sexta-feira, 1 de maio de 2020

Do aeroporto de Vancouver até o centro da cidade

Do aeroporto de Vancouver até o centro da cidade
Vancouver

Como ir do Aeroporto Internacional de Vancouver para o centro da cidade

Pode chegar facilmente à zona central de Vancouver a partir do Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR), cerca de 15 quilómetros a sul do centro de Vancouver. A forma mais rápida, simples e económica de chegar à cidade é através da linha Canada do SkyTrain. A opção mais confortável é apanhar um táxi ou utilizar um serviço de transporte particular privada do aeroporto à porta do hotel, mas é também a mais dispendiosa e demora aproximadamente o mesmo tempo que o SkyTrain.

Comboio

A linha Canada do SkyTrain (+1 604-953-3333) faz parte do sistema de comboios de transporte rápido da cidade é a forma mais económica e rápida de chegar ao centro. Um bilhete só de ida custa cerca de 7,75 C$ e inclui uma sobretaxa de aproximadamente 5 C$ por viajar em direção ao leste além da Sea Island.

O serviço está disponível diariamente entre as 05:00 e a 01:00 e a viagem demora cerca de 25 minutos. Os comboios têm uma frequência de 6 a 7 minutos nas horas de ponta e, no mínimo, de 20 minutos durante resto do dia.

Pode caminhar até à estação YVR-Airport, situada entre os terminais internacional e doméstico. Pode comprar uma viagem num Compass Ticket ou num Compass Card, disponíveis nas máquinas automáticas Compass da estação.

Táxi

As praças de táxis situam-se junto às chegadas domésticas e internacionais, no piso 2. As principais empresas que disponibilizam serviços no aeroporto incluem a Yellow Cab (+1 604-681-1111) e a MacLures Cabs Vancouver Taxi Service (+1 604-683-6666).

Os preços das viagens de táxi do Aeroporto Internacional de Vancouver são calculados através de um sistema de zona geográfica. Uma viagem para o centro custa entre 31 C$ e 35 C$, mais a gorjeta, e demora cerca de 30 minutos em trânsito médio.

Serviço de transporte particular

Os serviços de transporte particular privados como a Uber e a Lyft não estão atualmente disponíveis em Vancouver.

A Aerocar Vancouver Airport Limos and Car Service (+1 604-298-1000) é a empresa licenciada de limusinas e carros familiares do aeroporto. Os preços são calculados de acordo com um sistema de zonas. Uma viagem para o centro custa entre 53 C$ e 93 C$, consoante o veículo, e demora cerca de 30 minutos em trânsito médio.

TRANSPORTES PÚBLICOS em Vancouver


O sistema de transportes Translink de Vancouver é extenso, rápido e económico. O sistema inclui o elétrico e os autocarros a diesel, o comboio ligeiro SkyTrain e o ferry de passageiros SeaBus. Os 3 serviços estão disponíveis entre as 05:00 e a 01:00, por vezes até mais tarde.

Os autocarros, os SkyTrains e os SeaBuses permitem o acesso a áreas distintas da cidade:

- Os autocarros são a melhor opção para visitar as principais atrações no centro e nos arredores.
- O SkyTrain é a melhor forma de chegar ao aeroporto.
- A SeaBuses liga o centro a North Shore.

Pode pagar viagens simples a bordo com o valor exato em dinheiro, pode comprar um Compass Ticket, ou carregar um Compass Card para várias utilizações. Os idosos e os estudantes beneficiam de descontos no preço das viagens. Cada viagem tem uma duração de 90 minutos após a compra, mas permitem trocas ilimitadas entre transportes durante esse período.

DayPass

O DayPass inclui viagens ilimitadas no autocarro, no SkyTrain e no SeaBus para as 3 zonas durante 24 horas. Custa cerca de 9,75 C$, e 7,50 C$ no preço reduzido. Pode guardar um DayPass no Compass Ticket, disponível nas máquinas automáticas das estações do Skytrain, ou num Compass Card.

Bilhetes e cartões Compass

Os bilhetes Compass Ticket de utilização limitada permitem comprar viagens únicas e DayPasses. Para uma utilização mais prolongada, o Compass Card é um cartão de viagens eletrónico e recarregável no qual pode armazenar crédito para várias viagens, bem como passes diários ou mensais. Custa cerca de 6 C$ (na forma de caução reembolsável).

Para utilizar um Compass Card ou Ticket, passe-o à entrada e à saída nos torniquetes das estações SkyTrain e SeaBus. Nos autocarros, basta passar no leitor de cartões à entrada.

Pode comprar bilhetes e cartões Compass nas máquinas automáticas Compass (CVM) existentes nas estações, no Centro de Atendimento ao Cliente Compass na estação Stadium – Chinatown, nos terminais da SeaBus e em localizações FareDealer, como lojas de conveniência e farmácias.

Autocarro

As viagens de autocarro têm um preço fixo de cerca de 2,75 C$ para qualquer distância durante um período de viagem de 90 minutos. Os serviços estão disponíveis entre as 05:00 e à 01:00 e existem também um serviço limitado de autocarro noturno com cerca de uma dúzia de percursos e uma frequência de aproximadamente 30 minutos. Consulte o Website da TransLink para obter mapas dos percursos dos autocarros.

Comboio

O SkyTrain é um serviço de comboio ligeiro rápido disponível entre o centro de Vancouver e os subúrbios. Existem 3 linhas: a linha Expo, a linha Millennium e a linha Canada. Os serviços estão disponíveis entre as 05:00 e a 01:00.

As viagens do SkyTrain estão divididas em 3 zonas e custam cerca de 2,75 C$ para 1 zona, 4 C$ para 2 zonas e 5,50 C$ para 3 zonas. Após as 18:30 nos dias úteis e durante todo o dia aos fins de semana e feriados, pode viajar para qualquer ponto nas 3 zonas por cerca de 2,75 C$.

SeaBus

Os ferries catamarã da SeaBus transportam os passageiros, os ciclistas e as pessoas em cadeiras de rodas numa viagem suburbana de 12 minutos por Burrard Inlet entre a estação Waterfront do centro e o Lonsdale Quay no norte de Vancouver.

Os serviços estão disponíveis entre as 05:00 e a 01:00. O temporizador em cada terminal indica o tempo de espera até à próxima travessia. A travessia é uma viagem de 2 zonas por cerca de 4 C$ nos dias úteis até às 18:30. Após as 18:30 nos dias úteis e durante todo o dia ao fim de semana e feriados, pode viajar para qualquer ponto nas 3 zonas por cerca de 2,75 C$.

Táxi

Durante as horas de ponta, pode ser difícil chamar um táxi na rua. Pode ser mais simples ligar com antecedência ou procurar um hotel com uma praça de táxis. Os táxis com as luzes superiores acesas estão disponíveis. As principais empresas disponíveis são:

  • - MacLures Cabs Vancouver Taxi Service (+1 604-683-6666)
  • - Yellow Cab (+1 604-681-1111)
  • - Vancouver Taxi (+1 604-871-1111)


Os táxis aceitam dinheiro e os principais cartões de crédito. O preço das viagens de táxi começa em aproximadamente 3,20 C$ e aumenta com uma tarifa de 1,84 C$ por quilómetro. Na zona do centro, pode contar com viagens por menos de 12 C$, mais a gorjeta.


Informações importantes

As zonas comerciais de Vancouver têm centros comerciais enormes, ruas ladeadas de pequenas lojas locais e alguns mercados excelentes. As ruas comerciais mais populares são a Robson Street, com as lojas internacionais de referência e de cadeias, e a West 4th Avenue, que tem uma mistura de boutiques locais, marcas e lojas temporárias.

As lojas abrem das 09:00 ou 10:00 até cerca das 18:00 de segunda a quarta-feira, e têm horários prolongados nas noites de quinta-feira, sexta-feira e sábado. O horário de abertura ao domingo é das 11:00 às 18:00.

A maioria das compras dos consumidores estão sujeitas ao imposto de bens e serviços de aproximadamente 5%, mais um imposto sobre as vendas de 7% praticado na região. Os produtos alimentares, os medicamentos, os livros, o vestuário de criança, as refeições em restaurantes e os serviços são taxados a cerca de 5%.


Zonas comerciais em Vancouver

Seguem-se algumas das zonas comerciais mais importantes de Vancouver:

  • As ruas Robson e Alberni tem lojas de cadeias de luxo e boutiques de estilistas internacionais.
  • A Granville Street, desde a 6th à 16th Avenue, alberga lojas de vestuário clássicas e boutiques de mobiliário.
  • A Water Street e Gastown têm lojas de lembranças, lojas de antiguidades e galerias que vendem arte das Primeiras Nações.
  • A Main Street está ladeada por lojas de antiguidades especializadas, bem como cafés, livrarias e lojas de vestuário.
  • O Granville Island Public Market é um dos melhores locais para encontrar salmão fumado e outros prazeres gastronómicos. Pode encontrar também vários artigos de artesanato, artigos feitos à mão e lembranças tradicionais.


Mercados em Vancouver

O Granville Island Public Market é o maior mercado da cidade, com vendedores de vegetais, fruta e peixe, e ainda bancas de artigos artesanais e joalharia.

Richmond tem 2 mercados de noite de verão. No Richmond Night Market pode comprar quinquilharia e visitar as bancas de comida. Ocorre todos os fins de semana desde meados de maio até meados de outubro. O preço da entrada para adultos é de cerca de 2,75 C$. É gratuita para as crianças até aos 10 anos e para os idosos com mais de 60 anos.

O Summer Night Market tem vendedores de comida, bebida e mercadoria, bem como entretimento noturno, e está aberto aos fins de semana e feriados, entre maio e setembro. A entrada é gratuita.

Estão ambos abertos à sexta-feira e ao sábado das 19:00 à meia-noite, e aos domingos e feriados das 19:00 às 23:00.

Centros comerciais em Vancouver

O CF Pacific Centre é o principal centro comercial do centro da cidade de Vancouver e alberga alguns armazéns comerciais de renome e lojas de luxo.

O Metropolis at Metrotown, nas linhas Expo e Millennium do SkyTrain, é um dos maiores centros comerciais do Canadá, com cerca de 400 lojas.

Os quatro centros comerciais em Richmond, o Yaohan Centre, o President Plaza, o Aberdeen Centre e o Parker Place, servem a comunidade asiática de Vancouver ao vender produtos do extremo oriente. O Richmond Centre e o Lansdowne Centre incluem as lojas de cadeias norte-americanas mais populares.

0 Partilhe a sua opiniāo: