segunda-feira, 1 de junho de 2020

Do Aeroporto de Budapeste para o centro da cidade

Do Aeroporto de Budapeste para o centro da cidade
@danfreemanphoto


Como ir do Aeroporto Internacional de Budapeste Ferenc Liszt para o centro da cidade

A forma mais fácil e eficiente de chegar ao centro de Budapeste a partir do AeroportoInternacional de Budapeste Ferenc Liszt (BUD) é através do Airport ShuttleBus que disponibiliza um serviço de porta a porta. Também pode apanhar um autocarro ou combinar autocarro e metro. Apanhar um táxi do aeroporto até à porta do hotel é a opção mais cómoda, mas também a mais cara.

Autocarro e metro

O autocarro 200E circula das 3:30 às 0:20 e parte em intervalos de 7 a 8 minutos até às 23:00 (hora a partir da qual são menos frequentes). A paragem do autocarro 200E (e do autocarro noturno 900 correspondente) fica à porta do terminal de chegadas. A linha do autocarro termina em Kőbánya – Kispest, onde pode mudar para a linha 3 do metro que vai diretamente até ao centro da cidade. Os bilhetes de autocarro e metro custam 350 HUF cada se os comprar nas máquinas automáticas que se encontram junto à paragem de autocarros e à entrada do metro, ou 450 HUF se comprar um bilhete diretamente ao motorista do autocarro. Os bilhetes da máquina podem ser utilizados tanto no autocarro como no metro, mas têm de ser validados sempre que embarque.

Autocarro noturno

Se chegar de viagem entre a 1:00 e as 3:30, pode utilizar o serviço de autocarro noturno 900 na paragem de autocarros junto à entrada do terminal de chegadas e, em seguida, mudar para o autocarro 950/950A que o leva até à Praça Deák Ferenc no centro da cidade.

Airport Shuttle Bus

O Airport Shuttle Bus é um serviço de transporteprivado no qual os passageiros que pretendem ir para a mesma parte da cidade partilham um miniautocarro. Disponibiliza transporte porta a porta em toda a cidade. É fácil encontrar o balcão do Airport Shuttle Bus: junto ao terminal de chegadas. Visite o site para obter preços.

Táxi

A Főtaxi (+36 1-222-2222) é uma das empresas de táxis aprovadas em Budapeste, tal como a City Taxi (+36 1-211-1111). Ambas operam a partir do terminal do aeroporto. Pode fazer uma reserva num dos balcões Főtaxi nos Terminais 2A e 2B, e também há uma praça de táxis no exterior. Recomenda-se que evite a utilização de táxis não licenciados.

Os táxis cobram uma tarifa fixa de cerca de 280 HUF/km, além de uma tarifa base de cerca de 450 HUF e uma taxa de espera. Uma viagem até ao centro da cidade custa cerca de 6500 HUF, consoante as condições do trânsito.


TRANSPORTES PÚBLICOS em Budapeste


A rede de transportes públicos de Budapeste é abrangente e eficiente, e inclui elétricos, autocarros, tróleis, barcos, comboios e o metro. Um bilhete único (350 HUF) cobre todos os tipos de transporte público e deve ser sempre validado antes de entrar. Os passes de viagem, disponíveis para vários períodos de tempo, dão-lhe acesso ilimitado a todos os tipos de transporte público dentro da cidade.

Bilhetes

Pode comprar bilhetes nas máquinas roxas em todas as estações de metro, que aceitam dinheiro e cartões de crédito. Existem também bilheteiras com pessoal nas principais estações. Nos autocarros, pode comprar bilhetes simples ao motorista.

Os revisores fazem verificações aleatórias dos bilhetes nos autocarros e nos elétricos. Se tiver um passe de duração específica, só tem de o mostrar; se tiver um bilhete simples, tem de o validar para a viagem em questão nas caixas de validação à entrada do metro ou dentro dos autocarros e elétricos. Quem for apanhado sem bilhete ou com um bilhete inválido é multado.

Passes de viagem

Os passes de viagem dão acesso ilimitado a todos os tipos de transporte público dentro da cidade, com preços que variam entre os 1650 HUF para 24 horas e 9500 HUF para um mês. Consulte o site para ver todos os passes disponíveis.

O Budapest Card dá acesso ilimitado a muitas das principais atrações por um tempo determinado e funciona também como passe de viagem.

Metro

Existe 4 linhas de metro, codificadas por cores e números. Os serviços de metro têm início às 4:30 e funcionam até às 23:30 ou até à meia-noite. O número limitado de linhas significa que o metro não é necessariamente a forma mais rápida de se deslocar pela cidade. Por vezes é melhor apanhar um elétrico ou um autocarro.

O seu bilhete é válido para toda a cidade e pode utilizar o mesmo bilhete simples para mudar de linha. Tem de validar cada bilhete nas caixas de validação à entrada da estação. Introduza o bilhete com os números voltados para cima. Depois de validar o bilhete, deve guardá-lo consigo. As verificações aleatórias à entrada e à saída são frequentes.

Elétrico

Os elétricos amarelos de Budapeste são uma forma prática de se deslocar pela cidade. Circulam num horário regular das 4:00 à meia-noite por toda a baixa da cidade. É importante certificar-se de que valida o seu bilhete numa das caixas de validação no elétrico. Em alguns elétricos mais antigos, é necessário puxar uma roldana de plástico para baixo e introduzir o bilhete para o picar manualmente. A linha de elétrico número 6, que desce a Grande Avenida, funciona 24 horas por dia.

Autocarro

A maioria dos serviços de autocarro funciona das 4:30 às 23:30 ou à meia-noite, embora haja serviços noturnos para percursos populares, normalmente identificados com o número 9. Pode comprar um bilhete de autocarro diretamente ao condutor e validá-lo numa das caixas de validação existentes a bordo.

Troleicarro

Estes autocarros vermelhos retro ainda servem a baixa da cidade e algumas das áreas externas de Peste à volta do Parque da Cidade. Estão numerados com números a partir de 70 (foram inaugurados no 70.º aniversário de Estaline). Tal como acontece com os autocarros, é necessário validar o bilhete e, como estes autocarros são vintage (embora modelos modernos tenham começado a fazer os percursos), tem de puxar a pega de plástico para baixo no local onde introduz o bilhete para o picar. Os troleicarros começam a circular por volta das 5:00 e não circulam depois da meia-noite.


Comboio

O HÉV é um comboio local que vai até aos subúrbios e às cidades e aldeias próximas, como Szentendre, um destino popular para passeios de um dia. Dentro da cidade também pode usar um bilhete normal ou um passe de viagem urbano, mas se sair da cidade pode ter de comprar um segundo bilhete ou uma extensão. Pode fazer o pedido na bilheteira ou efetuar a compra ao motorista.

Barco

Os barcos circulam principalmente no verão e partem das docas ao longo das margens do Danúbio. Ainda fazem parte do sistema BKK, mas se não tiver um passe mensal o bilhete custa cerca de 750 HUF. Pode adquirir os bilhetes a bordo ou em bilheteiras designadas. Circulam aproximadamente das 6:30 até ao início da noite.

Táxi

Convém apanhar um táxi de uma das empresas principais e melhor estabelecidas, como a Főtaxi (+36 1-222-2222) ou a City Taxi (+36 1-211-1111). A melhor forma de chamar um táxi é por telefone, pois geralmente é mais económico. Normalmente, mandar parar um táxi na estrada é mais dispendioso, sobretudo porque alguns motoristas podem tentar cobrar um preço excessivo. É habitual deixar gorjetas de 5% a 10%.


Informações importantes

As zonas comerciais de Budapeste têm de tudo, desde pequenas lojas de artesanato e artigos vintage a grandes centros comerciais e boutiques de estilistas.

O imposto sobre as vendas na Hungria (IVA) é de cerca de 27% e normalmente está incluído no preço dos artigos. Se uma loja adicionar o IVA ao preço apresentado, tal deve ser comunicado. Se comprar algo a um artista, numa galeria ou numa boutique privada, convém verificar se o IVA está ou não incluído.

Zonas comerciais em Budapeste

  • O centro da cidade está repleto de lojas e boutiques de alto nível que vendem artesanato húngaro, produtos de design e lembranças. Também pode encontrar lojas internacionais e marcas de designer de alto nível, sobretudo em Váci utca.
  • As boutique independentes, as lojas vintage e as lojas de design moderno encontram-se na baixa de Erzsébetváros, nos distritos VII e VIII, nos arredores de Király utca.
  • Para encontrar marcas de luxo e lojas de referência, a parte inferior da Avenida Andrássy, antes da Grande Avenida na fronteira com o Distrito V, é a zona a explorar.
  • Os produtos de artesanato locais estão disponíveis nas lojas do centro do Distrito IX, à volta de Ráday utca.

Centros comerciais em Budapeste

O WestEnd City Center, em Terézváros, é um enorme centro comercial onde encontra de tudo, desde lojas de vestuário a artigos eletrónicos, bem como uma ampla praça de alimentação internacional e um cinema. Outros grandes centros comerciais no centro da cidade incluem:

  • Mammut Bevásárló- és Szórakoztató Központ no Distrito II
  • ALLEE Bevásárlóközpont Parkolója Budapest em Lágymányos, no Distrito XI
  • Corvin Plaza em Józsefváros, no Distrito VIII.

Mercados em Budapeste

  • O emblemático Mercado Central tem bancas que oferecem iguarias húngaras, carne, doces caseiros e presentes.
  • O Mercado Lehel vende produtos alimentares, carne, queijo e produtos de panificação.
  • Situado nos arredores da cidade, o Ecseri Piac (Mercado Ecseri) é um grande mercado de antiguidades/feira da ladra.
  • O mercado do centro da cidade, Belvarosi Piac, é uma popular iniciativa da comunidade da baixa com bancas de produtos agrícolas locais. 

0 Partilhe a sua opiniāo: