terça-feira, 19 de maio de 2020

Do Aeroporto de Istambul para o centro da cidade

Do Aeroporto de Istambul para o centro da cidade
Istambul


É fácil chegar a Istambul a partir de 2 aeroportos:

O Aeroporto de Istambul Atatürk no lado europeu e o Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen no lado asiático. Os táxis e o autocarro Havataş são as formas mais fáceis de chegar à baixa a partir de ambos os aeroportos.

A forma mais económica de chegar à baixa de Istambul a partir do Aeroporto de Istambul Atatürk é de autocarro. Pode também utilizar um táxi ou o metro. Muitos hotéis disponibilizam serviços de recolha no aeroporto, quer gratuitamente quer mediante pagamento de uma taxa adicional.

De metro/elétrico

O serviço de metro faz ligação do Aeroporto de Istambul Atatürk (a entrada é no piso de baixo, junto ao terminal de chegadas internacionais) à estação de Yenikapı. Em Yenikapı, pode utilizar a linha M2 (verde) do metro diretamente para Taksim. Yenikapı é também o centro do Marmaray, o metro subaquático de Istambul, que circula para o lado asiático da cidade.

A viagem demora pouco mais de uma hora e custa 2,15 TL com um Istanbulkart, e 4 TL com fichas.

Recolha do hotel

Muitos hotéis em Istambul oferecem a recolha gratuita no Aeroporto de Istambul Atatürk em estadias superiores a 3 noites. Se a sua visita for mais curta, o hotel pode disponibilizar o serviço de recolha por um preço fixo.

Como ir do Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen para o centro da cidade


A forma mais económica de chegar à baixa a partir do Aeroporto Sabiha Gökçen é de autocarro. Também pode utilizar um táxi.

De autocarro

O autocarro Havataş (+90 444-26-56) parte de meia em meia hora no exterior da saída do terminal internacional. Circula das 04:00 à 01:00. A viagem até à Praça Taksim demora cerca de 40 minutos e custa 11 TL.

Se o seu destino final for Sultanahmet, pode utilizar o funicular para descer a colina da Praça Taksim para Kabatas e passar para o elétrico, que o leva diretamente para Sultanahmet. Se utilizar um cartão de viagens Istanbulkart, o preço é de 2,15 TL pela primeira viagem e de 1,45 TL para passar para o elétrico. Sem um Istanbulkart, são 4 TL de cada vez.

De táxi

Todos os táxis (táxis amarelos) têm taxímetro e estacionam numa praça de táxis no exterior do terminal de chegadas. Tem de pagar a sua viagem em dinheiro (apenas liras turcas). A viagem até à Praça Taksim demora cerca de 30 minutos e custa entre 50 e 60 TL.


Transportes públicos em Istambul



Istambul tem uma extensa rede de transportes públicos constituída por elétricos, autocarros, metro, funiculares e ferries. Se planear fazer várias viagens, vale a pena adquirir o cartão de viagensIstanbulkart.

Consulte o Website da İETT (İstanbul Electric Tram and Tünel Company) para obter mapas interativos e um planeador de trajetos.

Istanbulkart

O Istanbulkart é o cartão de viagens recarregável da rede. Pode adquirir um nas bilheteiras e nas máquinas dos principais terminais de metro, autocarro e ferryboat e em bancas de jornais por toda a cidade. Custa 6 TL.

Para utilizar o Istanbulkart, encoste-o ao leitor de cartões no torniquete de acesso à entrada.

Tarifas

Com um Istanbulkart, o preço completo de uma viagem de ida sem transbordo é de 2,30 TL. Tem de pagar uma taxa adicional por cada transferência. Sem um Istanbulkart, custa 4 TL com os jetons (fichas) e tem de pagar o preço de uma viagem completa de cada vez que mudar de linha ou de meio de transporte. As viagens no Marmaray e para as Ilhas dos Príncipes têm um preço ligeiramente mais elevado.

Pode adquirir os jetons nas bilheteiras e nas máquinas em todas as paragens de metro e terminais de ferryboats, bem como na maioria das paragens do elétrico e quiosques.

De metro

O serviço de metro é operado pela Istanbul Ulasim A.Ş. (+90 212-568-9970).

Existem 4 linhas de metro. As linhas M1, M2 e M3 servem o lado europeu e a linha M4 serve o lado asiático. A linha M6 é uma linha de metro ligeiro que serve determinados pontos do lado europeu.

O Marmaray é o túnel de metro subaquático que liga os lados europeu e asiático. A ligação principal à linha de metro normal no lado europeu fica em Yenikapı.

O metro circula das 06:00 à meia-noite.


De elétrico

Além de caminhar (e dos táxis), o elétrico de superfície é a forma mais fácil de viajar para e de Sultanahmet. O elétrico liga Sultanahmet, Eminönü, Karaköy e Kabataş e circula das 06:00 à meia-noite.

Pode também optar pelos 2 elétricos nostálgicos, veículos restaurados que percorriam a cidade no início do século XX. A linha de Beyoğlu liga a Praça Taksim à Praça do Tünel pela İstiklal Caddesi, e a linha de Kadıköy-Moda efetua um circuito a partir da Praça Kadıköy. Pode utilizar o Istanbulkart em ambos os trajetos.
De autocarro
A rede de autocarros de Istambul abrange grande parte da cidade. Os principais centros incluem Eminönü, Taksim e Beşiktaş.

O destino final dos autocarros é indicado sobre o pára-brisas, enquanto na lateral do autocarro, junto à entrada, pode encontrar uma lista das paragens principais.

Os autocarros circulam sensivelmente das 06:00 ou 06:30 até cerca das 23:00 ou meia-noite.

O Metrobüs é um trajeto de trânsito rápido. Está muitas vezes lotado, principalmente nas horas de ponta, mas tem uma linha própria e é a opção mais rápida entre determinados pontos da cidade.


De ferryboat ou autocarro marítimo

O ferryboat é a forma mais conveniente de viajar entre os lados asiático e europeu. Os trajetos principais de e para Kadıköy demoram apenas 20 minutos, e alguns (principalmente de Beşiktaş para Üsküdar) demoram menos. Pode optar também por um dos vários trajetos que atravessam o Golden Horn.

Os preços das viagens nos ferries públicos é de 2,15 TL com um Istanbulkart e 4 TL com fichas.


De funicular

Pode utilizar as 2 linhas de funicular subterrâneas no centro de Istambul. A linha de Tünel é uma linha centenária que liga o bairro de Karaköy, ao nível do mar, perto da Ponte Galata, à zona do Tünel em Beyoğlu, na extremidade sul de İstiklal Caddesi. A outra linha, o Fünikülar moderno, sobe a colina íngreme com início nas docas de Kabataş e termina na estação de metro de Taksim.

Ambas as linhas funiculares prestam serviço de segunda-feira a sábado das 07:00 às 22:45 e ao domingo das 07:30 às 22:45.


De táxi

Existem imensos táxis em Istambul e não terá dificuldade em chamá-los. O preço inicial de uma viagem de táxi é 3,20 TL. Uma viagem de táxi de Sultanahmet a Taksim custa entre 14 TL e 20 TL, consoante o trânsito e a distância.

Assim que estiver no táxi, certifique-se sempre de que o taxímetro está a contar quando inicia a viagem, tal como é suposto acontecer em todos os táxis. Recomenda-se que não negoceie um preço fixo pela viagem.

Evite os táxis que se juntam em redor dos principais pontos turísticos, pois alguns condutores gostam de levar os visitantes por trajetos desnecessariamente longos. É boa ideia pedir no hotel que chamem o táxi por si. Da mesma forma, quando estiver no exterior, pode entrar no hotel mais próximo e pedir ao rececionista para chamar um táxi por si.

De dolmuş

Os dolmuş são carrinhas amarelas que prestam serviço como táxis para grupos com trajetos fixos. O dolmuş apenas sai da paragem (marcada com um "D" azul) quando está completo, e recolhe e deixa passageiros em qualquer local ao longo do trajeto.

O dolmuş é mais económico que um táxi, mas os preços dependem do trajeto. Por exemplo, de Taksim até Kadıköy custa 5,50 TL, de Taksim até Beşiktaş (uma viagem mais curta) custa 2,50 TL. Pode perguntar ao condutor do dolmuş o preço da viagem para o seu trajeto, pois o pagamento é efetuado em dinheiro e diretamente ao condutor.

Os miniautocarros azuis também viajam em trajetos definidos, mas não é necessário estarem completos para partir.


Informações importantes

A maioria das lojas está aberta das 10:00 às 19:00. Nas zonas comerciais, como İstiklal Caddesi, algumas lojas permanecem abertas até às 21:00. Algumas lojas pequenas e independentes encerram ao domingo. Pode encontrar centros comerciais por toda a cidade.

O IVA (imposto sobre o valor acrescentado, KDV em turco) a 18% está incluído no preço de quase todos os artigos que adquirir. Os visitantes estrangeiros podem pedir o reembolso do imposto em produtos de valor superior a 100 TL comprados em lojas com o sinal de compras isentas de impostos. Peça o recibo completo. Este reembolso pode ser processado no aeroporto e ser efetuado em dinheiro (liras turcas) ou para o seu cartão de crédito com uma pequena dedução.

A maioria das lojas tem preços fixos. Nos famosos mercados da cidade, regatear é uma prática comum.

Zonas comerciais em istambul

  • İstiklal Caddesi em Beyoğlu é uma movimentada avenida para peões com cafés, lojas de vestuário, lojas de discos e livrarias. Pode percorrer esta avenida desde Tünel à Praça Taksim.
  • Sultanahmet tem muitas lojas de lembranças que vendem desde tapeçarias a cerâmica e joias.
  • Nişantaşı é uma zona comercial elegante, com marcas de luxo internacionais e designers turcos sofisticados. İpekçi Caddesi é a principal rua comercial.
  • Çukurcuma é o bairro da cidade dedicado às antiguidades.
  • Galata tem muitas boutiques em voga que representam designers locais e internacionais.
  • Bagdat Caddesi, em Kadıköy, é uma rua comercial popular com lojas de designer.

Centros comerciais em Istambul


A cidade tem centenas de centros comerciais. O Akmerkez é um complexo enorme de 4 pisos no bairro de Etiler.

O Centro Comercial Kanyon situa-se no bairro de Levent e tem uma mistura de franchises turcos e lojas independentes. O Zorlu Center tem marcas turcas e internacionais, cinemas e um espaço de artes performativas.

Mercados em Istambul


O Grande Bazar é o maior e mais famoso mercado de Istambul. É composto por um vasto conjunto de lojas, restaurantes, mesquitas, fontes e casas de chá, tudo sobre o mesmo telhado.

Também designado de Bazar Egípcio, o Bazar das Especiarias é um mercado coberto do século XVII situado no centro da zona comercial de Eminönü. As ruas estreitas em redor do bazar vendem produtos agrícolas locais e artigos para o lar.

A maioria dos bairros têm um pazar tradicional, ou mercados semanais, onde pode adquirir produtos agrícolas locais e frescos, queijos, azeitonas e muito mais. Pode também visitar o grande mercado de rua junto à Mesquita Fatih, o Çarşamba Pazarı, à quarta-feira.

0 Partilhe a sua opiniāo: