quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Do Aeroporto de Sydney para o centro da cidade

Do Aeroporto de Sydney para o centro da cidade
Sydney

Como ir do Aeroporto de Sydney para o centro da cidade

O Aeroporto de Sydney situa-se a 8 km a sul do centro da cidade. Pode chegar a Sydney de forma rápida e económica através dos transportes públicos, que incluem o comboio e autocarro. O táxi é prático se quiser ir diretamente para o hotel. Pode reservar um shuttle entre aeroporto/hotel antecipadamente.

Comboio

Os comboios Airport Link (+61 2-8337-8417) ligam os terminais internacional e doméstico às estações de comboios da cidade. A viagem até à estação ferroviária central de Sydney demora cerca de 15 minutos e prossegue para as estações Museum, St. James, Circular Quay, Wynyard e Town Hall. Tem de fazer um transbordo para outros destinos.

Os bilhetes só de ida custam cerca de 18 A$ para adulto e 14 A$ para crianças até aos 15 anos. Estão disponíveis nos terminais internacional e doméstico. Os comboios têm uma frequência aproximada de 15 minutos entre as 05:00 e a 01:00, com uma maior frequência durante as horas de ponta.

O comboio não tem áreas dedicadas para bagagem e fica lotado durante as horas de ponta (entre as 07:00 e as 09:00 e entre as 16:00 e as 18:30). Se tiver muita bagagem e estiver a viajar para a cidade durante estas horas, é provavelmente mais fácil apanhar um táxi.

Táxi

As praças de táxis situam-se no exterior de cada terminal do Aeroporto de Sydney. Um táxi para o CBD custa entre 35 A$ e 45 A$ só a ida e demora entre 15 e 20 minutos. Aplica-se uma taxa de 5% pela utilização de cartão de crédito. A tarifa flagfall (inicial fixa) é de 3,50 A$ e o Aeroporto de Sydney cobra aos táxis uma portagem adicional de 4,10 A$. Se viajar para a cidade através da autoestrada Eastern Distributor, será cobrada uma portagem de 6,61 A$. Os táxis podem ser uma opção dispendiosa durante as horas de ponta ou se tiver de atravessar a ponte para os subúrbios a norte.

Autocarro

O percurso 400 da Sydney Buses, entre Bondi Junction e Burwood, para nos terminais 1 (internacional) e 3 (doméstico) do aeroporto. Os autocarros têm uma frequência de 20 a 30 minutos entre as 05:30 e as 00:30. Pode comprar um bilhete simples a bordo do autocarro com dinheiro ou comprar um cartão Opal inteligente e recarregável numa loja da Newslink (+61 2 8373-9527), da Relay (+61 2 8373-9530) ou da WHSmith no interior do aeroporto. O preço da viagem é calculado de acordo com a distância viajada. A viagem para Bondi Junction demora entre 40 e 60 minutos.

Shuttle entre aeroporto e hotel

Existem várias empresas privadas a prestar serviços entre o Aeroporto de Sydney e os hotéis ou os terminais de cruzeiros. Pode fazer pré-reservas online.

Os autocarros da Sydney Airporter (+61 2-9666-9988) viajam entre os terminais doméstico e internacional, e os hotéis da cidade, Kings Cross e Darling Harbour.

A recolha nos hotéis pode ser organizada online e requer um aviso prévio de 3 horas. Os bilhetes custam 15 A$ só a ida e 28 A$ ida e volta (10 A$ e 18 A$ para crianças dos 4 aos 11 anos).

Também estão disponíveis outras empresas fiáveis:

  • Redy2GO
  • Sydney Hotel Shuttle
  • Sydney Airport Shuttle Bus Transfers

É boa ideia confirmar se o hotel disponibiliza um serviço de shuttle do/para o aeroporto. Pode também organizar uma recolha no Balcão de Viagem do Aeroporto de Sydney, nos terminais 1 e 2 após a chegada.

TRANSPORTES PÚBLICOS em Sydney


Sydney tem várias redes de transportes públicos: comboio,, autocarro, ferry e comboio ligeiro, geridos pela Transport for NSW (+61 131-500). Em conjunto, são uma forma fiável e eficiente de se deslocar. Se quiser utilizar os transportes públicos várias vezes, vale a pena adquirir um cartão Opal.

Cartão Opal

O cartão Opal (+61 136-725) é um cartão inteligente e reutilizável que pode utilizar em todos os tipos de transporte público. Pode igualmente adquirir bilhetes simples de adulto e reduzidos para o comboio, o autocarro, o ferry e o comboio ligeiro, e bilhetes de ida e volta para o comboio, o ferry e o comboio ligeiro, mas é mais económico utilizar um cartão Opal. Os bilhetes simples começam nos 4 A$ para os comboios, 2,40 A$ para os autocarros e 6,20 A$ para os ferries. O carregamento mínimo é de 10 A$ nos cartões de adulto e 5 A$ nos cartões de criança.

Os preços das viagens com o Opal têm um limite máximo de 15 A$ por dia para os adultos. Existe também um limite máximo semanal de 60 A$ para adultos. As viagens ao domingo têm um limite máximo de 2,50 A$.

Adicionalmente, assim que tiver pago 8 viagens numa semana com o Opal, quaisquer viagens restantes dessa semana ficam a metade do preço.

Pode comprar um cartão Opal e obter informações sobre os transportes públicos nos Centros de apoio ao cliente dos transportes (+61 131-500) nas estações Central e Circular Quay. Pode também comprar o cartão Opal online, por telefone ou em algumas estações de combustível, papelarias, supermercados e lojas de conveniência. Procure o símbolo da Opal nas lojas participantes. Também pode comprar um à chegada no Aeroporto de Sydney numa loja da Newslink (+61 2-8373-9527), da Relay (+61 2-8373-9530) ou da WHSmith.

Comboio

O sistema de comboios de Sydney proporciona uma forma acessível e eficiente de ver a cidade. O sistema presta um bom serviço entre o interior da cidade e os subúrbios exteriores, tais como Hornsby, Cronulla e Liverpool, embora não exista ligação à rede em muitas zonas populares como Manly, Bondi Beach e Darling Harbour.

As tarifas são calculadas com base na distância. Para uma viagem inferior a 10 km, os bilhetes custam 4 A$ para adultos e 2 A$ para crianças dos 4 aos 15 anos. O preço das viagens aumenta em incrementos de 10 a 20 km, com um máximo de 65 km, que custa 8,80 A$ para adultos e tem um preço reduzido de 4,40 A$.

O horário de funcionamento varia de linha para linha, mas muitos circulam entre as 03:00 ou 04:00 e a meia-noite.

Autocarro

Os autocarros são frequentes e fiáveis, e abrangem uma zona ampla da área metropolitana de Sydney.

A maioria dos autocarros com destino aos subúrbios a norte, inclusive os autocarros noturnos para Manly e o autocarro para o Jardim Zoológico de Taronga, partem do Wynyard Park na Carrington Street, atrás da estação de comboios de Wynyard, na George Street. Os autocarros para os subúrbios a oeste e a leste partem de Circular Quay.

O horário de funcionamento dos autocarros varia, pois alguns circulam 24 horas por dia e outros circulam entre as 07:00 e as 20:00. A Sydney Buses tem informações detalhadas de horários e um planeador de percursos.

Os autocarros têm uma frequência de 10 minutos nas horas de ponta, de 15 minutos nas restantes horas e de 20 minutos à noite e ao fim de semana.

Ferry

Os ferries viajam para destinos ao longo de Sydney Harbour, das praias a norte, do rio Parramatta e dos subúrbios a leste, inclusive:

  • Manly
  • Jardim Zoológico de Taronga
  • Darling Harbour
  • Watsons Bay
  • Balmain
  • Parramatta
  •  Ilha Cockatoo
  • Double Bay


Pode pagar as viagens de ferry com um cartão Opal. Para viagens até 9 km (por exemplo, para North Shore, os subúrbios a leste, Darling Harbour, o Jardim Zoológico de Taronga e Balmain), os adultos pagam 6 A$. Para viagens além de 9 km (para Manly ou Parramatta), um bilhete só de ida para adulto custa cerca de 7 A$.

Os ferries circulam entre as 06:00 e a meia-noite, embora possa variar ligeiramente consoante os percursos.

Comboio ligeiro

A rede de comboios ligeiros de Sydney faz a ligação da estação ferroviária central de Sydney, pelos subúrbios interiores a oeste, até Dulwich Hill.

A rede está dividida entre zonas 1 e 2. A zona 1 inclui todas as paragens desde a estação ferroviária central de Sydney até Darling Harbour, e a zona 2 abrange as restantes paragens até Dulwich Hill.

Pode pagar a viagem com o cartão Opal ou pagar a bordo apenas com dinheiro.

Os bilhetes de adulto em papel para ambas as zonas custam 4,80 A$ só a ida e 6,40 A$ ida e volta. O preço para adultos com o cartão Opal é de 2,10 A$ para uma viagem até 3 km e 3,50 A$ para uma viagem de 3 a 8 km.

Táxi

Os táxis são uma forma relativamente simples de se deslocar, mas podem ser dispendiosos durante a hora de ponta.
Pode chamar um táxi na rua ou entrar num táxi parado numa das praças distribuídas pela cidade. No CBD, existem "super praças de táxis" (grandes praças supervisionadas por polícias) na Pitt Street, a norte de Martin Place, e na Bathurst Street, a oeste da George Street.

Táxi aquático

Os táxis aquáticos circulam 24 horas por dia e podem ser uma forma conveniente e rápida de chegar aos restaurantes da orla marítima, às atrações no cais e a alguns subúrbios.

Os preços de uma viagem direta têm por base a flagfall inicial (tarifa inicial fixa) do aluguer da embarcação e, em seguida, um custo por pessoa. Na maioria das viagens, quanto mais pessoas viajarem menor é o preço por pessoa. O preço típico para um grupo é de cerca de 15 A$ por pessoa para uma viagem curta no interior do cais.

Informações importantes

A maioria das lojas abre diariamente às 09:00 e fecha entre as 17:00 e as 18:00, embora algumas lojas fechem mais cedo ao domingo. Algumas lojas de especialidade abrem e fecham uma ou duas horas mais tarde. A maioria das zonas comerciais está aberta até às 21:00 à quinta-feira. O imposto sobre as vendas, onde aplicável, está incluído no preço, tal como os 10% do imposto sobre bens e serviços (GST, Goods and Services Tax).

Através do Tourist Refund Scheme (TRS), os visitantes podem solicitar um reembolso do GST (e o imposto de 14,5% sobre o vinho, a chamada "taxa de equalização de vinhos" ou WET) em compras a partir de 300 A$ numa única loja, no prazo de 60 dias após a compra.

Para alimentos gourmet, moda vintage e muito mais, pode visitar um dos mercados suburbanos da cidade.

Centros e zonas comerciais em Sydney

As principais zonas comerciais da cidade situam-se no ao longo da George Street e da Pitt Street.

O CBD alberga vários centros e armazéns comerciais, inclusive o vasto Westfield Sydney Central Plaza. O Queen Victoria Building, da era vitoriana e meticulosamente restaurado, e o Strand Arcade têm várias boutiques, lojas de alimentos e cafés. Em The Galeries pode encontrar estilistas locais em voga.

Os maiores armazéns comerciais da cidade são o David Jones Market Street e o Myer, que têm filiais no CBD, além de estarem distribuídos por Sydney.

Westfield tem uma loja enorme no subúrbio de Bondi junto à praia, em Westfield Bondi Junction.

A Oxford Street, em Paddington, é uma zona comercial conceituada que tem marcas de estilista.

A Crown Street em Surry Hills e a King Street em Newtown são conhecidas pelas lojas vintage.


Mercados em Sydney

É comum encontrar mercados suburbanos temporários. Pode encontrá-los ao sábado ou ao domingo nos terrenos das igrejas e das escolas primárias, normalmente abertos entre as 10:00 e as 16:00 durante todo o ano. Nestes mercados vende-se moda vintage e local, obras de artistas locais, produtos agrícolas frescos e comida gourmet. Os mercados de fim de semana mais reconhecidos são:

  • Paddington Markets
  • Glebe Markets
  • Balmain Market
  • Kings Cross Organic Food Market
  • Rozelle Markets
  • Manly Market Place

A Sydney Markets gere vários mercados em 2 localizações, abertos em diversos horários durante a semana. A Paddy’s Markets vende várias lembranças e moda importada. O local mais famoso funciona de quarta-feira a domingo num espaço de armazém amplo no centro da Chinatown.

O Sydney Fish Market, grande e movimentado, está aberto durante a semana e também alberga uma filial do conceituado restaurante de fish 'n' chips, o Doyles at Sydney Fish Markets Take Away/Bistro.


0 Partilhe a sua opiniāo: