) parte em intervalos de 4 a 6 minutos do terminal ferroviário do aeroporto. Demora aproximadamente 20 minutos a chegar à Praça Nova do Rei (Kongens Nytorv) no centro da cidade. Os bilhetes custam cerca de 36 DKK. O serviço é prestado das 05:00 à meia-noite de segunda a quarta-feira, e 24 horas por dia no resto da semana.

Comboio

Os comboios principais (+45 7013-1415) ligam o aeroporto à Estação Central de Copenhaga (também conhecida por Hovedbanegård ou København H) em 12 minutos. O terminal de comboios situa-se sob o átrio de chegadas, acessível através das escadas rolantes junto às portas. Os comboios para o centro partem sensivelmente de 20 em 20 minutos e a viagem custa cerca de 36 DKK.

Autocarro

O autocarro 5A (+45 7015-7000) parte com frequência da área exterior em frente ao terminal de chegadas em direção ao centro da cidade. A viagem custa cerca de 36 DKK e demora 30 minutos.

Táxi

O serviço de táxis é dispendioso comparativamente às opções de transportes públicos. Conte pagar cerca de 300 DKK por uma viagem até ao centro. A viagem demora cerca de 30 minutos ou mais, consoante a altura do dia. Os táxis licenciados estão estacionados no exterior do terminal de chegadas.

Serviço de transporte particular

A Uber e outros serviços de transporte particular privados fazem a ligação entre passageiros e condutores através de uma aplicação para dispositivos móveis. Tenha em atenção que o custo pode aumentar durante os períodos de maior procura.

TRANSPORTES PÚBLICOS em Copenhaga


A rede de transportes públicos de Copenhaga inclui os autocarros, os comboios, o metro e as embarcações portuárias. Pode adquirir um bilhete de utilização única, um passe para um dia, um City Pass de 24 ou 72 horas ou um Flexcard para 7 dias. Está disponível um planeador de viagens online. Todos os bilhetes são válidos para a totalidade do sistema de transportes públicos. O Copenhagen Card inclui também todos os transportes públicos.

Bilhetes de utilização única

Pode adquirir os bilhetes de utilização única nas estações de comboios, nas estações de metro e nas lojas 7-Eleven. Pode utilizar os bilhetes adquiridos em qualquer um dos sistemas de transportes públicos no metro, no autocarro e no comboio.

Os preços são determinados pelo número de zonas que atravessa e variam de aproximadamente 25 DKK para 2 zonas a cerca de 110 DKK para todas as zonas. Os bilhetes para as zonas 2 e 3 são válidos durante uma hora, os bilhetes para as zonas 4 a 6 são válidos durante 1,5 horas e os bilhetes para as zonas 7 a 9 são válidos durante 2 horas. Durante estes períodos, pode utilizar o bilhete as vezes que pretender dentro das zonas permitidas.

É permitida a viagem gratuita de duas crianças até aos 12 anos desde que acompanhadas por um adulto. Os bilhetes de duas zonas abrangem a maioria das viagens no centro da cidade de Copenhaga.

Bilhetes City Pass

O City Pass de 24 horas permite viajar sem limites em todos os meios de transporte públicos nas zonas 1 a 4, por cerca de 80 DKK por adulto e 40 DKK por criança até aos 16 anos. O bilhete equivalente para 72 horas custa cerca de 200 DKK por adulto e 100 DKK por criança até aos 16 anos.

Flexcard

Os Flexcards são válidos por 7 dias e permitem viajar sem limites dentro de zonas à sua escolha. Os preços situam-se entre os 250 DKK e os 675 DKK, consoante as zonas escolhidas. Pode adquirir os Flexcards nas máquinas de bilhetes e nos bilheteiras existentes nas estações e no aeroporto.

Metro

O metro (+45 7015-1615) é moderno, fiável e não tem condutor. As 2 linhas existentes têm comboios que circulam de 2 em 2 minutos durante a hora de ponta e de 15 em 15 minutos à noite. É necessário adquirir os bilhetes antes de embarcar.

É permitida a viagem gratuita de duas crianças até aos 12 anos com cada adulto. Um bilhete de viagem única para 2 zonas custa cerca de 24 DKK. Certifique-se de que carimba o bilhete (ou o passa no leitor caso tenha um passe rejsekort) nas máquinas antes de iniciar a sua viagem. Os bilhetes para as zonas 1 a 3 são válidos durante uma hora e podem ser utilizados em todos os veículos do metro, autocarros e no S-Tog (comboios locais).

Nenhuma das linhas de metro passa em Hovedbanegård, a Estação Central de Copenhaga. Para chegar a este local, utilize o metro para Nørreport e depois troque para um comboio local, conhecido por S-Tog.

Comboio

A principal estação ferroviária de Copenhaga é Hovedbanegård, ou Estação Central de Copenhaga, também conhecida por København H. A partir deste local, os S-Tog partem para vários destinos por toda a Zelândia, enquanto outros comboios viajam para Funen, Odense e Aarhus.

É necessário adquirir os bilhetes antes de embarcar.

Nenhuma das linhas do metro tem ligação à estação ferroviária principal, Hovedbanegård. Se pretender utilizar o metro, recomendamos que pare na estação ferroviária Nørreport e caminhe durante um minuto até à estação de metro Nørreport (DSB S-Tog A/S Nørreport).

Autocarro

Um bilhete básico nos autocarros amarelos da Movia custa cerca de 25 DKK permite viajar durante uma hora com transferências ilimitadas dentro da sua zona. Pode adquirir os bilhetes de utilização única a bordo do autocarro.

Os autocarros prestam serviço diário das 05:30 às 00:30. Os autocarros noturnos são identificados com um "N" após o número do trajeto e prestam serviço pela noite dentro para os subúrbios, com partida de Rådhuspladsen. (O preço das viagens duplica entre a 01:00 e as 05:00).

Embarcações portuárias

O serviço de embarcações portuárias da Movia liga Den Sorte Diamant (Black Diamond, København) com paragens em Knippelsbro para Christianshavn, Nyhavn e Holmen Nord para a Casa de Ópera de Copenhaga (Operaen). Os barcos circulam de 10 em 10 minutos e a viagem demora cerca de 20 minutos. O bilhete de utilização única custa cerca de 25 DKK.

Táxi

Os táxis situam-se junto às principais atrações, nomeadamente os Jardins de Tivoli, a Praça Nova do Rei (Kongens Nytorv), Nyhavn e Rådhuspladsen, bem como no exterior do Aeroporto de Copenhaga e da Estação Central de Copenhaga. Noutros locais, pode chamar os táxis se a respetiva luz apresentar a palavra "fri".

Não é habitual oferecer gorjetas aos taxistas em Copenhaga. Os condutores podem disponibilizar um recibo mediante pedido.

Os táxis riquexó também estão disponíveis, principalmente na zona de Nyhavn. Prepare-se para regatear o preço, que é normalmente superior ao de um táxi normal. Os riquexós são normalmente utilizados para viagens curtas à volta do centro da cidade.


Informações importantes

As opções comerciais em Copenhaga variam de pequenas boutiques independentes a grandes armazéns comerciais, centros comerciais e mercados. É particularmente conhecida pelas lojas de design e pelas lojas de artigos vintage. Entre as zonas comerciais populares estão incluídas a Strøget, no centro, e as boutiques de Vesterbro e Østerbro.

As lojas abrem de segunda a sexta-feira, das 09:30 às 18:30, e a diferentes horas ao domingo. Em Copenhaga, as lojas estão autorizadas a abrir apenas 23 domingos por ano. As lojas de bebidas alcoólicas, os quiosques e as lojas em redor de Rådhuspladsen mantêm-se abertos até mais tarde.

O imposto sobre o valor acrescentado (IVA) da Dinamarca é de 25% na maioria dos produtos e está sempre incluído nas etiquetas de venda nas lojas. Os visitantes de fora da União Europeia podem ser elegíveis para o reembolso do IVA em compras de valor mais elevado. Normalmente, pode pedir o reembolso no aeroporto, ao preencher um formulário de reembolso do IVA. Existem 2 empresas dedicadas ao reembolso: A Tax Free Worldwide e a Global Blue.

Zonas comerciais em Copenhaga


O coração compacto de Copenhaga está bem dividido pela Strøget, uma importante rua comercial para peões. Na direção de Rådhuspladsen encontra principalmente lojas de cadeias e o nível das lojas aumenta progressivamente ao dirigir-se para norte, em direção à Nova Praça do Rei (Kongens Nytorv). Próximo deste local, as ruas Læderstræde e Kompagnistræde estão repletas de lojas de marcas de moda locais.

Logo após Nyhavn, a Store Kongensgade e a Bredgade estão repletas de lojas sofisticadas que vendem antiguidades e mobiliário.

A Istedgade em Vesterbro tem boutiques de vestuário fora do comum, e a Værnedamsvej, na fronteira com a Frederiksberg, é conhecida como "Pequena Paris" pelo elevado número de lojas de alimentos gourmet.

A moderna zona de Nørrebro tem lojas de artigos em segunda mão na Birkegade e na Elmegade, e boutiques em voga ao longo da Jægersborggade. Muitos habitantes de Copenhaga fazem as respetivas compras de casa e de vestuário nas amplas avenidas de Østerbro.

Centros comerciais em Copenhaga


Os centros comerciais de Copenhaga estão abertos ao domingo, quando muitas lojas estão encerradas, e têm também cafés e restaurantes. Entre os principais centros comerciais de Copenhaga estão o FRBC Shopping (Falkoner Allé 21; +45 3816-0340), o centro comercial Waterfront e o Centerforeningen Amager Centret.

O Field’s e o Fisketorvet também têm cinemas que contribuem para um ambiente familiar.

Mercados em Copenhaga


O mercado de Torvehallerne, junto à estação de Nørreport, é um centro apelativo para os amantes de comida. O mercado tem 2 átrios envidraçados e modernos com bancas de comida onde pode provar especialidades dinamarquesas, como a smørrebrød, ou optar pelas variedades internacionais.

No mercado Copenhagen Street Food, pode encontrar snacks nas várias carrinhas e bancas e desfrutar dos mesmos junto ao porto. Aos sábados, pode visitar aqui o mercado de rua denominado Rita Blå durante o verão e no Natal.

A Remisen alberga um mercado de rua interior (a entrada custa cerca de 10 DKK) todos os fins de semana, onde se vende vestuário, brinquedos, livros e antiguidades.

Nas Cervejarias da Carlsberg pode encontrar um mercado de rua exterior coberto todos os domingos durante o verão.

0 Partilhe a sua opiniāo: