sexta-feira, 15 de maio de 2020

Do Aeroporto do México para o centro da cidade

Do Aeroporto Internacional da Cidade do México para o centro
México


Do Aeroporto Internacional da Cidade do México para o centro


O Aeroporto Internacionalda Cidade do México (MEX) fica a cerca de 8 quilómetros a leste do centro da cidade. As praças de táxi (sitio) ou os serviços de táxi via rádio autorizados são a opção mais prática para viajar do/para o aeroporto. Os serviços de transporte particular como a Uber podem ser uma alternativa mais barata do que os táxis. O metro e os metrobus são as opções mais económicas.

Metro

A estação de metro Terminal Aérea, na Linha 5, fica a uma curta distância a pé da saída na Sala A (Átrio A) do Terminal 1. Se aterrar no Terminal 2, há um autocarro shuttle gratuito para o T1 a partir da Porta 4. Para chegar ao centro da cidade, tem de fazer o transbordo para a Linha 1 na estação de Pantitlán. A viagem do aeroporto até ao centro da cidade demora 30 a 40 minutos.

Na estação, pode comprar um bilhete impresso ou utilizar uma Tarjeta Ciudad de México, um cartão inteligente recarregável que tem um custo inicial de 10 MXN, ao qual acresce o preço dos bilhetes que carregar. Uma viagem do aeroporto custa 5 MXN para adultos e as crianças com menos de 5 anos viajam gratuitamente. No torniquete, pode passar o cartão ou introduzir um bilhete na ranhura.

O metro circula das 05:00 à meia-noite de segunda a sexta-feira, das 06:00 à meia-noite ao sábado, e das 07:00 à meia-noite ao domingo.

Metrobus

A metrobus é uma rede de autocarros públicos operada por várias empresas. A Linha 4 para nos terminais 1 e 2, e circula até ao centro da cidade, onde faz ligação com outras linhas de metrobus e as estações de metro de Bellas Artes, Hidalgo e Buenavista. A viagem do/para o centro da cidade demora 30 a 45 minutos.

A única forma de pagamento é o cartão recarregável designado Tarjeta Metrobús. O cartão custa 16 MXN e inclui um bilhete de Metrobús padrão de 6 MXN. O preço para o aeroporto é de 30 MXN, o que significa que a viagem inicial do aeroporto custaria 46 MXN. As bilheteiras para o metrobus encontram-se nos Terminais 1 e 2. Só aceitam dinheiro (moedas e notas pequenas) e não dão troco. As crianças com menos de 5 anos viajam gratuitamente.

O serviço funciona das 04:30 à meia-noite de segunda-feira a sábado e das 05:00 à meia-noite ao domingo.

Táxi

Pode reservar um táxi de uma praça (sitio) ou via rádio por um preço fixo nos locais designados junto ao átrio de chegadas nos terminais 1 e 2. Depois de pagar, recebe um voucher que deve entregar ao motorista quando chegar ao destino. Os preços por zona fixos atualizados encontram-se junto dos locais designados para os táxis. Os preços para o centro da cidade vão desde 230 MXN para um carro familiar (4 passageiros) a 330 MXN para uma carrinha ou SUV (8 passageiros). A viagem demora cerca de 30 minutos, consoante o trânsito.

Não existe a opção de pagar diretamente ao motorista, mas é comum deixar uma gorjeta de 10 MXN a 20 MXN.

As seguintes empresas operam em ambos os terminais:



Serviço de transporte particular

Os serviços de transporte particular, como a Uber e a Cabify, são uma alternativa aos táxis que utilizam uma aplicação para dispositivos móveis para fazer a ligação entre passageiros e condutores. Tenha em atenção que alguns serviços de transporte particular aumentam as tarifas durante os períodos de maior procura.

Uma viagem com a Uber até ao centro da cidade pode custar entre 104 MXN e 433 MXN, consoante o veículo.

TRANSPORTES PÚBLICOS no México


A Cidade do México tem uma rede de transportes públicos extensa. O sistema de metro tem 12 linhas e perto de 200 estações. Os metrobus contornam o trânsito ao viajarem em faixas reservadas. Os autocarros regulares, inclusive os troleicarros, os autocarros urbanos padrão e os microautocarros, prestam um serviço extenso, mas tendem a estar lotados. Existe uma linha de comboio ligeiro que vai até ao distrito sul de Xochimilco.

Metro

O metro, que tem 12 linhas com um código de cor e é operado pelo Sistema de Transporte Colectivo, é um dos meios de transporte mais rápidos e económicos da Cidade do México.

Um bilhete simples custa 5 MXN e inclui todos os transbordos num único sentido. O cartão inteligente Tarjeta Ciudad de México recarregável custa 10 MXN. Todas as estações têm balcões e algumas têm máquinas de venda de bilhetes; ambos aceitam apenas dinheiro. As crianças com menos de 5 anos viajam gratuitamente.

À entrada da plataforma, passe o cartão inteligente ou insira o bilhete na ranhura junto ao torniquete para o validar.

O horário de funcionamento é das 05:00 à meia-noite de segunda a sexta-feira, das 06:00 à meia-noite ao sábado, e das 07:00 à meia-noite aos domingos e feriados.

Metrobus

A rede de transportes públicos de metrobus é operada por várias empresas privadas e, tal como o metro, os passageiros acedem a estes autocarros através de estações e plataformas. Existem 6 linhas que atravessam e vão além do centro da cidade, e há corredores reservados para estes autocarros.

O único meio de pagamento aceite é o cartão inteligente Tarjeta de Metrobús recarregável, disponível em máquinas automáticas nas estações. As máquinas só aceitam dinheiro e recomenda-se utilizar moedas e notas pequenas, pois as máquinas não dão troco. Cada cartão custa 16 MXN e inclui a primeira viagem. Um bilhete simples custa 6 MXN e inclui todos os transbordos realizados num único sentido. As crianças com menos de 5 anos viajam gratuitamente.

O horário de funcionamento é das 04:30 à meia-noite de segunda-feira a sábado e das 05:00 à meia-noite aos domingos e feriados. Algumas linhas não circulam ao domingo.

Autocarro

Uma vasta rede de troleicarros (trolebús), autocarros urbanos e microautocarros (autocarros mais pequenos conhecidos como peseros) inclui percursos que abrangem toda a cidade. Todos são operados pela RTP – Red de Transporte de Pasajeros del D.F.

O sistema de trolebús é composto por uma rede de 8 linhas. Um bilhete simples, que deve pagar ao motorista (é necessário pagar com o montante exato), custa entre 2 MXN e 4 MXN, consoante o percurso. Muitas das linhas têm ligações a estações de metro.

O bilhete para os autocarros urbanos e os microautocarros custa entre 4 MXN e 6 MXN, consoante o percurso, e é pago ao condutor ao entrar no autocarro. O horário de funcionamento varia segundo a linha, mas normalmente começa pelas 04:30 e termina por volta da meia-noite. Para quem não tem experiência, pode ser complicado apanhar autocarros urbanos regulares, dado que muitas linhas não têm paragens claramente identificadas. Além disso, também podem estar lotados e tendem a atrair carteiristas.

Comboio ligeiro

O comboio ligeiro, conhecido localmente como tren ligero, consiste numa linha na parte sul da cidade que liga a estação de metro de Tasqueña ao distrito sul de Xochimilco. O serviço é operado pela STE – Servicio de Transportes Eléctricos del D.F. O serviço funciona diariamente das 05:00 à meia-noite.

Um bilhete simples custa 3 MXN. A única forma de pagamento aceite é o cartão inteligente recarregável Tarjeta Ciudad de México, que pode comprar e carregar na bilheteira das estações de metro e comboio ligeiro por 10 MXN.

SERVIÇO DE TÁXI/TRANSPORTE PARTICULAR

Táxi

É fácil chamar um táxi na rua. Se o sinal "libre" no tejadilho do veículo estiver aceso, o táxi está disponível. No entanto, não se recomenda que os visitantes chamem táxis, uma vez que há muitos taxistas ilegais, conhecidos como táxis piratas, e é comum haver roubos.

Os seguintes serviços são táxis de praça ou de rádio autorizados que podem ser reservados com antecedência:


Não é invulgar deixar uma gorjeta de 10 MXN a 20 MXN aos taxistas, sobretudo se ajudarem com as malas.

Informações importantes

Os mercados de rua (tianguis) são uma grande atração entre as diversas zonas comerciais da Cidade do México, e vendem de tudo, desde artesanato de qualidade, como a cerâmica talavera colorida de Puebla, a frutas e vegetais. Muitos dos grandes centros comerciais da cidade têm marcas internacionais e boutiques de estilistas.

Os tianguis e os mercados de comida que se realizam durante todo o ano abrem por volta das 08:00 ou 09:00. A maioria das lojas e dos centros comerciais abrem por volta das 10:00 ou 11:00.

No México, o valor do IVA (imposto sobre o valor acrescentado) é de 16%. Se viajar com um visto turístico, pode ter direito ao reembolso de impostos sobre os bens comprados em lojas aderentes. Pode ver a lista completa dos requisitos para obter o reembolso neste Website.

Zonas comerciais no México

  • As lojas no centro da cidade estão agrupadas consoante o tipo de mercadoria vendida, de trajes a instrumentos musicais. A zona à volta do Zócalo tem muitas lojas que vendem joias de ouro e prata.
  • Os joalheiros e as cadeias de moda internacionais dominam a rua pedonal de Francisco I. Madero, desde Bellas Artes ao Zócalo.
  • Em Polanco, a Avenida Presidente Masaryk está repleta de boutiques de luxo e lojas de estilistas.
  • A zona de Roma-Condesa está repleta de galerias de arte e lojas que vendem livros, roupa e lembranças.
  • O bairro de San Ángel tem um aglomerado de lojas de belas-artes e artesanato, sobretudo em torno da Plaza San Jacinto e ao longo das ruas Amargura e San Jacinto.

Centros comerciais no México

  • O Centro Santa Fe é um enorme centro comercial com armazéns comerciais, cadeias de moda local e internacional, e uma secção para marcas de estilistas, bem como uma área de restauração e uma área de jogos para crianças.
  • O Toreo Parque Central oferece uma mistura de lojas locais e internacionais.
  • O Antara Polanco, um centro comercial de luxo a céu aberto, oferece lojas de estilistas e cadeias, bem como restaurantes, um cinema e uma das discotecas mais sofisticadas da cidade.


Mercados no México

A Cidade do México tem muitos mercados que vendem artesanato, artigos de arte, antiguidades e produtos locais. Os tianguis são mercados de bairro semanais onde encontra roupa, óculos de sol, joias, produtos para a casa e comida local.

Em mercados de artesanato e antiguidades, pode pôr à prova as suas capacidades de negociação, sobretudo se comprar vários artigos ao mesmo vendedor.

Mercados de artesanato e antiguidades

  • A norte do centro da cidade, o mercado La Lagunilla é um mercado de domingo (aberto desde as 09:00) famoso pela venda de antiguidades.
  • O enorme Mercado de Artesanías La Ciudadela vende artesanato de todas as regiões e estados do México. Abre das 09:00 às 19:00 de segunda-feira a sábado e das 09:00 às 18:00 ao domingo.
  • O Mercado de Artesanías y Curiosidades Mexicanas de San Juan vende artigos artesanais em prata, madeira, tecido e vidro de artistas mexicanos. Abre das 09:00 às 19:00 de segunda-feira a sábado e das 09:00 às 16:00 ao domingo.
  • No Mercado de Coyoacán, aberto diariamente das 08:00 às 20:00, há bancas de alimentos frescos, artesanato e lugares para comer.

Mercados de comida e flores no México

  • Localizado no centro da cidade, o Mercado de San Juan especializa-se em produtos gourmet importados. Abre diariamente das 07:00 às 17:00.
  • O Mercado Roma tem bancas de comida gourmet. Abre até às 20:00 de segunda a quarta-feira e até às 23:00 de quinta-feira a sábado.
  • Pode sentar-se nas bancas de comida no Mercado de Medellín, que vende produtos culinários e comida de toda a América Latina. Abre das 06:00 às 17:00 de segunda a sexta-feira e das 08:00 às 17:00 ao sábado e ao domingo.
  • O Mercado de Jamaica vende flores e plantas. Abre das 08:00 às 18:00 de segunda a sexta-feira e das 07:00 às 19:00 ao sábado e ao domingo.


0 Partilhe a sua opiniāo: