quinta-feira, 7 de maio de 2020

Do Aeroporto do Dubai para o centro da cidade

Do Aeroporto do Dubai para o centro da cidade
Dubai


Como ir do Aeroporto Internacional do Dubai para o centro da cidade


Pode viajar do AeroportoInternacional do Dubai até ao centro da cidade de táxi, de autocarro ou de metro. Caso pretenda uma viagem mais luxuosa, pode optar por um automóvel privado.

Pode adquirir e carregar um cartão Nol na estação de metro do aeroporto e aproveitar os descontos nas viagens em todos os meios de transporte públicos.

Metro

Com apenas 2 linhas, a DubaiMetro disponibiliza uma forma simples de viajar de e para o aeroporto. O metro circula de 10 em 10 minutos e parte dos terminais 1 e 3, das 05:30 à meia-noite (01:00 à quinta-feira e à sexta-feira). Consulte o Website da RTA para obter informações sobre o preço das viagens de/para o aeroporto e para outros locais.

Autocarro

Os autocarros param nas paragens em frente aos terminais 1, 2 e 3. O serviço é prestado com frequência para o centro da cidade e inclui autocarros noturnos (particularmente úteis quando o metro está encerrado). Tenha em atenção que não pode pagar a viagem em dinheiro nos autocarros, mas pode adquirir e carregar um cartão Nol no terminal. Consulte o Website da RTA para obter informações sobre os horários e os preços dos autocarros.

O serviço Skybus transporta os passageiros para hotéis específicos na cidade e também permite o pagamento com o cartão Nol. Consulte o Website para obter informações.

Táxi

Pode apanhar um táxi no posto que se encontra no exterior do terminal de chegadas. Uma viagem até à cidade custa entre 40 AED e 100 AED.

Serviço de transporte particular privado

Pode reservar automóveis da Careem (+971-4440-5222) através da aplicação, por telefone ou online. As recolhas no aeroporto estão sujeitas a uma sobretaxa.


Transportes públicos no Dubai


Os transportes públicos do Dubai são geridos pela RTA, que disponibiliza informações atualizadas e horários através do respetivo Website. Dos modernos táxis aquáticos e abras (barcos de madeira) ao metro e aos autocarros, tem várias opções de deslocação à escolha. Pode utilizar o cartão Nol para pagar as viagens de metro, de autocarro e de táxi aquático.

Cartões Nol

Não pode pagar as viagens de metro ou de autocarro em dinheiro. As crianças até aos 5 anos viajam gratuitamente, mas os adultos têm de adquirir um cartão inteligente Nol nas bilheteiras. Pode encontrar as bilheteiras em todas as estações de metro e em algumas paragens de autocarro.

Para utilizar, toque com o cartãoNol num leitor de bilhetes e o preço da viagem é deduzido automaticamente. Os habitantes locais utilizam os cartões Nol de plástico permanentes, enquanto que a versão vermelha é ideal para os visitantes e custa cerca de 2 AED para 10 viagens. As abras tradicionais de madeira apenas aceitam dinheiro, mas os táxis aquáticos modernos também aceitam os cartões Nol.

Metro

O metro tem duas linhas, a Linha Verde e a Linha Vermelha, e ambas prestam serviço desde o início da manhã até à meia-noite todos os dias, exceto à quinta-feira e à sexta-feira em que encerram à 01:00. À sexta-feira também iniciam o serviço mais tarde, às 10:00. Estão disponíveis carruagens separadas para mulheres e crianças.

Autocarros

Pode solicitar a paragem do serviço que pretende utilizar nas paragens dos autocarros. Os passageiros entram pela porta da frente e utilizam as máquinas de bilhetes para validar os cartões inteligentes. No final da viagem, é necessário premir a campainha e sair pela porta de trás. As primeiras 3 filas na parte da frente do autocarro estão reservadas para mulheres e crianças. Não é permitido comer, beber nem fumar.

Abras

As abras são barcos demadeira utilizados para viajar pelo Canal do Dubai entre Bur Dubai e Deira. Estão disponíveis 2 trajetos: O Trajeto 1, com serviços diários entre as 05:00 e a meia-noite, e o Trajeto 2 que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana. O preço da viagem tem de ser pago em dinheiro (1 AED) ou pode alugar uma abra por cerca de 100 AED por hora.

Táxi

Geralmente, é fácil encontrar um táxi, mas tenha em atenção que pode ser difícil durante a troca de turno entre as 16:00 e as 17:30. Da mesma forma, pode ter de esperar algum tempo junto a zonas comerciais movimentadas, bem com nas paragens de táxis aquáticos em Deira, em The Walk na marina do Dubai, e nas redondezas dos terminais de autocarros em Bur Dubai. A Dubai Transport (que também disponibiliza táxis para senhoras) permite reservas através do +971 0420-80808.

Táxi aquático

Os táxis aquáticos modernos e com ar condicionado prestam serviço entre as 10:00 e as 22:00 e custam mais de 50 AED por viagem. Aceitam o cartão Nol.

Serviço de transporte particular

Para uma viagem mais luxuosa em vários automóveis à escolha, pode reservar os veículos com motorista da Careem (+971-4440-5222) através da aplicação, por telefone ou online.

Informações importantes

As compras são uma atividade popular no Dubai. Pode encontrar os artigos normais de todos os dias, bem como especiarias, fruta e joias de ouro nos bazares e nos souks, enquanto muitos se dirigem aos grandes centros comerciais à procura de vestuário de designers, de cinema ou até para esquiar.

As visitantes devem ter em atenção que devem utilizar um vestuário modesto em espaços públicos como os centros comerciais. É adequado utilizar vestuário que cubra grande parte das pernas e dos braços.

Centros comerciais no Dubai


A maioria dos centros comerciais está aberto das 10:00 até à noite. Os centros comerciais mais populares do Dubai, incluem:
  •  O Mall of the Emirates é um enorme complexo de revenda com armazéns comerciais internacionais, um cinema com várias salas e o Ski Dubai, uma extensa estância de esqui de interior.
  • O Dubai Mall é um enorme centro de comércio e lazer com armazéns comerciais, um ringue de gelo, um aquário e um cinema.
  • O Ibn Battuta Mall tem lojas de estilo de vida e armazéns comerciais, restaurantes e um cinema com várias salas, em zonas temáticas dedicadas a viagens.
  • O Mercato Shopping Mall é um centro comercial arejado ao estilo renascentista italiano e tem lojas de estilo de vida e de moda, cafés e cinema.

Souks e bazares no Dubai


Nos souks e nos bazares do Dubai é comum regatear o preço certo com o vendedor.

Em Deira, encontra o Grand Souk, o bazarmais antigo e movimentado do Dubai, aberto de sábado a quinta-feira, das 09:30 às 13:00 e das 16:00 às 22:00. Inclui o Gold Souk, um mercado de joias vibrante, e o Dubai Spice Souk, um bazar tradicional de vielas cobertas, repletas de bancas com fragrâncias, frutas e especiarias.

Do outro lado do Canal do Dubai, em Bur Dubai, o Textile Souk indiano (Meena Bazaar) vende tecidos, vestuário, chinelos, lembranças e muito mais.

Entre os modernos souks cobertos, encontram-se o Gold & Diamond Park, o Souk Al Bahar e o Souk Madinat em Jumeirah.

0 Partilhe a sua opiniāo: