segunda-feira, 11 de maio de 2020

Do aeroporto de Xangai para o centro da cidade

Do aeroporto de Xangai para o centro da cidade
Xangai


Como ir do Aeroporto Internacional de Xangai Pudong para o centro da cidade


O Aeroporto Internacional deXangai Pudong (PVG), centro de partida/chegada para a maioria dos voos internacionais, fica a 30 quilómetros a leste do centro da cidade. A forma mais fácil e rápida de chegar ao centro é de táxi. Os autocarros do aeroporto fazem paragens no centro, inclusive no Templo Jing’an e custam menos do que os táxis. A opção mais barata é o metro, embora seja a mais lenta a chegar à cidade. O comboio Shanghai Maglev de alta velocidade é rápido, mas deixa-o a metade do caminho. Depois, tem de apanhar o metro até ao centro da cidade.

Táxi

A viagem de táxi do aeroporto até ao centro de Xangai demora entre 45 e 60 minutos (ou mais nas horas de ponta) e custa cerca de 175 a 200 RMB. Das 23:00 às 05:00 há uma sobretaxa variável. As praças de táxis encontram-se no Piso 1 dos Terminais 1 e 2.

É útil ter à mão o número de telefone do seu hotel e mostrar o destino escrito em chinês, pois é raro os taxistas falarem inglês. Geralmente, os táxis de Xangai são fiáveis, mas certifique-se de que a identificação do taxista está visível – é possível que os taxistas sem identificação cobrem mais. A linha de atendimento telefónico de Xangai (+86 21-962288) tem operadores que falam inglês e que oferecem assistência gratuita 24 horas por dia, 7 dias por semana na comunicação com os taxistas.

Pagamento do táxi

Os táxis têm taxímetro e pode pagar ao taxista em dinheiro ou com o Shanghai Public Transportation Card, disponível na estação de metro do aeroporto. Este cartão de valor armazenado requer uma caução reembolsável de 20 RMB e pode ser recarregado em qualquer máquina automática ou bilheteira, bem como em alguns bancos, lojas de conveniência, agências de táxis ou estações de autocarros.

Autocarro

Os autocarros partem do Terminal 1 (Piso 1, Porta 7) e do Terminal 2 (Piso 1, Porta 27). O serviço funciona das 07:00 às 23:00 e parte em intervalos de 15 e 25 minutos. O autocarro Night Line começa a circular às 23:00, parte a cada 45 minutos e termina 45 minutos após a chegada do último voo. A viagem até ao centro de Xangai demora entre 60 e 90 minutos, consoante o trânsito. Os bilhetes custam entre 20 RMB e 24 RMB, consoante a distância percorrida. Pode comprar bilhetes com dinheiro ou utilizar um Shanghai Public Transportation Card. Este cartão de valor armazenado requer uma caução reembolsável de 20 RMB e pode comprá-lo na bilheteira da estação de metro do aeroporto (entre o Terminal 1 e o 2).

Linhas de autocarro do aeroporto

Seguem-se as linhas de autocarro mais relevantes para os visitantes, bem como algumas das paragens principais:


  • A Linha 2 segue diretamente para o Templo Jing’an.
  • A Linha 3 segue diretamente para o Galaxy Hotel (Yin He Bin Guan) e para na estação de metro de Longyang Road.
  • A Linha 4 segue diretamente para o Lu Xun Park e para na estação de metro de Wujiaochang.
  • A Linha 5 segue diretamente para a estação ferroviária de Xangai e para no Dongfang Hospital (Shanghai East International Medical Center).
  • A Linha 6 segue diretamente para o Zhongshan Park e para na estação de metro de Longyang Road.
  • A Linha 7 segue diretamente para a estação ferroviária de Xangai Sul e faz paragens ao longo de Huaxia Road.
  • A linha noturna Night Line segue diretamente para o Aeroporto Internacional de Xangai Hongqiao e para na estação de metro de Longyang Road, no Dongfang Hospital (Shanghai East International Medical Center), na Praça do Povo e no Templo Jing’an.

Shuttle entre aeroporto e hotel

O autocarro shuttle entre aeroporto e hotel EGoBus privado para nos hotéis perto da Praça do Povo, Bund, Jing’an, Xujiahui e Lujiazui. Os autocarros partem do Terminal 2, à saída do átrio de chegadas internacionais. Os bilhetes custam 68 RMB na bilheteira do Terminal 2. Há Wi-Fi disponível a bordo.

Metro

A estação de metro do aeroporto, na extremidade leste da Linha 2, encontra-se entre os Terminais 1 e 2. Pode comprar bilhetes nas máquinas automáticas ou nas bilheteiras, com dinheiro ou com o Shanghai Public Transportation Card, também disponível na estação. Os bilhetes para destinos no centro da cidade custam entre 7 RMB e 10 RMB, consoante a distância percorrida. A viagem dura entre 75 e 90 minutos. Uma criança com altura inferior a 1,3 metros de altura pode viajar gratuitamente com um adulto. O metro circula das 06:00 às 23:00 e parte em intervalos de 3 e 8 minutos. Consulte o Website do metro de Xangai para obter um mapa.

Comboio Maglev

Na verdade, o comboio Maglev de alta velocidade (+86 21-2890-7777) não é a forma mais rápida de chegar ao centro de Xangai. Demora 8 minutos a chegar à única paragem, a Longyang Road Station na Linha 2 do metro, mas o metro até ao centro demora uma hora ou mais. Os comboios circulam entre as 07:02 e as 21:42, e partem em intervalos de 15 e 20 minutos.

Pagamento do comboio

Pode comprar bilhetes com dinheiro ou um Shanghai Public Transportation Card na bilheteira do Nível 2, entre os Terminais 1 e 2. Este cartão de valor armazenado requer uma caução reembolsável de 20 RMB e pode ser utilizado em táxis, no metro, na maioria dos autocarros e noutros transportes públicos. Um bilhete de Maglev só de ida custa 50 RMB (40 RMB com um bilhete para o mesmo dia) e um bilhete de ida e volta custa 65 RMB. Um bilhete de Maglev só de ida mais um bilhete de metro diário custa 55 RMB, e um bilhete de Maglev de ida e volta mais um bilhete de metro diário custa 85 RMB.


Como ir do Aeroporto Internacional de Xangai Hongqiao para o centro da cidade


O Aeroporto Internacional de Xangai Hongqiao (SHA), onde aterra a maioria dos voos domésticos e alguns voos regionais, fica a 13 quilómetros a oeste do centro de Xangai. O metro é a forma mais rápida e económica de chegar à cidade. A viagem de táxi até ao centro pode demorar apenas 20 minutos, mas demora mais durante as horas de ponta e em feriados nacionais. Os autocarros shuttle do aeroporto servem sobretudo a área suburbana de Xangai e as cidades vizinhas, mas o autocarro noturno Night Line faz paragens no centro.

Metro

A estação de metro do aeroporto, na Linha 10, fica no piso subterrâneo dos Terminais 1 e 2. A Linha 2 também para no Terminal 2. Pode comprar bilhetes com dinheiro ou com o Shanghai Public Transportation Card de valor armazenado nas máquinas automáticas ou nas bilheteiras. A viagem até ao centro da cidade custa 5 RMB e demora entre 30 e 45 minutos. Uma criança com altura inferior a 1,3 metros (4'3") de altura pode viajar gratuitamente com um adulto. O metro circula a cada 5 e 8 minutos das 06:00 às 22:00. Consulte o Website do metro de Xangai para obter um mapa.

Táxi

As praças de táxis encontram-se no exterior do aeroporto, no Nível 1 entre os Terminais 1 e 2. A viagem até ao centro da cidade demora 20 a 40 minutos, consoante o trânsito. Durante as horas de ponta, as filas para os táxis podem ser longas. É aconselhável ter o seu destino escrito em chinês, juntamente com o número de telefone do seu hotel, dado que os taxistas raramente falam inglês.

Geralmente, os táxis de Xangai são fiáveis, mas certifique-se de que a identificação do taxista está visível. É possível que os taxistas sem identificação cobrem mais. A linha de atendimento telefónico de Xangai (+86 21-962288) tem operadores que falam inglês e que oferecem assistência gratuita 24 horas por dia, 7 dias por semana na comunicação com os taxistas.

Pagamento do táxi

A viagem de táxi do aeroportode Hongqiao até ao centro da cidade custa cerca de 70 RMB. Existe uma sobretaxa entre as 23:00 e as 05:00. Os táxis têm taxímetro e pode pagar ao taxista em dinheiro ou com um Shanghai Public Transportation Card de valor armazenado, disponível nas máquinas automáticas ou nas bilheteiras do aeroporto.

Autocarros

O autocarro n.º 806 circula diariamente desde o Aeroporto Internacional de Xangai Hongqiao até à Lupu Bridge em Puxi. O serviço funciona das 06:00 às 23:00 e parte em intervalos de 10 e 25 minutos. Os bilhetes custam entre 2 RMB e 5 RMB, consoante a distância percorrida.

O serviço de autocarro noturno Night Line parte do Terminal 2 (Chegadas) e para no Templo Jing’an e na Praça do Povo em Puxi, bem como em Lujiazui, em Pudong. Os autocarros circulam das 22:30 até 45 minutos após a chegada do último voo, e partem em intervalos de 10 e 30 minutos. Os bilhetes custam 10 RMB até Puxi e 16 RMB até Pudong e pode comprá-los a bordo com dinheiro ou utilizar um Shanghai Public Transportation Card. Este cartão de valor armazenado requer uma caução reembolsável de 20 RMB e pode comprá-lo na bilheteira da estação de metro do aeroporto, no piso subterrâneo entre o Terminal 1 e o 2.


Transportes públicos em Xangai


Xangai tem um sistema de metro eficiente e uma rede de autocarros extensa. O metro tem 14 linhas e serve a maior parte da cidade. Além disso, é a forma mais rápida de viajar, sobretudo durante as horas de ponta. Embora mais baratos, os autocarros são mais movimentados e mais lentos. Além disso, os mapas dos autocarros podem ser difíceis de compreender para os visitantes. Tanto o sistema de metro como o de autocarros têm anúncios em inglês. As estações de metro disponibilizam mapas dos percursos em inglês, mas as estações de autocarros não. Pode utilizar o Shanghai Public Transportation Card em autocarros, em táxis e no metro. Há ferries que fazem a travessia entre Puxi e Pudong.

Shanghai Public Transportation Card

O Shanghai Public Transportation Card é um cartão de valor armazenado aceite em autocarros, em táxis e no metro. Pode comprar cartões na bilheteira de qualquer estação de metro, no Shanghai Pudong Development (SPD) Bank, Bank of Communications, nas lojas de conveniência Buddies e Kedi, e em sucursais do Huaxia Bank. Estes cartões requerem uma caução reembolsável de 20 RMB e podem ser recarregados em qualquer máquina automática ou bilheteira, bem como em alguns bancos, lojas de conveniência, agências de táxis ou estações de autocarros.

Metro

Durante as horas de ponta, a extensa rede de metro é a forma mais eficiente de viajar. As horas de ponta são das 07:00 às 09:30 de segunda a sexta-feira, das 17:00 às 19:30 de segunda a quinta-feira e das 14:00 às 19:30 à sexta-feira. O preço dos bilhetes varia entre os 3 RMB e os 10 RMB, consoante a distância percorrida. Os preços são ligeiramente mais baratos se utilizar o Transportation Card. As crianças com altura inferior a 1,3 metros de altura viajam gratuitamente. Um passe de 1 dia (18 RMB) e um passe de 3 dias (45 RMB) permitem viajar de forma ilimitada em todas as linhas de metro. Estes passes de metro estão disponíveis nos locais de venda de bilhetes.

O horário de funcionamento varia consoante a estação e a linha de metro. As estações abrem entre as 04:55 e as 06:10 e fecham entre as 22:30 e as 23:35.

Entrada e saída

Todas as estações de metro têm um leitor de segurança antes dos torniquetes. Deve passar os cartões de transportes públicos e os passes no leitor. Os bilhetes simples são lidos ao entrar e devem ser inseridos na ranhura de um torniquete ao sair.

Autocarro

Existem mais de 1000 linhas de autocarros em Xangai. Os principais pontos de ligação no centro são a Dongchang Road Station, a People’s Square Station, a Shanghai Indoor Stadium Station, a estação ferroviária de Xangai, a estação de Wujiaochang, a Wujiaochang Station e a Zhongshan Park Station. O preço dos bilhetes para viagens de até 13 quilómetros começa nos 2 RMB. O bilhete é pago com o montante exato ou ao passar o Shanghai Public Transportation Card no leitor. Uma criança com menos de 1,3 metros de altura pode viajar gratuitamente com um adulto.

Ferry

O serviço de ferry municipalde Xangai tem 18 linhas entre Puxi e Pudong. Oferece um serviço rápido e acessível ao longo do rio, com vistas para as margens e para o horizonte incluídas. Todas as linhas cobram 2 RMB por viagem simples e uma sobretaxa de 0,8 RMB para bicicletas. Quando utilizar o Shanghai Public Transportation Card, a primeira viagem do dia custa 2 RMB, mas as viagens seguintes no mesmo percurso custam 1 RMB. O horário de funcionamento varia consoante as linhas de ferry.


Informações importantes


Zonas comerciais em Xangai


A zona comercial de Nanjing Road começa na área pedonal com armazéns comerciais com preços médios que vendem de tudo, desde roupa a câmaras. Em direção a oeste, encontra centros comerciais sofisticados e marcas internacionais de luxo com fachadas glamorosas.


  • Em Huaihai Road, encontra centros comerciais com cadeias de lojas mais sofisticadas e lojas de referência de muitas marcas internacionais.
  • A zona de Tianzifang em Taikang Road é um confuso aglomerado de cafés, galerias de arte e boutiques de artesanato. Aqui, pode encontrar lembranças peculiares e lenços de seda pintados à mão.
  • O Bund acolhe marcas de luxo internacionais, como Chanel, Cartier e Prada. Muitos estilistas chineses também têm boutiques aqui.
  • Xintiandi é um destino de compras com muita oferta, com um centro comercial e lojas elegantes que vendem roupa, acessórios, artesanato e lembranças.

Centros comerciais em Xangai

  • O Grand Gateway Shanghai, um dos centros comerciais mais antigos da cidade, tem uma vasta seleção de marcas chinesas e internacionais, bem como lojas de artigos para crianças.
  • O iapm oferece uma combinação de marcas sofisticadas e marcas para os mais jovens, bem como restaurantes e um cinema IMAX.
  • O centro comercial ShanghaiIFC vende roupa sofisticada, joias e marcas de estilo de vida.
  • O armazém Jiuguang tem marcas de roupa sofisticadas internacionais e marcas de estilo de vida. O supermercado gourmet japonês Freshmart fica no piso -1.
  • O Super Brand Mall é um edifício de 13 pisos com lojas com preços médios, restaurantes e cinemas.
  • O Xintiandi Style Shopping Centre é um centro comercial de luxo com uma combinação de restaurantes e moda chinesa e ocidental.
  • O The Place é um destino popular para famílias com crianças pequenas. Tem vários restaurantes e parques infantis no interior.

Mercados em Xangai

  • O Shanghai South Bund Soft-Spinning Material Market é um armazém onde encontra alfaiates e vendedores de tecidos.
  • Para joias personalizadas, pérolas e pedras preciosas a vários preços, visite o Hongqiao Market de 4 pisos.
  • O Yeh Optical Market, junto à estação ferroviária de Xangai, é especializado em óculos graduados a baixo preço. Os óculos podem ficar prontos em cerca de uma hora.
  • O Confucius Temple Sunday Book Market vende publicações, inclusive brochuras de propaganda e livros antigos. Tem lugar ao domingo no pátio do Wen Miao, também conhecido como Templo de Confúcio.
  • O Xing Guang Photography Equipment Center, junto à Luban Road Station, vende câmaras de marca novas, além de livros e equipamento em segunda mão.
  • O mercado de flores e insetos tem lugar em Nanshi, na Cidade Velha, e é especializado em grilos de luta. Fica a uma curta distância a pé da estação de Laoximen. 

0 Partilhe a sua opiniāo: