sexta-feira, 15 de maio de 2020

Do Aeroporto do Mumbai para o centro da cidade

Do Aeroporto do Mumbai para o centro da cidade
Mumbai

Como ir do Aeroporto Chhatrapati Shivaji para o centro da cidade


O Aeroporto ChhatrapatiShivaji é o aeroporto de Mumbai. Os terminais internacionais modernos (2a e 2c, a uma curta distância a pé entre si) estão ligados aos terminais domésticos (1a e 1b), 5 km a oeste, através de um autocarro shuttle que circula 24 horas por dia. É uma viagem de 20 a 40 minutos, consoante o trânsito. (Nota: algumas companhias aéreas domésticas operam nos terminais internacionais.)

A viagem do aeroporto para o centro e para o sul de Mumbai (anteriormente chamada de Bombaim) de transportes públicos é complexa e pouco recomendada. A maioria dos hotéis pode disponibilizar transporte para o aeroporto. Alternativamente, pode optar por um táxi de frota ou pré-pago. Se estiver a viajar sozinho com alojamento perto do aeroporto, pode optar por um auto riquexó.

Táxi

Nos terminais internacionais 2a e 2c, pode viajar até ao hotel num táxi pré pago e licenciado pelo governo. Indique o seu destino ao balcão (claramente identificado por um grande cartaz), pague a tarifa em dinheiro e recebe um bilhete. Apresente o bilhete ao motorista de um táxi preto e amarelo, que o levará ao seu destino sem custos adicionais. A viagem demora cerca de 2 horas durante o dia e cerca de uma hora à noite, quando o trânsito é, normalmente, mais fluído.

A tarifa para o sul de Mumbai custa entre 400 Rs e 600 Rs, mais 10 Rs por cada item de bagagem. Pode utilizar também os táxis com ar condicionado, mas conte pagar um acréscimo de aproximadamente 25%.

Táxi de frota

Normalmente, as empresas de táxis de frota requerem uma reserva com, no mínimo, 3 horas de antecedência. As tarifas para o sul de Mumbai custam entre 400 Rs e 700 Rs, consoante o tipo de veículo que reservar. As empresas disponíveis são:



Auto riquexó

Uma viagem para Bandorá, a distância máxima permitida aos riquexós, custa cerca de 300 Rs. Tenha em atenção que os riquexós não estão autorizados a percorrer a Sahar Elevated Road, que liga o aeroporto à autoestrada Western Express Highway, pelo que os táxis são mais rápidos.

TRANSPORTES PÚBLICOS em Mumbai


Os transportes públicos são, muitas vezes, a forma mais rápida de chegar à cidade e incluem os comboios, o metro e os autocarros. Pode obter informações detalhadas sobre as tarifas e os horários no Website da Transport for Mumbai.

Comboio

Devido ao trânsito frenético de Mumbai, os comboios podem, muitas vezes, ser uma opção mais rápida do que os táxis, mas também podem estar extremamente lotados. Pode escapar à sobrelotação na 1.ª classe, mas na hora de ponta (entre as 8:30 e as 20:30) a diferença é mínima.

Não existem torniquetes de acesso nas estações de comboios de Mumbai. Em alternativa, os fiscais efetuam verificações aleatórias. O preço da multa por viajar sem um bilhete válido é de cerca de 300 Rs.

Todos os comboios têm, pelo menos, uma carruagem apenas para mulheres.

Bilhetes de comboio

Pode adquirir os bilhetes em qualquer estação de comboios. Um bilhete simples de Colaba, no sul, para Bandorá, no norte, custa cerca de 70 Rs em 1.ª classe e cerca de 10 Rs em 2.ª classe (a viagem de comboio custa cerca de 500 Rs). Um bilhete de ida e volta é válido até ao final do dia útil seguinte.

O bilhete de turista, que pode adquirir em qualquer estação, permite viajar sem limites na rede de comboios de Bombaim durante 1, 3 ou 5 dias. O bilhete para 3 dias custa cerca de 450 Rs para a 1.ª classe e cerca de 120 Rs para a 2.ª classe.

Metro

O metro de Mumbai é um rápido sistema de transporte à superfície que liga Versova, no leste de Mumbai, a Ghatkopar no oeste. Foi inaugurado em 2014 e está planeada a construção de mais linhas para os próximos anos.

Um bilhete simples normal para o trajeto completo custa cerca de 110 Rs. Pode adquirir um cartão inteligente sem contacto pelo preço único de 50 Rs (com um carregamento mínimo de 100 Rs). Os portadores de cartões inteligentes beneficiam de grandes descontos nas tarifas.

Ao contrário das estações de comboios, as estações do metro de Mumbai têm torniquetes de acesso onde os viajantes têm de utilizar os respetivos bilhetes ou cartões inteligentes.

Autocarro

A frota de autocarros vermelhos de um e dois pisos de Mumbai é constituída por antigos autocarros de Londres. No entanto, as viagens de autocarro em Mumbai não são recomendadas aos visitantes. Geralmente, os veículos estão extremamente lotados e os trajetos são lentos, com agravamento durante as horas de ponta.

O destino é indicado na dianteira e na lateral do autocarro em inglês e marati (o idioma local). Muitos habitantes locais terão um cartão pré-pago, mas pode pagar os bilhetes simples em dinheiro. Pode consultar os trajetos dos autocarros no Website da BEST.

SERVIÇO DE TÁXI/TRANSPORTE PARTICULAR

Táxi com taxímetro

Pode chamar os táxis com taxímetro na rua ou dirigir-se a uma praça de táxis. Tipicamente, os taxímetros dos táxis em Mumbai estão montados no capô dos veículos e os taxistas disponibilizam uma tabela de conversão que permite aos passageiros saberem o preço da viagem. Indique ao condutor o nome do seu destino juntamente com o endereço exato, pois muitas vezes os estabelecimentos de sucesso têm nomes semelhantes.

Por vezes, os motoristas podem tentar cobrar um preço excessivo. Nestes casos, o montante apresentado no taxímetro é considerado a decisão final. Certifique-se de que o taxista reinicia o taxímetro no início da viagem, de forma a apresentar 22 Rs, a tarifa mínima para o primeiro 1,5 km. Cada quilómetro subsequente custa cerca de 15 Rs.

Táxis de frota

Os táxis de frota, ou táxis de chamada, são mais modernos e têm taxímetros digitais. Pode reservar um táxi com antecedência (pelo menos, 3 horas) por telefone ou através do seu hotel. A viagem pode ser 30% mais dispendiosa do que nos táxis pretos e amarelos. Indique ao condutor o nome e o endereço exato do seu destino.

As opções disponíveis são:

  • Meru Cabs (+91 22-4422-4422)
  • CabCab Pvt. Ltd (+91 22-6363-6363)


Serviço de transporte particular

Se estiver a planear visitar as atrações durante todo o dia, pode reservar um automóvel com um condutor que fala inglês através de uma das empresas abaixo. Um período de 8 horas custa entre 700 Rs e 1500 Rs. Os automóveis com ar condicionado são mais dispendiosos.

As opções disponíveis são:



Os serviços como a Uber e a OlaCabs são alternativas cada vez mais populares aos táxis. Os serviços fazem a ligação entre passageiros e condutores através de aplicações gratuitas para dispositivos móveis. O preço varia significativamente consoante a procura.

Auto riquexó

Os auto riquexós não estão autorizados a operar no centro de Mumbai, mas são uma forma simples e económica de viajar pelos subúrbios. Os riquexós utilizam contador e pode chamá-los na rua para até três 3 passageiros. A tarifa mínima é de 17 Rs e abrange o primeiro 1,5 km. Cada quilómetro subsequente custa cerca de 12 Rs.

Informações importantes

As zonas comerciais de Mumbai incluem centros comerciais grandes e modernos e pequenos centros locais com lojas independentes. As opções populares incluem a Linking Road em Bandorá e a Colaba Causeway. Os vários mercados e bancas de rua de Mumbai vendem artigos locais, desde vestuário e têxteis acessíveis a frutas e vegetais locais.

A maioria das lojas e das bancas de rua estão abertas das 10:00 às 22:00. Nos mercados e nas lojas pequenas, prepare-se para regatear e pagar em dinheiro. Nas lojas maiores, pode pagar com cartão de crédito e não é adequado regatear.

Zonas comerciais em Mumbai


Bandorá, sobretudo Linking Road e Hill Road, está repleta de lojas e bancas de rua que vendem vestuário, calçado e outros artigos.

Colaba e Lokhandwala também são destinos populares para passeios de compras de rua. A Colaba Causeway tem uma ampla seleção de lojas e bancas, bem como boutiques sofisticadas de designers indianos. A MG Road, em direção ao Forte é o destino certo para quem procura artesanato local.

Centros comerciais em Mumbai


Os armazéns comerciais de vários pisos vendem, sobretudo, produtos internacionais e também vestuário tradicional indiano. Pode encontrar vários complexos comerciais com artigos locais nos complexos dos moinhos convertidos de Lower Parel, junto ao Worli, no centro de Mumbai. O High Street Phoenix é um dos maiores centros comerciais da Índia, nas instalações de uma antiga fábrica de têxteis.

Mercados em Mumbai


Mumbai tem mais de 70 mercados especializados em tudo, desde flores a antiguidades.

As opções disponíveis incluem:

  • Mercado de Crawford, oficialmente conhecido por Mahatma Jyotiba Phule Mandai e construído durante o domínio britânico. Vende produtos agrícolas frescos, aves canoras e muito mais.
  • O Fashion Street tem cerca de 400 lojas e bancas que vendem vestuário.
  • O mercado grossista das flores de Bhuleshwar é o maior de Bombaim.
  • O Chor Bazaar (Bazar dos Ladrões) é um local divertido para ver um sortido extravagante de antiguidades, contrafação e raridades.
  • O Zaveri Bazaar é um bazar de joias agitado e desordenado. Por detrás das bancas de rua, as lojas familiares vendem joias brilhantes.


0 Partilhe a sua opiniāo: