segunda-feira, 18 de maio de 2020

Do Aeroporto de Banguecoque para o centro da cidade

Do Aeroporto de Banguecoque para o centro da cidade
Banguecoque

Como ir do Aeroporto de Suvarnabhumi para o centro da cidade


O Aeroporto de Suvarnabhumi fica 25 quilómetros a este da baixa de Banguecoque. A forma mais fácil de chegar à cidade é de táxi ou limusina, embora o Airport Rail Link possa ser mais rápido se o seu hotel ficar próximo de uma estação. Outras opções incluem autocarros e transportes do próprio hotel.

Táxi

Existem sinais na área de chegadas indicando a localização da praça de táxis. Normalmente, a viagem do aeroporto ao centro da cidade demora entre 40 minutos a uma hora, consoante o trânsito e as condições meteorológicas. Sem portagens, conte pagar 200 a 300 baht para chegar à maioria dos hotéis da baixa, o que inclui uma taxa de reserva de 50 baht para táxis do aeroporto.

Serviço de transporte do hotel

Os grandes hotéis da cidade disponibilizam serviços de transporte mediante o pagamento de uma taxa. Os passageiros que tenham reservado previamente o transporte junto do respetivo hotel são recolhidos à saída do terminal de chegadas. Normalmente, o motorista leva uma placa com o nome do passageiro e do hotel para se identificar.

Limusina

Os serviços privados de limusina disponibilizam sedãs com ar condicionado que geralmente estão em melhores condições que os táxis. As viagens a partir do aeroporto começam nos 800 baht. Existe um balcão dedicado no átrio de chegadas, por isso não é necessário reservar antecipadamente.

Comboio

O serviço expresso demora 17 minutos a chegar à estação Phaya Thai na linha do BTS Skytrain. Uma viagem simples custa 90 baht e uma viagem de ida e volta custa 150 baht. A mesma viagem na City Line demora 30 minutos com paragens em 6 estações durante o percurso. Os bilhetes simples custam cerca de 15  a 45 baht. Pode consultar o site do Bangkok Transit System para obter mais informações.

Autocarro

Existe um autocarro gratuito, situado no Nível 3 e 4, que o leva até ao Public Transportation Center. A partir daí, os autocarros abrangem 12 itinerários urbanos, inclusive as principais paragens de BTS (skytrain) e o Bangkok Bus Terminal, numa viagem com a duração de a 50 minutos. O preço é de cerca de 35 baht.

Para os passageiros de Suvarnabhumi que precisem de transferência para o Aeroporto de Don Mueang, um autocarro regular parte a cada 20 a 60 minutos do Nível 2 (entre as portas 2 e 3), das 5:00 à meia-noite. A viagem tem a duração de 1 a 2 horas e custa 23 baht.


Como ir do Aeroporto de Don Mueang para o centro da cidade


Aproximadamente 30 quilómetros a norte da baixa, o aeroporto secundário de Banguecoque é mais pequeno e recebe as companhias aéreas económicas. Possui muitos voos domésticos, bem como alguns voos internacionais. A forma mais fácil e rápida de chegar à cidade é de táxi ou limusina. Em alternativa, as opções mais económicas incluem os autocarros e os comboios.

Táxi

Existem sinais indicando o caminho do átrio de chegadas à praça de táxis pública. Desde Don Mueang, demora 30 minutos a uma hora a chegar ao centro da cidade, consoante o trânsito e as condições meteorológicas. Sem portagens, o preço para chegar aos hotéis da baixa é de 200 a 300 baht, o que inclui uma taxa de reserva de 50 baht para todos os táxis do aeroporto.

Limusina

Existe um balcão dedicado no átrio de chegadas, por isso não é necessário reservar antecipadamente. As viagens a partir de Don Mueang começam nos 800 baht.

Autocarro

Os autocarros do AeroportoInternacional de Don Mueang demoram cerca de uma hora a chegar à Siam Square e um bilhete simples custa 18 baht. O autocarro A1 do aeroporto para a cidade sai a cada 20 minutos, entre as 8:30 e as 23:00, mas só vai até à Mo Chit BTS Station, no nordeste. O autocarro A2 do aeroporto é mais prático, pois vai até ao Victory Monument, mais perto da baixa. Ambos os serviços partem da entrada 7 do Terminal 1.

Os autocarros públicos regulares 29, 49 e 59 vão da estrada no exterior do aeroporto até várias localizações da baixa, mas são serviços lentos e estão frequentemente lotados.

Para os passageiros que precisem de transferência para o Aeroporto de Suvarnabhumi, o autocarro demora entre 1 e 2 horas e custa 23 baht.

Comboio

Uma caminhada de 5 minutos por um passeio pedonal, separa o Terminal 1 (Nível 2) da estação ferroviária Don Muang.. A partir daqui, pode apanhar um comboio para a estação ferroviária Bangkok Railway Station (também conhecida como estação de Hua Lumpong). O tempo de viagem é de 50 minutos a 1 hora e pode contar pagar cerca de 20 baht.

Transportes públicos em Banguecoque


Tanto o BTS skytrain como o metro MRT proporcionam um serviço eficiente. Pode pagar as viagens com bilhetes simples ou passes, disponíveis em qualquer estação. Os autocarros são económicos e frequentes, embora não sejam a forma mais rápida ou mais confortável de se deslocar. Os barcos fluviais e dos canais são uma forma divertida e prática de evitar o trânsito e de ver as atrações de uma outra perspetiva.

BTS skytrain

O Bangkok Transit System, com ar condicionado mas frequentemente lotado, também conhecido como Skytrain, proporciona acesso fácil aos centros comerciais da cidade através de 2 linhas principais. A Linha Silom vai de Bang Wa, em Thonburi, ao National Stadium, perto de Siam Square. A Linha Sukhumvit dirige-se para norte até o Mercado de Chatuchak (na Mo Chit BTS Station) e para este, ao longo da estrada Sukhumvit.

Para viagens simples, é fácil comprar bilhetes (15 a 52 baht) nas máquinas automáticas. A maioria das máquinas só aceita moedas, mas pode obter trocos no balcão de informações. Algumas das máquinas novas também aceitam notas, mas não estão disponíveis em todas as estações. São necessários bilhetes para entrar e sair da estação.

Passes

Os Rabbit Cards custam 50 baht (taxa de emissão), montante ao qual acresce um depósito de 50 baht. Depois, pode carregá-lo com um mínimo de 100 baht e utilizá-lo no skytrain. Existe também um número crescente de cadeias de fast-food e retalhistas nos quais pode utilizar o Rabbit Card (indicado por um símbolo nos espaços participantes).

Em alternativa, existe um bilhete de viagem ilimitado de 1 dia que custa 140 baht, bem como Smart Passes de 30 dias, que pode adquirir nas bilheteiras. Com o Smart Pass, quinze viagens custam 450 baht. As crianças com altura até 90 cm viajam gratuitamente desde que sejam transportadas por um adulto ao passar no torniquete.

O horário de funcionamento é das 6:00 à meia-noite, todos os dias. 

MRT

O serviço de metro MassRapid Transit de Banguecoque tem 18 paragens. Sai da estação Hua Lamphong e dirige-se para sudeste pelo Parque Lumpini antes de virar para norte. Tem 2 transbordos, perto da Sala Daeng BTS Station e da Asok BTS Station, antes da estação final perto do Bangkok Bus Terminal. Os comboios circulam das 5:00 à meia-noite.

O sistema utiliza fichas de plástico sem contacto ou Smart Passes com valor carregado que se passam pelos sensores. Um passe de 1 dia custa 120 baht, enquanto um passe de 3 dias custa 230 baht. Existe um mapa e informações sobre tarifas no site do Bangkok Transit System.

Autocarro

Os autocarros são económicos e frequentes, mas podem ser lentos e um desafio para os visitantes, uma vez que os sinais de destino não se encontram traduzidos. Existe um mapa dos autocarros da BMTA nos terminais de autocarros, bem como uma lista de itinerários online.

O preço dos autocarros com ar condicionado começa nos 11 baht e varia consoante a distância percorrida, enquanto as viagens em transportes sem ar condicionado custam cerca de 8 baht. As tarifas são cobradas a bordo. Os autocarros circulam das 5:00 às 23:00, embora também haja autocarros noturnos que circulam das 23:00 às 5:00.

Barcos fluviais

Os barcos fluviais públicos não são a forma mais confortável de ver as atrações do Rio Chao Phraya (os bancos são duros e é frequente os barcos estarem lotados), mas são eficientes e permitem observar a vida local. A maioria dos turistas embarca no cais central, ao descer os degraus da estação Saphan Taksin BTS. As principais paragens a subir o rio são Tha Ratchawong (para visitar Chinatown), Tha Thien (perto de Wat Pho) e Tha Chang (perto do Templo do Buda de Esmeralda).

Os barcos ligeiramente maiores da Chao Phraya Express Boat (+66 2-623-6001) proporcionam uma forma mais descontraída de viajar. Os barcos funcionam das 6:00 às 19:30, e o preço das pequenas viagens começa nos 16 baht. Também pode comprar um passe diário, que inclui um mapa de todos os cais e atrações nas proximidades, por 150 baht. Pagamento apenas em dinheiro.

Barcos dos canais

Os barcos dos canais públicos são uma forma divertida de evitar o trânsito em hora de ponta, mas têm um cheiro um pouco desagradável (devido aos fumos do motor e à água suja do canal). Este meio de transporte permite atravessar Banguecoque das proximidade do Grande Palácio até Sukhumvit e passa pelo coração comercial da cidade. O preço das viagens começa nos 14 baht. Pagamento apenas em dinheiro.

Táxi

Pode mandar parar um táxi na rua. A tarifa mínima de 35 baht cobre o primeiro minuto e a partir daí o custo é de 5 baht por quilómetro. A maioria dos motoristas tailandeses não fala inglês, pelo que convém pedir ao rececionista do hotel para lhe escrever o destino em tailandês. Recomenda-se insistir com os motoristas para utilizarem o taxímetro. Os táxis só aceitam dinheiro.

A Bangkok Community Taxi (1681 e tecla 9 para inglês) envia-lhe a matrícula do táxi meia hora antes através de uma mensagem de texto. O serviço de obtenção do número do automóvel custa 30 baht, além da tarifa contabilizada pelo taxímetro. Tal como todos os outros táxis, os táxis comunitários vão até qualquer local da cidade, inclusive aeroportos ou até mais longe.

Serviço de transportes privados

Os serviços de transportes privados, como a Uber e a Grab, são uma alternativa aos táxis que utilizam uma aplicação para dispositivos móveis para fazer a ligação entre passageiros e condutores. Tenha em atenção que alguns serviços aumentam as tarifas durante os períodos de maior procura.

Tuk-tuk

O emblemático tuk-tuk é um pequeno veículo de 3 rodas com um motor de motociclo. Todos as tarifas dos tuk-tuk são negociadas. Um preço razoável são 50 baht para viagens curtas (não se recomendam viagens longas, pois são apertados e ruidosos para os passageiros). É normal negociar o preço com o motorista antes de partir. Pagamento apenas em dinheiro.

Moto-táxi

Em todas as esquinas, muitos condutores de casacos coloridos aguardam passageiros para levar pela cidade. Embora os moto-táxis sejam uma forma rápida de se deslocar, não são muito seguros. É frequente os condutores trabalharem durante longos turnos (e utilizarem bebidas energéticas para se manterem alerta) e conduzirem demasiado rápido. Cobram 20 baht por alguns quarteirões ou 60 baht para distâncias superiores. Se optar por se deslocar desta forma, insista em utilizar um capacete, embora os fornecidos pelos motoristas costumem ser demasiado frágeis. Pagamento apenas em dinheiro.


Informações importantes

Banguecoque é um famoso destino de compras. As lojas das zonas comerciais da cidade vão de gigantescos centros comerciais com ar condicionado a pequenas bancas em mercados ao ar livre. Geralmente, as lojas estão abertas todos os dias das 10:00 às 22:00. Muitos visitantes podem recuperar o IVA (7%) em alguns artigos, inclusive em produtos eletrónicos.

Zonas comerciais em Banguecoque

Os maiores centros comerciais, que têm de tudo, desde telemóveis a roupas de marca (nem sempre originais), encontram-se nas zonas da baixa nos arredores de Siam Square, Sukhumvit Road e Silom Road. A Khao San Road oferece uma grande seleção de artigos ligeiramente mais originais, como t-shirts e CDs peculiares. O bairro de Pratunam possui roupas modernas a preços económicos.

Centros comerciais em Banguecoque

Banguecoque possui dezenas de modernos centros comerciais de vários andares. Entre eles, encontra-se o MBK Center com cerca de 2000 lojas distribuídas por 8 andares, enquanto o ponto central de compras de artigos de luxo da cidade, o Siam Paragon, conta com salas de exposição da Lotus e da Rolls Royce, e com o Sea Life Bangkok Ocean World.

Mercados em Banguecoque

O Mercado de Chatuchak, a norte da cidade , é um dos maiores mercados ao ar livre do Sudeste Asiático e vende de tudo, desde taças de café a animais raros. A noroeste da baixa, o Rot Fai Market Ratchada atrai habitantes locais e visitantes à procura de uma experiência de compras variada. Aqui encontra antiguidades e todos os tipos de velharias. O Patpong Night Market, junto à Silom Road, especializa-se em lembranças locais, vestuário económico e acessórios kitsch, e também tem bancas de comida.

0 Partilhe a sua opiniāo: