segunda-feira, 4 de maio de 2020

Do Aeroporto de Zurique até ao centro da cidade

Do Aeroporto de Zurique até ao centro da cidade
Zurique

Como ir do Aeroporto de Zurique para o centro da cidade


O Aeroporto de Zurique fica a cerca de 11 km a norte do centro da cidade. A forma mais rápida de chegar à cidade é apanhar o comboio, embora algumas composições possam estar lotadas. Os táxis e os serviços de transporte particular são convenientes, mas podem demorar até 45 minutos, se houver muito trânsito. O autocarro não tem ligação direta ao centro da cidade, mas o elétrico, com passagens frequentes, demora apenas 40 minutos.

Comboio

Existem três empresas que operam os serviços ferroviários em Zurique e na zona circundante:

  • - Verkehrsbetriebe Zürich, ou VBZ
  • - Zürcher Verkehrsverein, conhecida como ZVV
  • - Schweizer Bundesbahnen, ou SBB


Os serviços estão disponíveis diariamente das 05:00 às 00:30. À sexta-feira e ao sábado, existem também comboios noturnos, entre as 00:30 e as 05:00, para os quais é preciso um bilhete adicional, o "Nachtzuschlag", que custa 5 CHF além da tarifa normal. Um bilhete simples para a cidade custa 6,60 CHF para adultos e 3,30 CHF para crianças e pode comprá-lo nas máquinas ou nos balcões. Os bilhetes de primeira classe são mais caros (10,80 CHF para adultos e 5,40 CHF para crianças), mas garantem um lugar sentado durante a hora de ponta, altura em que, geralmente, as carruagens de 2.ª classe estão completas.

Os percursos S2, S16 e S24 dirigem-se todos diretamente para a estação de comboios central Zürich HB e demoram entre 15 e 25 minutos.

Táxi

Os táxis oficiais do aeroporto (+41 848 850 852), de cor branca, encontram-se na praça de táxis do aeroporto. Em alternativa, pode reservar um serviço independente para chegar ao centro da cidade. O percurso demora entre 15 e 45 minutos, consoante do trânsito, e custa cerca de 70 CHF. É sempre incluída uma taxa de serviço, mas os passageiros costumam arredondar a tarifa para cima. As seguintes empresas independentes operam no aeroporto:

  • - Taxi 444 (+41 44 444 44 44)
  • - 7x7 Taxi (+41 44 777 77 77)
  • - Zürich Taxi 24 (+41 44 321 28 28)


Serviço de transporte particular

Os serviços de transporte particular, como a Uber, são uma alternativa aos táxis e estabelecem a correspondência entre passageiros e condutores através de uma aplicação para dispositivos móveis. O percurso entre o aeroporto e o centro da cidade custa entre 23 e 75 CHF, consoante o veículo, e demora cerca de 15 minutos fora da hora de ponta. Tenha em atenção que as tarifas podem aumentar durante os períodos de maior procura.

Elétrico e autocarro

A Verkehrsbetriebe Zürich, ou VBZ, e a Zürcher Verkehrsverein, conhecida como ZVV, gerem a rede de elétricos e autocarros da cidade. O elétrico número 10, de cor rosa, liga o aeroporto à estação central de Zurique, a Bahnhofplatz/HB, com passagens frequentes entre as 05:40 e as 23:40. O percurso demora cerca de 40 minutos.

Não existe uma ligação direta de autocarro ao centro da cidade, mas é possível viajar até outros locais e mudar de linha. A estação está bem sinalizada e fica perto da paragem de elétrico. Os serviços estão disponíveis diariamente entre as 05:30 e as 12:15.

Um bilhete simples para a cidade custa 6,60 CHF para adultos e 3,30 CHF para crianças, e pode comprá-lo nas máquinas ou nos balcões. É preciso comprar os bilhetes antes de entrar no autocarro ou elétrico, pois não o pode fazer a bordo.

Transportes públicos em Zurique


O moderno e eficiente sistema de transportes públicos de Zurique é operado pela ZVV (+41 848-988-988) e conta com autocarros, elétricos e ferries, bem como comboios que servem os subúrbios e as zonas rurais circundantes. Os bilhetes são válidos em qualquer meio de transporte dentro da zona selecionada e existem vários passes disponíveis para utilização durante vários dias.

Bilhetes e passes

Tem de comprar os bilhetes e os passes sempre antes de entrar no veículo, nos balcões das estações e nas máquinas ou, em alternativa, através da aplicação de bilhetes da ZVV. As tarifas são aplicadas por zona. Para as zonas urbanas de Zurique, um bilhete simples custa 4,30 CHF para adultos e 3,00 CHF para crianças, e os passes diários custam 8,60 CHF e 6,00 CHF, respetivamente.

Para utilizar o serviço noturno ao fim de semana, precisa de um bilhete "Nachtzuschlag" que custa 5 CHF além da tarifa normal.

Existe um "passe diário das 9 horas" que cobre todas as zonas e é válido para toda a rede da ZVV, e não apenas para a cidade. Nos dias úteis, é válido das 09:00 às 05:00 do dia seguinte, enquanto ao fim de semana é válido durante todo o dia, sem restrições de horas. Este passe custa 26 CHF para adultos e 13 CHF para crianças.

O ZürichCARD permite viagens ilimitadas em todos os tipos de transporte público de todas as zonas ZVV. O preço é de 24 CHF por um dia ou de 48 CHF por três dias.

Autocarro e elétrico

A Verkehrsbetriebe Zürich, ou VBZ, e a Zürcher Verkehrsverein, conhecida como ZVV, gerem a extensa rede de elétricos e autocarros da cidade. A rede funciona diariamente das 05:30 às 00:30, com um serviço noturno de autocarro à sexta-feira e ao sábado, das 00:30 às 05:00. Os bilhetes têm de ser comprados antes do percurso, pois não é possível comprá-los no interior dos autocarros ou elétricos.

Comboio

O sistema ferroviário de Zurique é operado pela Schweizerische Bundesbahnen, ou, abreviadamente, SBB/CFF/FFS. O comboio é uma forma cómoda de se deslocar da/para a estação principal de Zurique, a Zürich HB. Outras estações populares são a Zürich Stadelhofen, para a cidade antiga e o lago, e a Zürich Hardbrücke para os bares e discotecas. Os serviços estão disponíveis entre as 05:30 e as 00:30.

Ferry

Os ferries e barcos fluviais da cidade são operados pela Zürichsee Schifffahrt und Gastro, ou ZSG, e pela Zürcher Verkehrsverein, conhecida como ZVV. Os serviços estão disponíveis entre março e outubro, e existem horários atualizados disponíveis no Website. Estes serviços seguem o mesmo sistema de bilhética e de tarifas por zonas dos restantes transportes públicos de Zurique.

Informações importantes

Zurique é conhecida pelo seu panorama comercial de luxo. O horário normal de abertura das principais zonas comerciais é das 08:00 às 19:00 de segunda a sexta-feira e das 08:00 às 17:00 aos sábados (muito poucas lojas abrem ao domingo). As lojas da Bahnhofstrasse ficam abertas até mais tarde, até às 20:00. Se procura artigos alimentares, artesanato ou antiguidades, muitas vezes pode encontrá-los nos mercados da cidade.

Todos os preços incluem uma taxa de IVA de 8%. Os não residentes podem preencher formulários de reembolso, disponíveis nas lojas, e fazer pedidos relativos a compras superiores a 300 CHF no momento de partida.

Zonas comerciais em Zurique

A Bahnhofstrasse é o centro das compras de luxo de Zurique, com lojas de estilistas, joalharias, lojas de produtos eletrónicos e grandes armazéns exclusivos. As estreitas ruas de Oberdorf e Niederdorf, em Altstadt (Cidade Velha), estão repletas de pequenos retalhistas. A comida e as lojas de moda ao longo da Europaallee e no centro comercial Im Viadukt tem um ambiente mais indie.

Mercados em Zurique

O mercado de rua Kanzlei Flohmarkt decorre aos sábados das 08:00 às 16:00. Do outro lado da rua, o cosmopolita mercado alimentar da Helvetiaplatz abre às terças e sextas-feiras das 06:00 às 11:00. Se procura artesanato e antiguidades, o Rosenhof Markt decorre às quintas-feiras das 10:00 às 20:00 e aos sábados das 10:00 às 17:00, entre março e dezembro.

Centros comerciais em Zurique

No local de uma antiga fábrica de papel, o moderno centro comercial Sihlcity vende roupa, artigos para a casa e produtos eletrónicos, e tem também vários restaurantes, cinemas e um spa.  

0 Partilhe a sua opiniāo: